Pesquisadora DT do CNPq desde 2018, é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC (1994), é Mestre (1997) e Doutora (2003) em Gestão do Design e do Produto pela mesma universidade - UFSC.
Em 2001, no MIT (Massachusetts Institute of Technology), realizou a parte sanduíche de seu doutorado. Estudou também na Harvard University em 2007. Em julho de 2016, terminou seu pós-doutorado de um ano na NHTV ? Breda University of Applied Sciences, na Holanda.
Desde 2010 é professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Design (Gráfico e Produto) e no curso de Animação. Neste último é coordenadora de estágios do curso. Atua também como docente do programa de Pós-graduação nos cursos de Gestão do Design e Design Estratégico; e no Mestrado e Doutorado Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem nas disciplinas de Projetos Assistenciais e de Inovação Tecnológica e Design e Inovação na Saúde e Enfermagem. Neste é também Coordenadora de Pesquisa, Propriedade Intelectual e Inovação.
Lecionou, entre 2000 e 2009, aulas na graduação e pós-graduação em várias universidades particulares do estado catarinense, entre elas: Estácio de Sá de Santa Catarina, Unisul, Uniasselvi, e Unoesc, além da UFSC, em cursos de publicidade, design, moda, arquitetura e design de interiores,.
Com atuação profissional vasta, trabalhou em empresas como Portobello, Senac [Coordenadora Regional de Comunicação e Artes], e RBS TV (atual NSC TV), bem como em projetos e consultorias com finalidades diversas, através de escritório próprio.
Desde 2007, é Consultora Internacional em projetos estratégicos pelo estado de Massachusetts/EUA, atuando em planejamento, desenvolvimento e implementação de ações estratégicas para os mais diversos fins.
Criou, em abril de 2011, o grupo de pesquisa G2E-UFSC [Grupo de Educação e Entretenimento - UFSC], para pesquisar e desenvolver produtos e serviços na área educacional e comercial, através de projetos interdisciplinares com cursos e empresas parceiras (como games analógicos e digitais para mobile e plataforma PC, animações e séries para TV, graphic novels, realidade virtual, entre outros). Por conta de seu pós-doutorado e evolução de suas pesquisas teórico-práticas de cunho mercadológico, coordena e desenvolve o projeto THE ROTFATHER desde o surgimento do grupo, com mais de 70 integrantes, para difundir a estratégia transmídia como propulsora das indústrias criativas, de mídia, de entretenimento, e de manufatura em uma discussão sobre geração de emprego, renda e capacitação técnica no âmbito da economia criativa nacional e internacional, e da economia da cultura nacional. Neste contexto, estende a estratégia transmídia também para outras esferas econômicas a partir do foco na estruturação de equipes cocriativas com ampla multidisciplinaridade, área esta que lhe proporcionou ser palestrante do evento TEDxFaculdadeIelusc em 2023.
As áreas de trabalho atual são: gestão da informação aplicada; gestão do design; projeto de produtos estratégicos; inovação em saúde e enfermagem; projetos e estratégia transmídia para a economia criativa e demais esferas econômicas; gestão do entretenimento; metaverso, animação; games; e direção de arte.
graduate at Arquitetura Urbanismo from Universidade Federal de Santa Catarina (1994), master's at Production Engineering from Universidade Federal de Santa Catarina (1997) and ph.d. at Production Engineering from Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Has experience in Comunication, acting on the following subjects: design, metodologia de projeto, marketing estratégico, necessidades especias e produtos and webdesign.