Publicações no BrCris
 

José Roberto Linhares de Mattos

Possui Pós-doutoramento em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no qual trabalhou com o tema "Educação matemática em ambientes multiculturais" junto ao projeto Fronteiras Urbanas: a dinâmica de encontros culturais na educação comunitária, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT, Portugal. Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas/UFRJ. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA/UFRRJ, professor colaborador do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/PPGECEM/UFMT/UFPA/UEA e membro do Colegiado do Curso de Especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, da UFF. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC/UFRRJ/CNPq - http://smnmattos.wixsite.com/gepec. Líder do Grupo Internacional de Pesquisa Educação em Fronteiras - EmF/UFF/CNPq - http://www.fronteirasurbanas.wixsite.com/emfronteiras. Membro Associado do Comitê Latino-americano de Matemática Educativa (Clame). Coordenador do GT05 (História da Matemática e Cultura) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) para o período 2022-2024. Vice-coordenador do GT05 da SBEM no período 2019-2021. Vice-diretor da Regional SBEM-AP no período 2020-2021. Coordenador regional no Sudeste da Red Internacional de Etnomatemática (RedINET - Brasil) para o período 2022-2024. Membro do Conselho Científico das Revistas: Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática; Revista Diálogos e Perspectivas em Educação - ReDiPE, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa; e Revista REAMEC, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. É Pesquisador em Etnomatemática, o qual trabalha com Educação Matemática em Contextos da Educação Escolar Indígena, Quilombolas e do Campo, investigando a geração e difusão do conhecimento, a relação do saber popular com o conhecimento escolar, as práticas e os saberes de povos originários, ancestrais e tradicionais, e os processos de ensino e de aprendizagem da matemática escolar e sua relação com o cotidiano. https://orcid.org/0000-0002-4075-6764. https://scholar.google.com/citations?user=XNVn4eEAAAAJ&hl=pt-BR.
Postdoctoral degree at the Education Institute from Lisbon University, having worked with the theme "Mathematical education in multicultural environments" with the project Urban Boundaries: The dynamics of cultural encounters in community education, from the Foundation for Science and Technology - FCT, Portugal. Ph.D. in Sciences and Master's in Mathematics from Federal University of Rio de Janeiro - UFRJ. Bachelor of Mathematics from Fluminense Federal University - UFF. Full Professor at the Institute of Mathematics and Statistics from Fluminense Federal University, professor at the Graduate Program in Agricultural Education from Rural Federal University of Rio de Janeiro - PPGEA / UFRRJ, professor at the Doctoral Program of Education in Science and Mathematics from Amazon Network of Education in Science and Mathematics - PPGECEM / UFMT and member of the Collegiate of the Specialization Course in Mathematics for Elementary and High School Teachers, from UFF. Coordinator of GT05 (History of Mathematics and Culture) of the Brazilian Society of Mathematics Education (SBEM) for the period 2022-2024. Deputy coordinator of SBEM's GT05 in the period 2019-2021. Deputy Director of Regional SBEM-AP in the period 2020-2021. Regional coordinator for the Southeast of the Ethnomathematics International Network (RedINET - Brazil) for the period 2022-2024. Member of the Scientific Council of the Journals: Hipátia - Brazilian Journal of History, Education and Mathematics; Journal of Dialogues and Perspectives in Education - ReDiPE, from the Federal University of South and Southeast Pará - Unifesspa; and REAMEC Magazine, from the Federal University of Mato Grosso - UFMT. He is a Researcher in Ethnomathematics, in which he works with Mathematics Education in Rural Contexts, Quilombola Education and Indigenous School Education, investigating the generation and dissemination of knowledge, the relationship between popular knowledge and school knowledge, the practices and knowledge of indigenous teachers from some ethnic groups in Brazil, and the teaching and learning processes of school mathematics and its relationship with everyday life. https://orcid.org/0000-0002-4075-6764. https://scholar.google.com/citations?user=XNVn4eEAAAAJ&hl=pt-BR.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •