Josineide Teotonia da Silva
Formação acadêmica inclui: Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, concluída em 2009, na Universidade Vale do Acaraú. Em 2011, Especialização em Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO e em 2013 concluindo a especialização em Formação de Professores da Educação Básica pelo Centro Universitário Maurício de Nassau- UNINASSAU. No ano de 2018, foi concluído o Mestrado em Ciências da Educação- Inovação Pedagógica na Universidade da Madeira- Portugal e o Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol, Paraguai, concluído em julho de 2022. Durante o percurso acadêmico, participou de outras formações, para que pudesse agregar mais conhecimentos na área educacional, como: Curso de Extensão em Coordenação Pedagógica no ano de 2013 na Prime Cursos (35 horas). Curso de extensão (Edição 2012) pela Universidade de Brasília (no período de 28 de agosto de 2012 a abril de 2013) de Combate e Prevenção do Uso de Drogas Para Educadores de Escolas Públicas (180 horas). Congressos como: os diálogos educacionais atuais, como: III Seminário Nacional SESC de Arte - Educação - 2012 (40 horas); X Congresso Internacional de Tecnologia na Educação 2012; XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação 2013; XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação 2014; XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação 2015; XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação 2016. No ano de 2013, foi selecionada para trabalhar como Orientadora de Estudo no Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE). Por meio do convênio celebrado entre o Ministério de Educação e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de 2013 a 2015. Em 2017, esteve no 2. Seminário Internacional e 11. Seminário Nacional ?Escola? Presente?, com o tema: Diálogos com quem faz educação- Práticas, vivências e sala de aula (16 horas). Ainda em 2017, participou do curso Alfabetizando na Diversidade: por classes mais multisseriadas (40 horas) pela Fundação Vanzolini. Ainda em 2017, participou como avaliadora da I Mostra de Pôsteres com o tema: 200 anos da Revolução Pernambucana- 6 de março de 1817, na Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, coordenado pela área de Linguagens, pela área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias dimensionando o pensamento e linguagens argumentativas em parceria com o CIA educação (8 horas). Em 2018, participou da IV Conferência Municipal de Educação em São Lourenço da Mata, na qualidade de Mediadora do Eixo Temático: Qualidade da Educação, Inclusão, Avaliação, e Aprendizagem. E participou também de Cursos de Extensão pelas Escolas Conectadas: Mudanças de tempos e espaços para a inovação pedagógica (15 horas) e Inova Escola - Personalização (15 horas). No mesmo ano, fez o Curso de Extensão pela UNICHAPECÓ- Semana Paulo Freire(20 horas) e do VII Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco- Diálogos e Saberes. Participou do VII epePE- Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco- na UFRPE. Participou do minicurso: Elaboração de Projeto para Pesquisa em Educação- Antecedentes da Pesquisa e a Função Norteadora da Taxonomia. Em 2019, atuou como Membro da Comissão Científica, do Seminário para Mestrandos e Doutorandos, na Universidad Del Sol, Paraguai. Ainda na Universidad Del Sol, participou do minicurso: Marco Teórico- Sua relação com a Análise de Dados na Pesquisa Científica (C.H. 12 horas). É autora, participando em várias obras sobre educação, formação de professores, inovação pedagógica e metodologias ativas, também, escreveu o livro Escola Projeto Âncora: uma ponte apara a inovação pedagógica no Brasil, sendo apresentada por José Pacheco, conhecido por ser o autor da Escola da Ponte (em Portugal), uma das escolas mais inovadoras no mundo. Atualmente, trabalha como Gestora em São Lourenço da Mata (desde 2005) e como professora na Prefeitura do Recife (desde 2012).
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