Celia Regina Otranto
Celia Regina Otranto é Professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Teve sua aposentadoria voluntária aprovada pela Portaria 366/GR, de 18 de abril de 2019, com proventos integrais. Desenvolveu estágio pós-doutoral em educação na UNICAMP (2008) , concluiu o doutorado em Ciências Sociais na UFRRJ (2003) e o mestrado em educação na UFRJ (1986). Coordenou o Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares- PPGEduc, de 2012 a 2014 e foi vice-coordenadora do mesmo Programa de 2014 a 2016 e de 2010 a 2012. É líder do GEPHUR (Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural), atua como pesquisadora da Rede UNIVERSITAS/BR, ligada ao GT 11 da ANPEd. Assumiu, em 2015, a vice-coordenação do GT 11 da ANPEd e, em 2017 assumiu a coordenação, e foi reconduzida para o período 2019-2021. É membro do Comitê Científico da ANPEd. Foi Presidente do Conselho de Ética da UFRRJ de 2011 a 2015. Publicou 10 livros, 27 capítulos de livros, 26 artigos em periódicos especializados, e 61 trabalhos em anais de eventos. Elaborou 49 trabalhos técnicos, participou de 42 assessorias/consultorias e de 105 eventos acadêmico-científicos, sendo 9 internacionais e 94 nacionais, apresentando comunicações, palestras e conferências. Conta com 61 orientações concluídas, sendo 6 de graduação, 26 de pós-graduação lato sensu e 21 de mestrado acadêmico, 06 de doutorado acadêmico; 01 de instalação de recém-doutor, 01 orientação a bolsista OBEDUC/UNIVERSITAS, 2 Estágios de docência e 4 pesquisas PIBIC. Foi membro titular de 181 bancas de conclusão de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado e 91 bancas de comissões julgadoras diversas. Desenvolve várias atividades de consultoria ad-hoc e comitê científico de eventos. Foi Editora Associada da EDUR (Editora da Universidade Rural).Recebeu 1 prêmio e/ou homenagem. Atua na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e História da Educação. Em suas atividades profissionais interagiu com 136 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos e em outras atividades acadêmicas. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: política educacional, formação de professores, educação superior, história da educação, historiografia, educação profissional, autonomia universitária, legislação educacional e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
graduation at Pedagogia from Centro Universitário Augusto Motta (1980), master's at Education from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) and doctorate at Agronomy from Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Has experience in Education, acting on the following subjects: política educacional, formação de professores, educação profissional, educação superior and educação.
Áreas De Investigação
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