Rita Laura Avelino Cavalcante
Possui graduação em Formação de Psicólogo e licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2013). É professora associada aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, onde exerceu cargos administrativos e representativos. Foi chefe do Departamento de Psicologia. Foi membro dos Conselhos Superiores da UFSJ. Foi Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD. Foi Diretora da Divisão de Assuntos Comunitários. Foi coordenadora Acadêmico-Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (NEAD) e coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância do NEAD/UFSJ. É membro do conselho científico de revistas científicas. Membro do Comissão Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional. Integrou até 2016, o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - BASis -, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na condição de Avaliadora Institucional e de Cursos de Graduação. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais. Membro Ad-hoc da Comissões Científicas e de Periódicos da Coleção SciELO e do PROEXT-SESU/MEC. Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente os seguintes temas: psicologia da criatividade, formação de professores, educação a distância, educação rural/campo e políticas públicas de educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pestalozzi do IPTAN. Trabalhou na Faculdade Messiânica onde coordenou o Núcleo de Educação a Distancia, foi Diretora Administrativa, Vice-diretora e Diretora Geral.
bachelor's at Formação de Psícologo from Universidade de Brasília (1983), bachelor's at Licenciatura em Psicologia from Universidade de Brasília (1983), master's at Psychology from Universidade de Brasília (1994) and doctorate at Education from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Has experience in Psychology, focusing on Psychology, acting on the following subjects: formação de professores, educação rural, escolas rurais, criatividade and políticas públicas.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos