Publicações no BrCris
 

Marcia Regina Cordeiro Bavaresco

Pós-doutorado em Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC), Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental (AUPEX/SC), Pedagoga (UNIVALI/SC). Formação Profissional em Neuropsicologia Luriana pela Associação Portuguesa de Psicologia Relacional-Histórica. Foi Servidora Pública da Rede Municipal de Itajaí (SC) como professora de anos iniciais, professora de Apoio Pedagógico e alfabetização, ocupando como cargos na Administração Pública: Coordenação do Programa de Apoio Pedagógico Específico (PAPE) para crianças com dificuldades de aprendizagem, Direção do Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI) e na Supervisão de Gestão Municipal de Políticas Públicas (1999-2010) na Secretaria Municipal de Educação; Assessora pedagógica na Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí -FEAPI; Assessora e Diretora do Departamento de Economia Solidária e Apoio ao Pequeno Empreendedor na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (2012-2014). Docente do Curso de Pedagogia e de Pós-Graduação do Sinergia (2004-2006), Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior- IFES/CNEC (2004-2015), Universidade Mogi das Cruzes (2018-2020). Fundadora e Liquidante da Cooperativa de Trabalho Educacional dos Amigos por um Mundo Melhor- Cooperamme (2014-2022) - inspirada nos princípios do cooperativismo e da economia solidária. Conselheira Municipal de Educação, Formadora e Coordenadora Adjunta do Programa de Formação continuada a Distância de Conselheiros Municipais de Educação em Santa Catarina (PRÓ-CONSELHO/MEC), na UFSC (2009 a 2016). Atuou como Articuladora de SC no Curso Nacional de Formação de Conselheiros Municipais de Educação promovido pela UNCME Nacional e Instituto Anísio Teixeira IAT (2020). É Coordenadora Pedagógica do Curso Estude com a Gente On-line: escolarização e seus Desafios e do Curso Protagonismo Estudantil e o Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação para a Gestão Democrática, destinado a conselheiros municipais de educação do país (Convênio USP- UNCME). Presta consultoria e assessoria educacional para Secretarias Municipais de Educação, na elaboração de Planos Municipais de Educação, Sistemas Municipais de Ensino, Diretrizes Curriculares para Educação Infantil e Ensino Fundamental, Programas de Gestão, Planejamento Estratégico e Avaliação Educacional há mais de 20 anos. Formadora de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco na psicologia escolar e educacional, processos de alfabetização e letramento, educação inclusiva e políticas públicas educacionais. Participou do Grupo de Pesquisa multicêntrica internacional sobre Políticas Públicas e Prática Docente em países da Latino-América-BRASIL, CUBA E MÉXICO: concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da escolarização (2016-2018). É pesquisadora do Grupo de Medicalização intitulada: Dificuldades de escolarização, convivência escolar e repercussões da Covid-19: ações interdisciplinares para o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas na Educação Básica, membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar -LEPPE/USP, da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional- ABRAPEE, Miembro professional de la Sociedad Interamericana de Psicología (SIP) N5283. Idealizadora e Sócia-Proprietária da Plataforma Saber Tear. Atua como Neuropsicopedagoga. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5229-2880.
bachelor's at Pedagogia from Universidade do Vale do Itajaí (1998), master's at Programa de Mestrado Acadêmico em Educação from Universidade do Vale do Itajaí (2004) and doctorate at Education from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Has experience in Education, acting on the following subjects: desenvolvimento e aprendizagem, formação continuada, dificuldades de aprendizagem, plano municipal de educaçao and educação infantil.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •