Educação Básica
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
Concepções de escola do professor de 2º grau. Implicações no vestibular em João Pessoa-PB.
-
"Socorro! Tem um bicho aqui!"
-
"A metáfora do real: formação em valores no ensino de língua portuguesa"
-
"Aqui a gente tem regra pra tudo": formas regulatórias na educação das crianças pequenas
-
"Aqui a gente tem regra pra tudo": formas regulatórias na educação infantil das crianças pequenas
-
"Por que a gente tem um corpo né... Mas a gente só lembra quando ele dói!" A centralidade do corpo adulto nas relações educativas na Educação Infantil
-
"Porque a gente tem um corpo né... mas a gente só lembra do corpo quando ele dói!" A centralidade do corpo adulto nas relações educativas na educação infantil
-
"Você vai ter que aprender a desobedecer!" A participação das crianças nas relações pedagógicas: um estudo de caso na educação infantil
-
(CON)TEXTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TOCANTINS, OS POSTULADOS NEOLIBERAIS E A BNCC
-
51A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS TIC?S: AMBIENTES COLABORATIVOS DE APRENDIZAGENS
-
? Aprendizagem criativa da leitura e da escrita e suas inter-relações com o desenvolvimento da subjetividade.
-
?Novo? Ensino Médio ou quando o velho está (re)nascendo: consensos e disputas nas regulamentações curriculares dos anos 1990 aos atuais.
-
A abordagem sócio-histórico-cultural nas narrativas de professores
-
A Aliança Potente Entre uma Mostra de Cinema e um Programa Educativo: Os Números e as Categorias de Filmes da Kino Campinas
-
A ameaça -fantasma- da privatização à educação básica pública na Amazônia paraense
-
A aprendizagem de função afim por alunos de Ensino Médio e de Licenciatura em Educação Matemática
-
A assessoria pedagógica externa no ensino médio e suas contribuições à formação docente
-
A atividade de ensino de levantamento-topográfico: uma proposta didática a partir da Teoria Histórico-Cultural
-
A ATUAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) MEDIADOR(A) ESCOLAR E COMUNITÁRIO(A) E O RACISMO ESTRUTURAL
-
A Avaliação na política educacional de municípios sul-mato-grossenses
-
A biologia do amor e a biologia do conhecimento em Humberto Maturana - contribuições à formação de professores e à educação ambiental
-
A BNCC, OS CONSELHOS DE EDUCAÇÃO E O PNLD NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: o (caso do) Ensino Médio brasileiro.
-
A constituição do ser professor: uma análise do percurso de formação e trabalho de docentes da educação básica
-
A constituição dos sujeitos do PROEJA: trajetórias de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Sapucaia do Sul
-
A construção da igualdade de gênero no currículo da educação de adolescentes, jovens e adultos na rede municipal de ensino de Goiânia
-
A construção de brinquedos em aulas de Educação Física escolar
-
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ
-
A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO E A NECESSIDADE DE SE ROMPER COM AS FRONTEIRAS DISCIPLINARES.
-
A criatividade do professor em condições de inclusão escolar
-
A dimensão corporal na relação educativa com bebês: o que dizem os docentes
-
A direção escolar na constituição da subjetividade social favorecedora da inovação
-
A disciplina de língua Portuguesa para o Ciclo I do ensino fundamental da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
-
A educação ambiental na Rede Municipal de Ibaté: os desafios e as dificuldades de sua implementação
-
A Educação bioética no Ensino Fundamental: um estudo a partir da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
-
A EDUCAÇÃO BÁSICA NOS PLANOS PLURIANUAIS: PROGRAMAS E PARCERIAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS (2004 A 2015)
-
A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente
-
A educação inclusiva e a apreciação pela variabilidade dos aprendizes: a proposta do DUA para o ensino sem barreiras
-
A Educação Integral em Tempo Integral na Escola Privada: Experiências Pioneiras na Cidade de Belém
-
A educação paraense na Pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades para o ano de 2021
-
A escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma possibilidade de emancipação
-
A expresão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE LAGUNA-SC (AMUREL)
-
A Formação continuada de professores da educação infantil em Sorocaba/SP: uma análise a partir da lei 12.796/13
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: avaliação e expectativas das profissionais da rede municipal de Florianópolis
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS: APROXIMAÇÕES COM O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM .
-
A Formação do Professor da Educação Básica Frente aos Novos Paradigmas Sociais e Tecnológicos: um Estudo em Aberto.
-
A Formação do Professor e a Práxis Docente no Cotidiano Escolar: um olhar para a sala de aula
-
A formação profissional do orientador educacional: um estudo nas escolas municipais de Santos
-
A GESTÃO COMPARTILHADA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS POR MEIO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS: O CASO DO CIEDEPAR
-
A Gestão da Educação e seu Papel na Qualidade da Educação Infantil
-
A gestão democrática em cena: uma análise da rede municipal de Nova Andradina (MS)
-
A Implementação do Programa Mais Educação em escolas da rede municipal de ensino de Natal/RN
-
A indisciplina na percepção de professores de uma escola da Rede Pública Estadual Paulista
-
A influência do gestor na promoção do bem-estar docente
-
A INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA AMARELA
-
A inserção das crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos: uma estratégia para delicadamente iniciar relacionamentos e comunicações
-
A interdisciplinaridade numa escola paulistana: uma faceta da educacao popular em busca de sua efetivacao
-
A interferência do internetês na escrita: uma proposta para o Ensino Fundamental II
-
A interpretação em Libras no contexto de conferência
-
A leitura e escrita nas aulas de Matemática: aproximações e dificuldades
-
A linguagem escrita na pré-escola pela ótica docente: uma análise do Ciclo de Políticas na rede municipal de Rio Claro/SP.
-
A LUDICIDADE COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO DA POBREZA E EXTREMA POBREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SERRA - ES
-
A LUDICIDADE COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO DA POBREZA E EXTREMA POBREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SERRA - ES
-
A menina repetente: o duplo fracasso
-
A MÍDIA NA SALA DE AULA: A postura do professor diante da inserção das tecnologias de informação e comunicação nas práticas escolares
-
A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
-
A Pesquisa de Aula como ferramenta para o desenvolvimento profissional do professor de inglês da educação básica
-
A Pesquisa em Terrenos Baldios: arte, vida, conhecimento, crianças e crônicas. A Pesquisa em Terrenos Baldios: arte, vida, conhecimento, crianças e crônicas. A Pesquisa em Terrenos Baldios: arte, vida, conhecimento, crianças e crônicas.
-
A pobreza, o currículo e a prática pedagógica no Ensino Fundamental
-
A política de educação pública básica no estado do Maranhão- 1995 a 2002
-
A POLÍTICA EDUCACIONAL EM MUNICÍPIOS COM BONS RESULTADOS NO IDEB MAPEAMENTO DE CARACTERÍSTICAS
-
A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ANÁLISE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA REDE ESTADUAL PARAENSE (2014-2019)
-
A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANDRÉ (2008-2016)
-
A profissionalidade docente no contexto das Escolas Parque do Distrito Federal
-
A proposta de FUNDEB do executivo federal : interlocuções na formulação da política
-
A prática docente na perspectiva do currículo acessível: aproximações com o desenho universal para aprendizagem
-
A prática pedagógica dos professores da Educação Infantil do município de Ponta Grossa-Pr: uma análise sobre o corpo em movimento
-
A reconstrução histórica da relação trabalho e educação na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana de 1888 até 1933
-
A repetência na representação dos repetentes.
-
A Representação do Trabalho Docente dos professores do 1º e 2º segmentos da rede municipal de ensino
-
A Representação Social da docência à luz do Projeto Político Pedagógico da UFAM
-
A Representação Social da Educação Ambiental no Programa Especial de Formação Docente
-
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ALUNO DO EJA SOBRE A ESCOLA
-
A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: um olhar sobre a escola pública
-
A TELEVISÃO E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
-
A variação linguística e migração interna: perspectivas interculturais da educação e do letramento no contexto escolar em Juazeiro e Petrolina
-
A África e o ensino de História na educação básica
-
Abordagem bilíngue para surdos na Educação Infantil
-
Acelerar para disciplinar? - problematizações dos dispositovos curriculares do projeto Mundiar - Pa
-
Acesso dos afrodescendentes ao sistema educacional: notas a apartir dos percursos históricos
-
Adolescentes em medida socioeducativa : um estudo sobre estigma
-
Adriana Cristina Cristianini
-
AFETIVIDADE NA PERSPECTIVA WALLONIANA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS
-
Agostinho da Silva Rosas
-
Alceu Ravanello Ferraro
-
Alexsandra Carvalho de Sousa
-
Alfabetismo - caminho em construção: uma análise histórico-cultural da educação de jovens e adultos no município de Frederico Westphalen
-
Alfabetização e Letramento na EJA
-
Alfabetização matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de publicações brasileiras
-
Alice Andrés Ribeiro
-
Alice Raquel Maia Negrão
-
Aline Perfeito de Sousa Ramos
-
Alunos com Deficiência na Escola: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural e do sentido de pertença
-
Ampliação vocabular para as práticas sociais de alunos deficientes intelectuais
-
Ana Carla Ramalho Evangelista Lima
-
Ana Lucélia Silva Dias
-
Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho
-
Ana Paula de Sousa Lima
-
Ana Regina Ferreira de Barcelos
-
Ana Sueli Ribeiro Vandresen
-
Anderson Minosso
-
Andreliza Cristina de Souza
-
André Luiz Bastos
-
Anna Cristina Costa da Silva
-
Antonio Carlos de Souza
-
Antônia de Araújo Farias
-
Antônio Amauri Freires Junior
-
Antônio Lisboa Leitão de Souza
-
Análise da argumentação e de seus processos formadores em uma aula de biologia
-
Análise da produção de crianças de quarto ano revelando criatividade na Educação Matemática
-
Análise de diferentes formas de registro como métodos de avaliação formativa: desatando nós e alinhavando possibilidades
-
Aprendentes de educação física escolar na experiência do ateliê biográfico de projeto
-
Aprendizagem Docente na Educação Infantil: Movimentos de Ensinar e Aprender em Turmas Multi-Ideias
-
APRENDIZAGEM E CULTURA LEITORA: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA NAS DISCIPLINAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO MARECHAL RONDON DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ- RO, BRASIL.
-
Aproveitando os saberes de jovens e adultos sobre plantas medicinais
-
APTIDÃO FÍSICA: Percepção de escolares da cidade de Manaus em relação ao do nível requerido.
-
As Atitudes dos Professores Relacionadas à Indisciplina Escolar
-
As especificidades das práticas educativas na creche: o que as crianças expressam em suas vivências na Educação Infantil?
-
AS INFLUÊNCIAS DO PNAIC NA DINÂMICA DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
-
As influências do sistema mineiro de avaliação na construção da qualidade da educação
-
As Orientações Pedagógicas da Educação Infantil em Municípios de Santa Catarina
-
As parcerias público-privadas na educação ambiental
-
As Políticas Públicas para a Educação Profissional no Brasil no Contexto da Sociabilidade Neoliberal
-
As Reformas da Educação Profissional e a Diversidade Cultural: um estudo de caso na Escola Agroecnica Federal de são Gabriel da Cachoeira
-
As Representações Sociais das Famílias de Crianças com Deficiência sobre a Escola: aportes para as interações no contexto escolar
-
As Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas públicas de ensino médio do Estado de São Paulo: Políticas e Ações.
-
As tecnologias de informação e suas representações no cotidiano escolar
-
Atalia Ferreira de Lima
-
ATUAÇÃO DO CACS DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PA: LIMITES, AVANÇOS E DESAFIOS NA FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ? 2010 A 2018
-
ATUAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) MEDIADOR(A) ESCOLAR E COMUNITÁRIO(A) E O RACISMO ESTRUTURAL
-
Audrei Juliana Zeferino Vogel
-
Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana
-
Autoavaliação Institucional: Proposta para implementação em uma escola pública de Educação Básica
-
Autoeficácia docente na educação inclusiva e características do contexto de ensino
-
Autoformação do gestor democrático: Diálogo interdisciplinar com as práticas vivenciadas.
-
Autonomia e participação na elaboração do Projeto Pedagógico online da SME de Campinas - SP
-
Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública
-
Avaliação da educação profissional: análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
-
Avaliação de politica publica de inclusão escolar de municipio de pequeno porte
-
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA DA ZONA LESTE DA CIDADE DE MANAUS.
-
Avaliação na educação básica e superior: Semelhanças e desafios
-
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
-
Avaliações externas e administração escolar: controle e emancipação
-
Avanços e retrocessos na oferta da educação infantil no Brasil: análise financeiro-orçamentária dos recursos destinados a essa etapa da educação 2001 - 2010
-
AÇÃO DOCENTE:DISCUSSÕES
-
Ações afirmativas e ação pedagógica na educação: a aplicação da Lei 10.639/2003 na sala de aula
-
Ações Formativas Voltadas aos(às) Diretores (as) de Escolas Públicas de Educação Básica no Governo Haddad (2013-2016)
-
Base Nacional Comum Curricular e Gramática: das controvérsias do currículo ao ensino de Língua Portuguesa
-
Bases teóricas de documentos curriculares para a Educação Infantil: um estudo a partir de capitais brasileiras e do Distrito Federal
-
Beatrícia da Silva Rossini Pereira
-
Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro
-
Bruno Borges
-
Bruno Miranda Neves
-
Bruno Morche
-
Camila Alvares Sofiati
-
Camila Bárbara Cantalupo Lima
-
Camila Campos Zoca
-
Camile Gasparini
-
CARACTERÍSTICA DA MARCHA DE ALUNO HEMIPLÉGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? um estudo de caso.
-
Características do processo de municipalização do ensino fundamental I no estado de São Paulo
-
Carina Rabelo de Souza Fonseca
-
Carolina Carvalho Pellon
-
Carolinne de Morais Gonçalves
-
Carrossel de Leitura: avaliação de uma metodologia de despertamento do gosto pela leitura em uma escola pública de Poços de Caldas- MG
-
Cartilha Educativa sobre Perda Auditiva para Professores de Educação Física da Educação Básica
-
Catarina Aracelle Porto do Nascimento
-
Celso Mauler
-
Chaiane Bukowski
-
Chrizian Karoline Oliveira
-
Clarice Martins de Souza Batista
-
Claudia Fenerich de Carvalho
-
Claudia Maria de Oliveira Sordillo
-
Claudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite
-
Claudine de Souza Oliveira dos Anjos
-
Clima escolar: conceituação e avaliação
-
Cláudia Rodrigues do Carmo Arcenio
-
COMO APRENDEU CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUEM HOJE PRODUZ CIÊNCIA?: O PAPEL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DE PESQUISADORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS
-
Competências Básicas em Matemática para o Exercício de uma Cidadania Ativa
-
Competências socioemocionais: uma "nova" pedagogia? Estudo dos fundamentos de uma perspectiva educacional emergente
-
Conceitos e concepções sobre alfabetização no programa ler e escrever
-
Concepção de Mulher e Educação em Professoras de Escolas Confessionais Evangélicas do Triângulo Mineiro
-
Concepções teórico-metodológicas nos cadernos pedagógicos: um estudo de caso do curso de pedagogia da UNIASSELVI
-
Concepções, projetos e experiências de educação integral no Brasil
-
Condições de trabalho de professores e diretores de escolas públicas: um estudo sobre a rede estadual de educação do Rio Grande do Sul.
-
CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUNS ASPECTOS DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTES, EM CONTEXTOS DE MUDANÇAS CURRICULARES INSTITUCIONAIS
-
Contradições na concepção de formação humana nas políticas de educação infantil: o que revelam os documentos do período de 2003 a 2010
-
Contrarreforma do ensino médio
-
Contribuições do design universal para aprendizagem à prática educativa inclusiva: um estudo no âmbito da alfabetização e multiletramentos.
-
COOPERATIVAS EDUCACIONAIS NO BRASIL - A BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA A ESCOLARIDADE BÁSICA DE SEGMENTOS DA CLASSE MÉDIA.
-
Coordenação pedagógica e a mediação da formação docente na educação de jovens e adultos
-
Corpos em ação: um estudo sobre imagens, o audoivisual e a percepção na floresta sala de aula
-
Crenças de Eficácia de Professores e Variáveis do Contexto de Ensino
-
CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ALOCADAS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS A PARTIR DA LEI 12.796/2013
-
Cristiano Guedes Pinheiro
-
Cristina Irber
-
Cultura organizacional da escola e formação cidadã: (in) viabilidades no contexto das políticas educacionais do pós-reforma do Estado brasileiro
-
Currículo Oficial do Estado de São Paulo: desdobramentos de um ensino pautado em competências
-
Cândida Luisa Pinto Cruz
-
César Valmor Machado Lopes
-
Da LDB à BNCC: Concepções Avaliativas Controladora ou Democrática na Educação Infantil
-
Dagoberto de Oliveira Machado
-
Daiany Cris Silva
-
Daisy Vasconcelos
-
Daniela da Conceição Lino Barbosa
-
Danielle Batista
-
Danielle Severo Scherer
-
De contos a curtas: a formação de leitores na escola
-
Democratização da educação básica no município de São Paulo (2013-2016)
-
DESAFIOS DO USO DA INTERNET NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
-
Desenhos, palavras e borboletas na Educação infantil: brincadeiras com as idéias no processo de significação sobre os seres vivos.
-
DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS (DIECI)
-
Desenvolvimento profissional de coordenadoras pedagógicas da educação básica: um processo em construção permanente
-
DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
-
DESPESAS DO FUNDEB COM A REMUNERAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UM ESTADO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
-
Dialogic approach to the analysis of the meaning-making process in a blended setting
-
Diane Alves dos Santos
-
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: O PENSAR E O AGIR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
-
Direito ao atendimento das crianças na educação infantil: configuração dos municipios da Região da Amurel
-
Direito das crianças ao atendimento na educação infantil: configuração dos municípios da AMUREL
-
Direitos Humanos, Educação Inclusiva e EJA: quando uma proposta curricular se torna instrumento de luta e resistência
-
Discurso dos licenciandos em ciências biológicas: um caminho para a reflexão sobre a formação de professor-autor.
-
DISCUTIR SEXUALIDADE/GÊNERO PARA PREVENÇÃO AO HIV/AIDS: PERCEPÇÕES DE JOVENS/ADOLESCENTES NUMA ESCOLA PÚBLICA DE MATA DE SÃO JOÃO
-
Distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental: o caso da Rede Municipal de Ensino do Natal/RN
-
Diálogo e amorosidade em Paulo Freire - dos princípios às atitudes na formação de professores(as)
-
DO ?NÓ DO 2º. GRAU? AO ULTRACONSERVADORISMO DA ATUAL POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ATUALIDADE E URGÊNCIA DO PENSAMENTO DE DERMEVAL SAVIANI
-
Do Estatuto da Criança e do Adolescente ao regimento escolar
-
DOCUMENTOS CURRICULARES, MOVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo a partir da fala dos professores.
-
Dossiê Paulo Freire
-
Douglas Beiro
-
Dra. Maria Machado Malta Campos
-
Dulce Bernadeth Silva Flores
-
Edgar Nogueira Lima
-
Edilazir Lopes da Cunha
-
Educabilidades da Cultura Hip Hop para o Ensino de História Antirracista nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Escolas Públicas
-
EDUCAR NA INFÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL:um percurso histórico em defesa dos direitos da criança
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
-
Educação de 0 a 3 anos: a qualidade na perspectiva das famílias de uma creche conveniada
-
Educação de Jovens e Adultos - Uma perpspectiva Intercultural
-
Educação de Jovens e Adultos: Aspectos Teóricos/Metodológicos
-
Educação de Surdos: políticas educacionias no Brasil e na Suécia
-
Educação do campo na perspectiva da educação ambiental: interlocuções necessárias
-
Educação e biodiversidade: elementos do processo de produção de materiais pedagógicos.
-
Educação e Saúde: um olhar sobre os direitos e cuidados do aluno com Diabetes Mellitus Tipo 1
-
Educação em Direitos Humanos em uma escola pública de ensino fundamental
-
Educação em Direitos Humanos: possibilidade educativa para formação integral na educação básica brasileira
-
EDUCAÇÃO ESCOLAR E IDENTIDADE: A VEZ E A VOZ DAS MENINAS NEGRAS
-
Educação Escolar e Trabalho: um estudo sobre o significado da educação escolar e trabalho a partir das representações sociais dos estudantes-trabalhadores
-
Educação Física na Educação Infantil: por uma rotina em prol da promoção das experiências de movimento corporal das crianças no CMEI
-
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CENTRADAS NO PROTAGONISMO DA CRIANÇA
-
Educação infantil em jornada de tempo integral
-
Educação Linguística e Pós-colonialidade
-
EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
-
EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
-
Educação sexual e os parâmetros curriculares nacionais: limites e possibilidades para a prática educacional no ensino médio em Aparecida de Goiânia
-
Educação: Linguagens
-
Efeitos das avaliações externas na administração escolar: controle e emancipação na educação básica
-
Efeitos das avaliações externas na administração escolar: controle e emancipação da educação básica
-
Eldimar de Souza Caetano
-
Eliana Müller de Mello
-
Eliano de Souza Martins Freitas
-
Elias Ferreira Viana
-
Elí Terezinha Henn Fabris
-
Emanuelle Sales Cavalcante
-
EMAVEB - Educação Matemática e Ambientes Virtuais na Escola Básica.
-
Enilson Elias de Castro Monteiro
-
Ensino colaborativo: contribuições para a inclusão escolar
-
Ensino da escrita para surdos: metodologias no atendimento educacional especializado (AEE)
-
Ensino de Biologia na Educação Básica: Concepções e Práticas
-
Ensino de língua espanhola: desafio à atuação docente
-
Ensino de Microbiologia: uma alternativa ao Laboratório Tradicional a partir da História e Filosofia da Ciência e Metodologia da Problematização
-
Ensino fundamental de 9 (nove) anos: a universalização do acesso, a permanência qualitativa na escola e as contrdições do processo de implementação em São Luís
-
Ensino fundamental de nove anos: implementação e organização escolar em Dourados - MS
-
Ensino Médio com Intermediação Tecnológica: um estudo da implementação de uma política pública educacional no Estado da Bahia
-
Ensino Médio em rede: percepções docentes sobre uma experiência de formação continuada de professores
-
Entre cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
-
Eraldo Souza do Carmo
-
Escola e Conselho Tutelar: uma relação necessário para a garantia dos direitos da criança e do adolescente
-
ESCOLA IBIFAM: UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA REDE PRIVADA DE ENSINO DE BELEM-PA
-
Escola na contemporaneidade e o sentido humanizador da educação: concepções da Igreja Católica Apostólica Romana
-
Escola publica e criancas com historia de rua: estudo de uma experiencia em Santo Andre
-
Escola, mulher e favela: um estudo sobre a construção do gênero feminino e suas identidades em uma escola de favela
-
Escolarização de estudantes em escolas privadas: um estudo da perspectiva materna
-
ESCOLAS CRIATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR PARA UMA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: ANÁLISE DE PESQUISAS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO
-
Esmeralda Maria Queiroz de Oliveira
-
ESPAÇO FORMATIVO PARTILHADO ENTRE PROFESSORES E INTÉRPRETES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BILÍNGUE DE SURDOS
-
ESTADO NUTRICIONAL E NÍVEL DE APTIDÃO RELACIONADO A SAÚDE DE ESCOLARES.
-
Estrangeirismo ou português? Eis a questão: uma proposta para a adequação linguística
-
Estudo dos fenômenos da gíria do funk como suporte para o ensino da Língua Portuguesa
-
Estágio supervisionado como lócus de pesquisa: contribuições para a formação inicial de professores
-
EVASÃO ESCOLAR DE INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO: Ações Pedagógicas Institucionais na rede pública estadual do Rio de Janeiro
-
Evasão Escolar e os Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015
-
Experiências de Movimento Corporal de Crianças no Cotidiano da Educação Infantil
-
EXPERIÊNCIAS E SENTIDOS NAS RELAÇÕES DE CRIANÇAS COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BARBACENA/MG
-
EXPLORANDO DIDATICAMENTE O PROBLEMA DE COBERTURA DE TABULEIROS DE DIMENSÃO N
-
Fabiana Sabará Dias
-
Fabiane Cristina Santana
-
FAMÍLIA NEGRA E EDUCAÇÃO: UM GUIA PARA DISCUSSÕES SOBRE IDENTIDADES E HERANÇAS CULTURAIS
-
Família S/A : um estudo sobre a parceria família-escola
-
Fanny Bianca Mette de Faveri
-
Felipe Alex Santiago Cruz
-
Fernanda Sturion da Silva
-
Fernando Araujo de Oliveira
-
Filipe Ferreira Martins
-
Financiamento da educação básica de qualidade os caminhos e descaminhos até o novo Fundeb
-
Financiamento da Educação Básica e condições de efetividade escolar do Sistema municipal de ensino de Tucuruí-PA: características, potencialidades e desafios para uma educação de qualidade (2008 a 2017)
-
Financiamento da Educação Básica: aplicação dos recursos financeiros repassados aos Programas Suplementares de Apoio a Novas Turmas e de Apoio a Novos Estabelecimentos da educação infantil no período de 2018 a 2021
-
Flávio Caetano da Silva
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO - BA NO ÂMBITO DO PNAIC 2013-2016
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES INICIANTES NA PROFISSÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO -SABERES EM DIÁLOGO-
-
Formação Continuada dos Professores de Química: um estudo na Regional de Videira
-
Formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo nas redes municipais do Alto Uruguai
-
Formação de professores no curso de Letras a partir de uma prática pedagógica do ensino de leitura no Ensino Fundamental
-
Formação de professores: estágio obrigatório em tempos de pandemia
-
Formação de Professores: Reflexões sobre a caminhada paulista da Educação Continuada (1960-1990)
-
Formação democrática de diretores(as) de escola no município de São Paulo (2013-2016)
-
Formação docente para a inclusão: impacto do Plano Nacional de Educação no Plano Municipal
-
Formação Docente, Educação ambiental e Representações Sociais: uma pesquisa com três professores(as) especialistas em educação ambiental da rede Pública Municipal de Ensino de Santa Maria-RS
-
FORMAÇÃO DOCENTE: DISCUSSÃO INTERNACIONAL E A ATUALIDADE DAS IDEIAS DE ANÍSIO TEIXEIRA
-
Formação docente: uma proposta de Acesso diferenciado ao ensino superior para professores da educação básica.
-
Formação em Cursos de Ensino Médio Profissionalizante: perspectivas de continuidade e inserção no mercado de trabalho
-
Francieuda Henrique de Jesus
-
FUNDEF, FUNDEB E NOVO FUNDEB: PERSPECTIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS
-
GA POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ/PA
-
Georgia Sobreira dos Santos Cêa
-
GEPPC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares
-
GESTÃO COLABORATIVA COMO FATOR DE PROMOÇÃO À SAÚDE E SEGURANÇA NA ESCOLA
-
Gestão da Educação Infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico
-
GESTÃO DEMOCRÁTICA E INFÂNCIA: O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CRIANÇA EM SANTO ANDRÉ
-
Gestão democrática e práticas participativas na educação infantil: um estudo de caso numa creche publica municipal
-
GESTÃO DEMOCRÁTICA: AUTONOMIA E PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL 11 DE AGOSTO, EM UMARIZAL-RN (2005-2008).
-
GESTÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI, BA: UM ESTUDO SOBRE O CONTROLE SOCIAL DO CACS/ FUNDEB
-
GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES DO FUNDEF EM SETE MUNICÍPIOS PAULISTAS.
-
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: elementos para uma política de desenvolvimento profissional para os diretores da rede estadual do Rio Grande do Sul
-
Gestão Escolar: enfrentando a indisciplina estudantil
-
Gestão municipal da educação: (in) congruências entre gestão de financiamento e construção da qualidade da educação
-
Giovana Paganotti Figueiredo
-
Gisela Cristiane Ferraro
-
Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto
-
Grace Kelly do Rosário da Silva
-
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Científica
-
Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Formação de Professores - GEFOP
-
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PEDAGOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
-
Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para a Educação Básica - GEPPEB
-
Guilherme Augusto da Silva Ferreira
-
Gustavo Pasqualini de Sousa
-
Helber Corrêa de Barros
-
Helena Ester Munari Nicolau Loureiro
-
História das religiões: uma alternativa curricular para o ensino religioso em Goiás
-
História e formação do professor surdo na construção de uma prática docente em Libras
-
Homoparentalidade e a Escola Básica: narrativas de um currículo da diferença.
-
Hugo Abreu de Souza Freitas
-
Hugo Jesus Correa Retamar
-
Há diferença? Relações entre desempenho escolar e gênero
-
Ida Carneiro Martins
-
Ideias Históricas Sobre A Construção De Goiânia: Projeto De Ensino Para O 5° Ano Do Ensino Fundamental Na Perspectiva Da Educação Histórica
-
Identidade e sua contribuição na Formação Continuada de Professores de Matemática
-
Ideologia e inter-relação em educação - a concepção de mundo em sala de aula: contradições e transformações
-
Idevaldo da Silva Bodião
-
Ilustrações presentes nos livros didáticos de biologia: meiose e fenótipo - dos conceitos relacionados à herança biológica.
-
Imagens Inventadas: sobre máquinas, crianças e o fazer - cinema no currículo escolar
-
IMPACTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA NO PERÍODO DE 2014 A 2019.
-
IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL: CONCEPÇÕES, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO
-
Implicações da avaliação institucional na cultura escolar: um olhar sobre o Projeto Círculos de Avaliação
-
Inclusão digital na educação infantil: culturas infantis nas culturas contemporâneas
-
Informática na escola: um estudo de caso
-
Ingrid Costa Ribeiro Souza
-
Inserção na creche: estudo de caso de um bebê recém-chegado
-
Instrumento educativo sobre distúrbios da audição e aprendizagem para professores de ensino fundamental I
-
Instrumentos de avaliação do clima escolar adaptados aos anos iniciais do Ensino Fundamental: evidências de validação
-
Integrando Conhecimentos Matemáticos para Auxílio nas Disciplinas de Química: a Sala de Aula como Espaço de Produção de Conhecimento Escolar e de Saber Profissional
-
Interculturalidade na educação brasileira: a inserção de bolivianos em escolas públicas paulistas
-
Interdisciplinaridade e Formação de Professor do Ensino Médio
-
Internacionalização na educação básica: reflexões sobre as ações no ensino médio
-
Interpretando vozes constitutivas do dizer de/sobre si de uma professora de língua materna.
-
Iolanda Barbosa da Silva
-
Jacira Majewski Menezes
-
Janaina Lueders
-
Janaina Speglich de Amorim Carrico
-
Janine Rossato
-
Janine Schultz
-
Jaqueline de Morais Costa
-
Jaymini Pravinchandra Shah
-
Jocineia Souza da Conceição Santos
-
JORNAL NA ESCOLA: UM ESPAÇO DE OPINIÕES
-
Jose Simões de Almeida Junior
-
Josiane Martins Anacleto Silveira
-
Josineide Teotonia da Silva
-
João Paulo Silva
-
Juliana Battistus Mateus Ferreira
-
Juliana Salles Leme
-
Juliana Silveira Mörschbächer
-
Junio Alexandre Pessoa da Silva
-
Juventude Negra e Práticas Escolares: anotações para uma perspectiva não homogeneizante do jovem negro
-
Jéssica Rossetto
-
Karina Sales Vieira
-
Kassiane dos Santos Oliveira
-
Katia de Souza e Almeida Bizzo Schaefer
-
Keula Maria de Andrade Rodrigues
-
La Salle: uma leitura de Leituras. La Salle visto por autores ligados à História da Educação e da Pedagogia
-
Laboratório de Psicologia Genética
-
Lapbook como metologia ativa no ensino de Direitos Humanos
-
Lapbook no ensino - aprendizagem sobre Direitos Humanos na Escola Estadual Marechal Castelo Branco em Uberlândia/MG
-
Leandro Yudi Saca
-
Leitura literária no ensino médio
-
LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS
-
Leonardo de Oliveira Souza
-
Letramento na ?Idade Certa? eis a questão: olhares sobre o PNAIC no contexto da educação brasileira
-
Letícia de Souza Barbosa
-
Liane Mendes Santos
-
Lianna Marya Peixoto Gusmão
-
LILIAM DOUSSOU ROMERO
-
Lisley Canola Treis Teixeira
-
Livia Maria Guaraldo
-
Livia María Fraga Vieira
-
Luan Gonçalves Castilho
-
Luciana Coelho Barbosa
-
Luciana Domingos de Oliveira
-
Luciana Nascimento Custódio
-
Luciana Prazeres Silva
-
Luciane Lippmann
-
Lui Nörnberg
-
Luiz Fernando Dall' Onder
-
Luiz Heron Scherer
-
Luiz Otavio Ferreira da Luz
-
Lurdes Caron
-
Luzia Costa Rodeghiero
-
Luzinete Moreira da Silva
-
Mal-estar docente:
-
Manifestações de violência simbólica: uma análise descritiva da percepção de professores da Escola Pétala Branca, Macaúbas, BA
-
Marcela Marques Monteiro
-
Marcela Vieira Duboc
-
Marcia Cristina da Cruz Aragão
-
MARCOS LEGAIS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: FRAGMENTOS HISTÓRICOS
-
MARCUS GARCIA DE ALMEIDA
-
Maria Angela Mossini Augusto
-
Maria Cecilia Antunes de Aguiar
-
Maria Cândida da Silva Almeida
-
Maria de Lurdes Pertile
-
Maria Isabel Alves Dumaresq
-
Maria Luiza Rodrigues Flores
-
Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga
-
Mariana Ribeiro do Amaral
-
Marilia Barcellos Guimarães
-
Marina Miri Braz Beccari
-
Mario Ferraro
-
Maristela Aparecida Fagherazzi
-
Mariângela Costa Schneider
-
Marlon D Oliveira Castro
-
Martha Holanda da Silva
-
Material didático para alunos surdos do ensino médio uma experiência de construção interdisciplinar
-
MAYKI JARDIM SIVICO
-
Maíra Batista de Oliveira
-
Mediações Instrumentais e atendimento a pessoa sob condição de autismo
-
MEMÓRIAS ESCOLARES: A BUSCA POR ELEMENTOS INTERDISCIPLINARES INSTRUMENTALIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
-
MEMÓRIAS RECOMPONDO TEMPOS E ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO ? BOM JESUS/RS (1913-1963)
-
Metabolismo Urbano em Campus Universitário- Estudo de Caso: Campus da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Campus do PICI da Universidade Federal do Ceará
-
Metaestudo sobre o clima escolar no Brasil de 2012 a 2022
-
METODOLOGIAS CRIATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Minivocabulário animado adolescente: uma proposta de ensino de léxico em sala de aula
-
Miraní Bertanha
-
Movimento de docentes da educação básica estadual pública piauiense: heterogeneidade e diferenças
-
Movimento sindical docente na Bahia: a luta contra a precarização na rede pública de ensino na pandemia
-
MOVIMENTOS PARFONIANOS: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
-
Murilo Gomes da Silva Júnior
-
Myllena Calheiros Lopes
-
Márcia Altina Bonfá da Silva
-
Márcia Cristina Barragan Moraes Toledo
-
Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos Lima
-
Márcio Ananias Ferreira Vilela
-
Mônica de Cassia Vieira Waldhelm
-
Música na Escola Básica: experiências de apreciar, executar e criar na Oficina de Musicalização com Flauta Doce com alunos do ensino fundamental em tempo de distanciamento social
-
n. 15 - EXTINÇÃO DO CONSEA OU INSTITUIÇÃO DO ¿DESCONTROLE SOCIAL¿ NO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE)?
-
Na primeira série aos seis anos: as experiências das crianças/alunas e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
-
Nadja Naira Silva de Oliveira
-
Narrativa Interativa Gamificada e Simpoiética: uma prática pedagógica inventiva para o ensino de Matemática
-
Narrativas docentes e o cotidiano escolar no ciclo da infância na EMEF Guido Lermen
-
Neuzete Pires Ferreira
-
Nilson Santos dos Reis
-
O problema da indeterminação dos espaços da cidadania: mídias digitais e identidades culturais na educação básica
-
O Aluno nos Escritos de João Batista de La Salle
-
O ato criador como práxis arte/educativa na formação de professores de Artes Visuais
-
O brincar e a constituição social das crianças e de suas famílias em um contexto de educação infantil
-
O brincar na educação infantil: entre o discurso e a prática docente
-
O bullying nas escolas públicas de educação básica
-
O Caráter do Currículo na Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais
-
O conceito de Competência no contexto do Currículo Oficial Paulista.
-
O conceito de herança biológica no currículo do ensino médio: uma análise dos exames vestibulares da FUVEST
-
O cuidado na educação infantil na fala de alunas-professoras
-
O cuidar e o educar realizado por professores homens na educação infantil: desafios de um cenário feminilizado
-
O currículo de Ciências na perspectiva dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo
-
O desenvolvimento profissional docente no contexto da educação inclusiva: contribuições do design universal para aprendizagem.
-
O design universal para aprendizagem (DUA) no ensino remoto emergencial
-
O ensino da Língua Inglesa na educação básica: Contribuições para o ensino e aprendizagem
-
O ensino da variação linguística por meio da produção de glossário e teatro: uma proposta para o 9º ano do Ensino Fundamental
-
O ensino de fração no ensino fundamental I: uma intervenção pedagógica
-
O ensino de História como potencializador para a Educação antirracista nos anos iniciais.
-
O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
-
O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM COM OS PRINCÍPIOS DE REGGIO EMILIA
-
O Ensino de Música na Educação Infantil da Cidade de Natal: concepções e práticas docentes
-
O ensino do jogo nos anos iniciais do ensino fundamental em tempos de neoliberalismo na educação brasileira e produto educacional "a caixa ludens".
-
O Ensino Médio na Escola de Tempo Integral
-
O Ensino Médio no Estado do Amazonas: dos Centros de Excelência à Escola de Tempo Integral
-
O ensino religioso escolar na escola pública: uma questão de educação integral
-
O esporte no contexto escolar: sentidos e significados nas aulas de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental
-
O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
-
O financiamento da alimentação escolar em tempo integral: o real em pratos limpos
-
O financiamento da educaçaõ básica no Estado do Maranhão: um estudo crítico sobre ocustu-aluno qualidade do ensino fundamental a partir do Fundef
-
O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO FUNDEB EM BELÉM (PA) ? 2010 A 2015
-
O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA ESCOLA: DESENVOLVENDO HABILIDADES PARA UMA COMPREENSÃO RESPONSIVA E ÉTICA
-
O HIP-HOP COMO AÇÃO CULTURAL NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
-
O LUGAR DAS FAMÍLIAS NOS DOCUMENTOS ORIENTADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS (1976-2018)
-
O Lúdico como ferramenta de aprendizagemda matemática para alunos do 7º ano
-
O Novo Ensino Médio Paulista
-
O papel do Assistente Social na garantia do Direito à Educação em escolas públicas na Paraíba
-
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) COMO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA ROÇA: AVANÇOS, LIMITES E POSSIBILIDADES
-
O PNAIC como peça da política de formação continuada de professores: entre fins declarados e expectativas locais
-
O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DAINACUMULABILIDADE DE CARGOS PÚBLICOS E SEUS EFEITOS PARA OS TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO ,
-
O processo de transição da criança com deficiência da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
-
O PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE): UM ESTUDO DA SUA EXECUÇÃO COM A COEXISTÊNCIA DE PROGRAMA SIMILAR ESTADUAL ? O CASO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL E DO DISTRITO FEDERAL
-
O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO SOBRE SEUS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
-
O projeto pedagógico do Colégio Alberto Torres: uma análise da noção de liberdade cristã
-
O Que as Pessoas com Deficiência Intelectual Pensam sobre a sua Participação no Trabalho a Partir de Dois Estudos de Casos
-
O que já não era sólido se desmancha no ar: a insustentabilidade da pedagogia das competências cognitivas e socioemocionais
-
O raciocínio proporcional nas atividades de proporcionalidade do sétimo ano no Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens
-
O racismo que habita nas sombras. A cor da pele como fator de silenciamento e exclusão dentro da escola
-
O relato de experiência vivida como meio para a apropriação da linguagem escrita: uma análise das produções de crianças em início do processo de alfabetização pela perspectiva da teoria histórico-cultural
-
O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da rede pública do Distrito Federal
-
O trabalho do gestor escolar: intensificação e implicações administrativas e pedagógicas na gestão escolar
-
O trabalho docente no ensino médio privado: experiências de professoras e professores na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
-
O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
-
O uso do celular nas aulas de Língua Portuguesa: viajando pelo mundo das expressões idiomáticas
-
O uso do Livro Didático de Língua Inglesa: O que pensam os professores de duas escolas públicas de Barra do Bugres - MT
-
O uso dos livros de Arte distribuídos pelo PNLD: um estudo na rede municipal de Juiz de Fora
-
O Â-racismo à brasileiraÂ- no futebol: contextos, desafios e alternativas para mitigar esse preconceito
-
OFICINA DE LIBRAS PARA CRIANÇAS: INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇA SURDA E OUVINTES
-
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CRIANÇA E EDUCAÇÃO: Diálogos Possíveis Para a Construção de uma Escola Democrática
-
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO CRIANÇA E EDUCAÇÃO: Diálogos Possíveis Para a Construção de uma Escola Democrática
-
Os conhecimentos práticos produzidos pelos professores que fazem educação ambiental na escola: percorrendo caminhos entre a teoria e a prática
-
OS DOCUMENTOS OFICIAIS NA ESCOLA: Um estudo sobre as repercussões para a seleção de conteúdos de História por professores do 4º e 5º do Ensino Fundamental
-
Os Impactos das Ações do terceiro setor nos sistemas educativos: um estudo sobre a relação das esferas pública e privada na realidade mineira e paulista
-
Os limites e as possibilidades da música no ensino fundamental: um olhar sobre a Lei nº 11.769/08
-
Os primeiros passos para a implementação da reforma do ensino médio na rede estadual do RS : projetos em disputa
-
Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (pnaic) na educação infantil e suas implicações na formação continuada
-
Para além do céu, da terra e do mar: caminhos possíveis para a leitura literária na escola
-
Para além do diagnóstico médico: um instrumento orientador para a construção do processo educativo com base no design universal para aprendizagem
-
Para uma visão do uso linguístico desvinculada de pautas. In: Dossiê 'A gramática configurada nos usos'.
-
Participação dos estudantes nas ações e tomada de decisão relacionadas aos usos dos espaços físicos da escola
-
Participação estudantil e pertencimento escolar
-
Patrícia Amorim de Paula
-
Patrícia Maria de Souza Santana
-
Paula dos Reis Moita
-
Paula Pires da Silva
-
Paula Rocha Dantas Silva
-
Paulo Freire e a Educação de Jovens e Adultos - origens e fundamentos numa perspectiva intercultural
-
Pensamento computacional na cidade: uma vivência de educação onlife
-
Percepções de uma equipe escolar sobre a educação em direitos humanos e mediação de conflitos
-
Phâmella Neres de Lima
-
Plano de Intervenção Formativa: a profissionalização dos professores alfabetizadores do município de Mata de São João - Bahia
-
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014 ? 2024): POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
PLATAFORMA FOCO APRENDIZAGEM: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
-
Poder local e educacao: a experiencia de uma educadora
-
Política de nucleação de escolas do meio rural: repercussões em comunidades do oeste Catarinense
-
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DO MARAJÓ: UMA ANÁLISE DA CARREIRA DOCENTE EM PORTEL-PA
-
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DO MARAJÓ: UMA ANÁLISE DA CARREIRA DOCENTE EM PORTEL-PA (http://ppeb.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/DISSERTACOES_2017/Otoniel%20-%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf)
-
Política educacional e espaço físico escolar: a infraestrutura como dimensão na garantia de padrão de qualidade
-
Política educacional e migração haitiana: um estudo comparado dos currículos de biologia do ensino médio do Brasil e do Haiti
-
POLÍTICA EDUCACIONAL E O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS EM MANAUS
-
Políticas de Educação Inclusiva: cenas da implementação a partir da voz de gestores municipais de Pelotas/RS.
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR (2011 A 2016)
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: A ATUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE ? PB
-
Políticas Educacionais e Distorção Idade/Série: Contextos e Desafios a Região Sul.
-
Políticas Educacionais para o Ensino Médio após a Constituição Federal de 1988: uma Análise de sua Materialização no Município de Ituiutaba, MG
-
Políticas para a inclusão digital: práticas e possibilidades na escola pública
-
Políticas para formação de professores alfabetizadores: um estudo comparado de Brasil e Argentina
-
Políticas Públicas de Educação: os impactos do SARESP no cotidiano escolar
-
Políticas públicas de juventude em Erechim-RS: entre o ideal e o real
-
Por uma nova textura histórica: o movimento de professores indígenas Guarani / Kaiová em Mato Grosso do Sul - 1988 a 2000.
-
Pra. Dra. Arminda Rachel Botelho Mourão
-
Presenças e ausências de gênero e sexualidade na formação inicial em pedagogia das IES comunitárias de Santa Catarina
-
Priscila Moreira Corrêa Telles
-
Priscilla de Paula Rodrigues
-
Processos inclusivos e docência: contextos emergentes no Colégio de Aplicação da UFRGS
-
Produção acadêmica sobre cultura organizacional em escolas de educação básica no Brasil de 2006-2020
-
Produção acadêmica sobre cultura organizacional em escolas no Brasil de 2006-2018
-
Prof. Dr. Luiz Roberto Alves
-
PROFESSOR BILÍNGUE PARA SURDOS: ANÁLISE DA PRÁTICA DE LETRAMENTO POR MEIO DA AUTOCONFRONTAÇÃO
-
Professores Iniciantes: como compreendem o seu trabalho?
-
Profissionalidade docente e espontaneidade/criatividade: contribuições do sociodrama a EJA
-
PROGRA,MA CRIANÇA ALFABETIZADA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO SÃO JOSÉ DO EGITO - PERNAMBUCO
-
PROGRAMA CIRANDA INCLUSIVA BILÍNGUE
-
Programa temas emergentes e ensino híbrido para Educação básica: ações educacionais no contexto do ensino remoto emergencial
-
Projeto de fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação: uma análise da política pública de formação de conselheiros promovida pelo Programa de Apoio à Educação Municipal
-
Protagonismo empreendedor: uma forma singular de ensinar
-
Protagonismo Infantil na prática: O ensino desenvolvido com a participação dos estudantes na Educação Básica
-
Prática do Diálogo Pedagógico: da compreensão à intervenção
-
PRÁTICA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA TRANSDISCIPLINAR NO PRÉ ESCOLAR: DA ARTICULAÇÃO DA BASE À FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
-
PRÁTICAS DE TRABALHO COM MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA / WORKING PRACTICES WITH MUSICALIZATION IN SCHOOL EDUCATION: CONTRIBUTIONS FROM HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY
-
Práticas educativas inclusivas com os surdos: o uso de sinalário para compreensão do vocabulário relativo à geometria
-
Práticas educativas na perspectiva da autoria e do remix com uso de memes
-
Práticas Pedagógicas: associando teoria e prática no ensino técnico da ETEC
-
QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM FACER DA POL[ITICA DE RESULTADOS
-
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM LARGA ESCALA E O MUNDO DO TRABALHO: O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) NO SENAI ? LUZERNA/SC
-
Raquel Menezes Pacheco
-
Recurso pedagógico em tempos de ensino remoto para alunos com deficiência intelectual
-
Redução e retrocessos na política de tempo integral na escola brasileira: do Programa Mais Educação ao Programa Novo Mais Educação
-
Reflexões sobre a Gestão Democrática da Educação Pública, Tendo como Referência o Congresso Mineiro de Educação
-
Reforma do ensino médio e base nacional comum curricular: formas atuais de expressão do capital na educação
-
Registros de representação semiótica no estudo de porcentagem
-
Relação do professor com o saber no ensino remoto mediado pelas novas tecnologias digitais: a formabilidade do sujeito biográfico
-
Relação entre Formação Cultural Cabocla, Produtividade e Escolaridade em um Assentamento no Sul do Amazonas
-
Relações entre currículo e gestão escolar na perspectiva da democracia e da interculturalidade
-
Relações entre provimentos de cargos e estilos de liderança nas práticas de gestão escolar: uma pesquisa bibliográfica
-
Remi Castioni
-
Renata Daniely Rocha de Souza Sodré Martins
-
Renato Sardinha de Souza
-
Representações docentes para as relações étnico-raciais em um CMEI de Goiânia: entre a teoria e a prática
-
Retratos da dislexia no Brasil
-
Rita de Cassia Ximenes Mury
-
Ronan Pereira Garcias Moreira
-
Rosane Cassia Santos e Campos
-
ROSEMERE BARBOSA GUIMARÃES
-
Rosângela dos Santos Corrêa
-
RPG como caminho: uma proposta de material didático digital para ensino de variação regional
-
SABERES DA PRÁTICA DO EDUCADOR DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COTIDIANO DE SÉRIES INICIAIS DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE ESTEIO
-
SABERES E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
-
Sabrina Emanuela de Melo Araújo
-
SALAS MULTIFUNCIONAIS PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
-
Sandro dos Santos Pinto
-
Sara Nunes Giffoni
-
Sergio Eduardo Gomes da Silva
-
Sidney Silva Santos
-
Sigrid Simoney de Lima Farias
-
Silvano Souza dos Dias
-
Silvia Christina de Oliveira Madrid
-
Silvia Luzia Frateschi Trivelato
-
sobre o que refletem professores de ecologia quando falam de sua prática
-
Socialização da participação política e do poder na eleição de diretores escolares: aparência versus essência na gestão democrática da escola pública
-
Sonia Terezinha Nicolodi
-
Stella Aparecida Leite Lima
-
Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
-
Tais Barbosa
-
Tamara França de Almeida Magalhães
-
Tatiana Marques da Silva Parenti Filha
-
Tatiane de Fátima Kovalski Martins
-
TDAH para profissionais da Educação, alunos e familiares, na busca de amenizar os problemas de aprendizagem.
-
Tecendo relações: a sexualidade no currículo pastoral
-
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
-
TEMPO DE QUÊ?: AS PERCEPÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE O TEMPO ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
-
Tempo integral e jornada ampliada na política educacional brasileira
-
Tentativas de municipalizacao no ensino pelo governo de Sao Paulo - 1983 a 1990
-
Teoria de Resposta ao Item como Modelo de Avaliação de Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio
-
Teresinha de Fatima Perin
-
Trabalho docente e a emergência da imaginação e da criatividade na aprendizagem : possibilidades e desafios
-
Trabalho docente e alienação na perspectiva dos professores de escolas privadas de Santos e São Vicente
-
TRABALHO DOCENTE E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: dificuldades encontradas por professores dos anos iniciais do ensino fundamental
-
TRABALHO PEDAGÓGICO: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE MANAUS
-
Trabalho, Educação Profissional e Produção do Conhecimento no Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima ? Construindo e (Des) Construindo Representações e Identidades.
-
Trabalho, Formação e produção de saberes investidos/desinvestidos: a avaliação no trabalho docente de egressos do Curso de Pedagogia do PARFOR UFPA Cametá, PA
-
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
-
Um estudo sobre a participação de crianças na gestão dos espaços da educação infantil
-
Um estudo sobre as práticas da educação física identificadas nos campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Etapa da Educação Infantil
-
Um olhar para o(s) corpo(s) das crianças em tempos de pandemia
-
UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS E ORIENTAÇÕES OFICIAIS DE CINCO CAPITAIS BRASILEIRAS: SOBRE AS CONCEPÇÕES DE DANÇA, CRIANÇA E CURRÍCULO
-
UM OLHAR SOBRE AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR COMO ALTERNATIVA E POSSIBILIDADE DA NÃO-VIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR
-
Uma Análise Comparada das Políticas de Alimentação Escolar na Bolívia, no Brasil e no Chile.
-
Uma avaliação da efetividade do Programa de Alimentação no município de Guaíba
-
Uma avaliação da implementação do Programa Proinfância em Erechim: a política dos espaços escolares
-
Uma ideia na mão e uma câmera na cabeça: Cinema e Educação Bilíngue de alunos surdos
-
Uma identidade plural: relacoes entre educadores, pais e maes de alunos
-
Uma luz sobre a escrita argumentativa de alunos do ensino médio
-
Uma sala de aula na proposta modular: espaço a ser retomado
-
Valdiléia Carvalho da Silva
-
Vando Golfetto
-
Vanessa Godoy Lopes da Silva
-
Verônica de Lourdes Batista de Oliveira
-
Violência no Âmbito Escolar e seus Reflexos no Poder Judiciário
-
Violência Simbólica e relações de conflitos no currículo:análise sociológica das práticas curriculares no cotidiano de uma escola do ensino fundamental
-
Visões de diretoras de escolas sobre políticas públicas e determinações legais / School principals? views on public policies and legal determinations
-
Vita Ichilevici
-
Vivian Aparecida da Cruz Rodrigues
-
Viviane Martins Vital Ferraz
-
Você vê essa adaptação? A aula de campo em ciências entre o retórico e o empírico
-
Walter Calheiros Pereira
-
Wany Marcele Costa Góes Dias
-
Welberg Vinicius Gomes Bonifácio
-
Welinton Baxto da Silva
-
Zilá Gomes de Moraes
-
África, um novo olhar: o ensino de História da África na Educação Básica
-
Áurea Andrezza Silva dos Santos