Lenilda Rego Albuquerque de Faria
Pedagoga. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP, 2011), na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, sob a supervisão de Maria Isabel Almeida. Pós-doutora (2022) sob a supervisão de Dermeval Saviani na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). É Mestre em Educação, na área de concentração História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1997). Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar e Alfabetização pela Universidade Federal do Acre (UFAC, 1993). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Acre, lotada no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA/UFAC, 2002) com área de concurso em Didática; desenvolve suas atividades acadêmicas na graduação e na pós-graduação, privilegiando sua atuação docente nas disciplinas de Didática e Didática Aplicada nos cursos de Licenciaturas da UFAC. Assim como ministra no PPGE/UFAC, as disciplinas Pesquisa em Educação: questões de teoria e método e Organização do trabalho pedagógico na escola; realiza trabalho de orientação de Dissertações e, desenvolve pesquisa, privilegiando temáticas relativas a Pedagogia, a Didática e Formação de Professores, ancorados na Teoria do Materialismo Histórico-Dialético, Pedagogia Histórico-Crítica e aproximações com a Psicologia Histórico-Cultural. Representante Norte da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino/ANDIPE; Sub-coordenadora do GT- 04 - Didática-2015/2017 e Coordenadora do GT- 04 - Didática-2017/2019 - ANPED; Representante Norte da Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed) participante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Educadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (GEPEFE/FE-USP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional (CELA/UFAC).Tem experiência na Área de Educação com atuação em Supervisão Educacional nas Escolas rurais do Município de Brasiléia-AC, (SEMED, 1988/1997); Professora no Curso de Magistério, 2 Grau, nas disciplinas de História da Educação, Filosofia, Filosofia da Educação e Sociologia da Educação (SEE-AC, 1991/1994); Supervisão Educacional, Zona urbana (SEE-AC, 1994/1997); Gestão e Currículo do Ensino Médio (SEE-AC, 2000/2002).
bachelor's at Pedagogia from Universidade Federal do Acre (1993), master's at Education from Universidade Estadual de Campinas (1997) and doctorate at Doutorado em Educação from Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011). Has experience in Education, acting on the following subjects: contra-hegemônica, pedagogia, didática, filosofia and pós-modernidade.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos