Educação Profissional
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIOS, ARTICULAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS
-
A DIALÉTICA NAS FRONTEIRAS DA CONVIVÊNCIA: O MOVIMENTO DOS SUJEITOS A PARTIR DE UMA ESCOLA TÉCNICA INDUSTRIAL EM DIREÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO
-
(Re)arranjos do ensino técnico agrícola brasileiro: da extinção da COAGRI ao atual projeto de construção de novas políticas
-
.PROFISSIONALIDADE DOCENTE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: BUSCANDO DIÁLOGOS
-
?FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO EDUCANDO: um estudo de caso no Cefores - UFTM?
-
?Novo? Ensino Médio ou quando o velho está (re)nascendo: consensos e disputas nas regulamentações curriculares dos anos 1990 aos atuais.
-
?O PROEJA vai fazer falta?: uma análise de diferentes projetos educativos a partir dos discursos de estudantes nas aulas de Matemática
-
A importância da Secretaria Escolar para a Qualidade do Atendimento as demandas da Escola e da Comunidade
-
A A legislação educacional para o trabalho no Brasil: do império à primeira república
-
A Ação Educativa dos sindicatos dos trabalhadores, diante das novas demandas de qualificação e requalificação, causadas pela reestruturação capitalista.
-
A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na Educação Profissional
-
A CARREIRA NO MAGISTÃ?RIO DA EDUCAÃ?Ã?O BÃ?SICA TÃ?CNICA E TECNOLÃ?GICA E O PERFIL DO DOCENTE SEM DEDICAÃ?Ã?O EXCLUSIVA NO IFRN
-
A Competência Na Educação Profissional: Fundamentos E Práticas
-
A CONCEPCAO DA POLITICA DE EDUCACAO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA DITADURA CIVIL-MILITAR: a implantacao do SENAI, no municipio de Cameta-Para (1975-1985)
-
A concepção de formação humana nos Cadernos de Formação do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE)
-
A Concepção de Trabalho entre Adolescentes no Contexto do Pós-Modernismo
-
A concepção de trabalho para menores de 14 a 17 anos das zonas rural e urbana no estado do Rio de Janeiro
-
A construção de uma cultura política republicana em Minas Gerais nos discursos das reformas da educação pública nas primeiras décadas da República (1891-1910)
-
A Criança Trabalhadora: a práxis na rua
-
A CRIAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E O CONTEXTO DO IFBA
-
A cultura do consumo no século XXI: uma proposta de intervenção pedagógica para o ensino de Matemática no PROEJA
-
A docência na Educação de Jovens e Adultos: um estudo a partir do Programa Mulheres Mil no IFSUL ? Câmpus Sapiranga/RS
-
A Educação de de Goiânia: a construção do currículo pelos sujeitos da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA)
-
A Educação de Jovens e Adultos na empresa como uma das formas de conjugar o verbo privatização: um estudo de caso de uma empresa metal mecânica no Paraná que oferece escolarização para os seus trabalhadores.
-
A educação e a inserção do homem na sociedade e no mundo do trabalho - Um estudo sobre o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)
-
A Educação e as novas tecnologias do campo de telecomunicações.
-
A Educação Física e os Esportes nos Institutos Federais de Educação, Ciência eTecnologia: Debatendo os rumos da formação dos estudantes
-
A Educação Politécnica no Brasil do século XXI.
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEARÁ: O PROJETO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOB A CRÍTICA MARXISTA
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
-
A educação profissional de meninas em privação de liberdade
-
A Educação Profissional de Nível Médio no contexto da hegemonia política presente no CEE RJ: contradições e controvérsias entre as autorizações dos cursos técnicos da saúde e os programas de formação dos trabalhadores do SUS.
-
A educação profissional dos jovens e a modernidade brasileira no início do século XX
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: MEANDROS, CONTRADIÇÕES E DESCAMINHOS DA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E OS PROCESSOS EDUCATIVOS NÃO-FORMAIS EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO CONTRAPOSIÇÃO À IDEOLOGIA DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA COM PROFESSORES DO IFRN/CAMPUS MOSSORÓ
-
A educação profissional na agenda de políticas públicas de educação no Estado de São Paulo e a expansão do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
-
A Educação Profissional no Brasil: Relações entre o Capital, o Estado e a Política Pública
-
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a hegemonia no CEE RJ: um confronto entre as autorizações dos cursos técnicos da saúde e os programas de formação dos trabalhadores do SUS.
-
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO NOS CENTROS ESTADUAIS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO RURAL (CEIERS) DO ESPÍRITO SANTO: A PRÁXIS PEDAGÓGICA ORIENTADA PELA RELAÇÃO TRABALHO, CIÊNCIA E CULTURA DO CAMPO
-
A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL:VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
-
A Escola da Escolha no Rio Grande do Norte: Apontamentos Acerca do Papel do Professor
-
A ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
-
A estruturação do habitus professoral: professores bacharéis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
-
A Evasão e as Políticas de Ações Afirmativas de Permanência dos alunos com Deficiência nos Campis do IFFar
-
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: historicidade e diagnóstico
-
A Experiência da Educação Profissional para Egressas Atendidas pelo PRONATEC
-
A experiência escolar na Educação Profissional integrada à EJA: relações de saber de estudantes mulheres em sala de aula
-
A extensão no âmbito da educação profissional de nível tecnológico: estudo exploratório em uma instituição de ensino pública do estado de São Paulo
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PROPICIADA PELO INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDE PELA EDUCAÇÃO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR JOÃO FAUSTINO FERREIRA NETO
-
A formação continuada segundo professores do ensino técnico
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (2008-2019)
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES OFERTADA PELO INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO AOS PROFESSORES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: VOZES DE PARTICIPANTES DO PROCESSO
-
A formação de professores para a educação profissional e tecnológica na perspectiva da Educação Ambiental> a desaceleração do tempo e desfragmentação do currículo.
-
A formação do professor de ensino técnico face às novas exigências do mundo do trabalho e da educação.
-
A Formação do Professor do Ensino Técnico de Nível Médio e a cultura docente.
-
A Formação do Profissional em Dança: o ineditismo da proposta de educaçãointegrada em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro
-
A formação do trabalhador no Proeja: entre os laços e embaraços do discurso oficial e os Diálogos/PROEJA no IFG
-
A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM NATAL /RN: um estudo sobre a experiência da Escola de Saúde da UFRN
-
A FORMAÇÃO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
-
A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE DUALIDADE AMPLIADA
-
A formação dos Estudantes dos Cursos Técnicos do CEFETES a Partir de Uma Metodologia de Estágio que Integra as Dimensões Acadêmica, Laboral e Investigativa
-
A formação dos trabalhadores na rota dos trilhos: O PROEJA nos municípios de Açailândia e Buriticupu
-
A Formação em Libras como Política de Inclusão no Contexto da Educação Profissional Tecnológica
-
A formação em nível superior do profissional de turismo: visão dos dirigentes das associações de classe, das agências de turismo / hotéis / empresas organizadoras de eventos e órgãos oficiais de turismo na cidade do Rio de Janeiro
-
A formação humana e o mundo do trabalho: a Guarda Mirim de Montes Claros - MG (1992-2016)
-
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL: A CONSTRUÇÃO ENDÓGENA DO CONHECIMENTO NO SENAI/DR - MS
-
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES ATRAVÉS DO CURSO CUIDADORA DE IDOSOS OFERTADO A PARTIR DO PROJETO SABER CUIDAR - FORMAÇ Ã O CIDADÃ PARA AUTONOMIA E GERAÇ Ã O DE RENDA PARA MULHERES NO IFSP - CÂMPUS ARARAQUARA NOS ANOS DE 2017 A 2019
-
A formação profissional e o mercado de trabalho dos Técnicos Agricolas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão . Campus São Luís Maracanã .Maranhão - Brasil
-
A formação profissional: trajetórias e expectativas de estudantes de cursos técnicos de nível subsequente
-
A FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NA ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE - PE.
-
A Formação técnica profissional: dos ruídos do "bate-estacas" aos "bytes" da informática
-
A Gestão da Educação Profissional no CEFET -PARÁ a partir dos anos 90: perspectivas democraticas ou práticas autoritárias?
-
A HISTORICIDADE DA EDUCAÃ?Ã?O PROFISSIONAL: O PORTAL DA MEMÃ?RIA DO IFRN
-
A importância da extensão tecnológica para a travessia rumo à educação politécnica
-
A importância do desenvolvimento intelectual e comportamental do trabalhador nas novas formas de organização do trabalho
-
A INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA PARA A REDE DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA: historicidade e contribuições
-
A industria quimica e a qualificação da força de trabalho : a formação do tecnico quimico pelo COTICAP (1965-1980)
-
A INFLUÊNCIA DA MEDITAÇÃO NO NÍVEL DE ESTRESSE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE
-
A INTEGRAÇÃO CURRICULAR E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
-
A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: RELAÇÕES ENTRE A ARTE E O NÚCLEO PROFISSIONALIZANTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
-
A Interdisciplinaridade nas escolas de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional dos Sertões de Canindé.
-
A LITERACIA E O MUNDO DO TRABALHO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
-
A língua inglesa no curso de Odontologia: uma contribuição para a formação do cirurgião-dentista
-
A nova sociabilidade capitalista e a natureza da política de juventude no governo Lula: uma análise da
-
A OCORRÊNCIA DA LINGUAGEM CIENTÍFICA E DA LINGUAGEM COTIDIANA NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM QUÍMICA
-
A oficina pedagógica -Percepções e sentimentos das pessoas com deficiência sobre o mundo do trabalho- e o aplicativo -eficiente-
-
A Pedagogia da cidadania tutelada: lapidar corpos e mentes
-
A pedagogia das competências nos cursos técnicos do CEFET-PB: limites e contradições
-
A percepção dos estudantes do EMI do IFC campus São Bento do Sul acerca dos eventos naturais que ocorrem na cidade de Rio Negrinho ?SC
-
A percepção dos policiais militares do Estado de São Paulo quanto à contribuição da Rede de Ensino a Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública para o seu desempenho profissional.
-
A permanencia em cursos técnicos na modalidade a distância: uma análise da usabilidade pedagógica aplicada em ambientes virtuais de aprendizagem
-
A pesquisa como princípio educativo: contribuições para a formação profissional de alunos do curso técnico de Guia de Turismo/Proeja
-
A política de avaliação do PROEJA no Estado do Paraná.
-
A Política de Educação Profissional do Governo Magalhães Barata no Estado do Pará - 1956 a 1959 : análise do desenvolvimentismo
-
A política de educação profissional para a Rede Federal no governo Dilma: análise do direito a educação no IFES no contexto da Expansão/PRONATEC
-
A Política de formação profissional do Sindicato dos Bancários de Curitiba em face da reestruturação Capitalista
-
A POLÍTICA EDUCACIONAL DO PROEJA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
-
A PRESENÇA DOS ALUNOS DETENTOS NO ENSINO TÉCNICO: um estudo da relação professor x aluno
-
A produção de Alunos-Trabalhadores da Saúde: Conhecimento Construído e Apropriado
-
A produção do conhecimento na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica acerca das práticas pedagógicas no EMIEPT
-
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES: A CONFIGURAÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO
-
A PROPOSIÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA PARA FORMAÇÃO DO TRABALHADOR DE NOVO TIPO
-
A proposta de qualificação profissional da CUT/PARÁ na perspectiva da educação integral: A experiência do Projeto Estadual "POROROCA"
-
A prática do tripé ensino, pesquisa e extensão para a formação dos docentes dos Institutos Federais
-
A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ: UMA ANÁLISE DA ESCOLA E.E. PROFISSIONAL PROF. MOREIRA DE SOUSA.
-
A prática pedagógica dos professores de ensino técnico no ensino por competências: resistências ou desafios?
-
A qualificação do técnico de imobilizações ortopédicas (TIO) na percepção de técnicos e de ortopedistas: perspectivas profissionais no município do Rio de Janeiro a partir de 2010
-
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DAS PRÁTICAS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PARA O TRABALHO NO TERRITÓRIO: um estudo com equipes dos complexos da AP 3.1. no município do Rio de Janeiro
-
A Qualificação Profissional na Gestão da Força de Trabalho dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) do Porto de Paranaguá-PR
-
A realidade do estágio supervisionado no ensino profissionalizante de nível médio : um estudo sobre o curso de Técnico Agrícola da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste-RO
-
A recontextualização das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas e a reforma da Educação Profissional
-
A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA CIDADE DE BARRA DO CORDA - MA
-
A reestruturação da educação profissional no Brasil e o processo de metamorfose dos Centros Tecnológicos Federais: estudo de caso do CEFET -AL
-
A reforma Capanema e a reestruturação do ensino técnico industrial
-
A reforma como paradigma: um estudo de caso na Escola Agrotécnica Federal de Rio Verde
-
A reforma do nível técnico do ensino profissional: análise das novas competências orientadas na proposta pedagógica do CEFET-RN
-
A Relevância da Formação Ética na Educação Profissional e Tecnológica nos Cursos de EMI do IFPA Campus Belém.
-
A TECNOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA DA TÉCNICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE DIFUSÃO DE SABERES
-
A trajetória da Educação Profissional no Instituto Politécnico Estadual, transpondo os muros da escola
-
AAVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES NO CENTRO PAULA SOUZA: PROPOSTA SERVEDUCA
-
Abandono e permanência escolar na Educação Profissional e Tecnológica: olhares de trabalhadores da educação do Instituto Federal de Santa Catarina
-
Abandono escolar na Educação Profissionale Tecnológica: ideologias, concepções, tensões e disputas que o envolve
-
Abuso de drogas e rendimento escolar de jovens: contribuições para a educação profissional
-
Acervo Digital e as Memórias do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal da Bahia, Campus Eunápolis
-
Acesso de Alunos de Escolas Públicas aos Cursos Técnicos do CEFET-RJ
-
ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: desafios e perspectivas de estudantes negros (as) cotistas
-
ACL e inserção no mundo do trabalho ? estabelecendo parcerias
-
Acompanhamento de Egressos: uma proposta para o Ensino Médio Integrado no Instituto Federal do Pará ? Campus Belém
-
Acácia Zeneida Kuenzer
-
Ad-mirando o professor de formação técnica : o fazer-se docente no encontro com o PROEJA em dois campi do IFSUL
-
Adam Benedito do Carmo de Sousa
-
Adelize Trentin Lemes
-
Adelmo de Souza Xavier
-
Adelson Fernandes Moreira
-
Adriana Aparecida de Souza
-
Adriana Cláudia Turmina
-
Adriana de Fátima Cruz Rodrigues
-
Adriana dos Reis Ferreira
-
Adriana Oliveira Aguiar
-
Adriana Peres Figueiredo
-
Adriana Ponciano Fernandes Sarkis Rocha
-
Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues
-
Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa
-
Adriano Larentes da Silva
-
Adson Eduardo Resende
-
Agente de Controle de Endemias: trajetória de uma ocupação profissional - estudo de caso do Município de Niterói
-
Alanna Cristina Landim Souza
-
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
-
Alessandra da Silva Zanini
-
Alessandra Ferreira da Silva
-
Alessio Trindade de Barros
-
Alexandre Moreira
-
Aline Cardoso de Oliveira Macedo
-
Aline Graciele Mendonça
-
Aline Hygino Carvalho Monteiro
-
Aline Moraes da Costa Lins
-
Aline Viveiros
-
Aliny Karla Alves de Freitas Lira
-
Altamiro Batista da Rocha Junior
-
Alvaro Itauna Schalcher Pereira
-
AMBIENTES NÃO-CONVENCIONAIS DE EDUCAÇÃO: Sua Contribuição Para a Formação Profissional do Aluno
-
Ana Beatriz Bahia Spinola Bittencourt
-
Ana Beatriz Castelo Branco Destruti
-
Ana Cláudia Uchôa Araújo
-
Ana Cristina Lourenço Vargas
-
Ana Frieda Ávila Nossack
-
Ana Julia Calazans Duarte
-
Ana Karine Loula Torres Rocha
-
Ana Lucia Jezuino da Costa
-
Ana Lúcia Ferreira de Queiroga
-
Ana Margarida de Mello Barreto Campello
-
Ana Maria Argenton Woltz
-
Ana Maria Dias Galvão
-
Ana Maria Freitas Teixeira
-
Ana Nelly de Castro Gregorio
-
Ana Paula Bellizia
-
Ana Paula Rocha dos Santos
-
Ana Paula Viana Maia
-
Ana Rita Leandro dos Santos
-
Ana Valéria Scavuzzi de Souza
-
Ana Íris Fernandes Camelo
-
Anderson de Freitas Vietro
-
Anderson Monteiro da Rocha
-
Anderson Spavier Alves
-
Anderson Teixeira Boanafina
-
Andrea da Paixão Fernandes
-
Andrea de Carvalho Zichia
-
Andressa Alves Watanabe Schindler
-
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares
-
Anna Carolina Salgado Jardim
-
Anna Katyanne Arruda Silva e Souza
-
Antonio Almeida Carreiro
-
Antonio Almerico Biondi Lima
-
Antonio Cipriano Parafino Gonçalves
-
Antonio Pereira
-
Antonio Sebastião Galdeano
-
Antônia Francimar da Silva
-
Antônio Wagner Chagas Magalhães
-
ANÁLISE DA ATIVIDADE DO DOCENTE DE INFORMÁTICA QUE ATUA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
-
ANÁLISE DA INSERÇÃO PROFISSIONAL E DAS HABILIDADES DO TÉCNICO EM LOGÍSTICA: PERSPECTIVA DE EGRESSOS E EMPRESAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
-
Análise da prática educativa de Biologia na Educação Profissional e Tecnológica com relação à integração entre formação geral e profissional e abordagem CTS
-
ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E/OU TECNOLÓGICA NO BRASIL
-
Análise do Programa Nacional de Primeiro Emprego do Governo Lula - Programa Soldado Cidadão
-
ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS ESTATÍSTICAS DO ENSINO DE 2º GRAU NAS MENSAGENS PRESIDENCIAIS AO CONGRESSO NACIONAL (1971-1979)
-
ANÁLISE PRELIMINAR DAS AÇÕES DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA FEDERAL
-
Aparecida Alice Barbosa
-
Aprender a apropriar-se das exigências tecnológicas para continuar trabalhando: o ingresso e a permanência do idoso no mundo do trabalho como motorista de aplicativo em Curitiba
-
Aprendizagem baseada em projetos: uma experiência educativa na educação profissional e tecnológica
-
Aprendizagem e imprendizagem : trajetórias profissionais e relação com o saber na atividade de trabalho na panificação e na confeitaria
-
Aprendizagem Meta-Interativa: Reestruturação da Aprendizagem para o desenvolvimento Cognitivo e Afetivo de Estudantes da Educação Profissional
-
Aprendizagem profissional de surdos: superando desafios da comunicação em sala de aula.
-
Apresentação do Dossiê 'Educação Profissional Tecnológica'
-
Arno Costa
-
Arão Davi Oliveira
-
AS AÇÕES DO SENAI NO ÂMBITO DO PRONATEC EM PERNAMBUCO.
-
As concepções de trabalho contidas no livro didático de história "Das cavernas ao terceiro milênio" - Da proclamação da república no Brasil aos dias atuais: A linguagem como prática social
-
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR APLICADA AOS ALUNOS DO 2º ANO DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
-
As disciplinas humanísticas e a formação para o trabalho na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1985)
-
As mudanças no mundo do trabalho e a produção da subjetividade em jovens trabalhadores
-
As Mutações do campo qualificação: trabalho, educação e sujeitos coletivos no Brasil contemporâneo
-
AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM EM NATAL/RN: EXPANSÃO E DIVERSIFICAÇÃO (1970-2000)
-
As políticas públicas de Ensino Médio Integrado: concepções, disputas e indeterminações
-
As Políticas Públicas para a Educação Profissional no Brasil no Contexto da Sociabilidade Neoliberal
-
As Possibilidades da Qualificação Profissional para a Consolidação de um Sindicato Cidadão: o Caso do SINDPD-DF
-
As relações dos sujeitos educandos e educandas do PEPEJA com a apropriação dos conhecimentos de Física
-
As relações entre o estado e a escola: um estudo sobre o desenvolvimento da educação profissional de nível médio no Brasil.
-
As trajetórias de jovens egressos universitários e sua inserção profissional.
-
Atenção Cardiovascular de Alta Complexidade na Baixada Fluminense - RJ Análise do Projeto Cardioredes
-
ATIVIDADE DE TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ENTRE NORMAS E RENORMALIZAÇÕES: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
-
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: UM ESTUDO NAS DISCIPLINAS TÉCNICAS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SEGURANÇA DO TRABALHO NA FORMA SUBSEQUENTE NA MODALIDADE EAD DO IFRN
-
Atualização dos currículos dos cursos superiores de tecnologia frente às demandas do mercado
-
ATUAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA QUANTO A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS EM SAÚDE
-
Atuação dos assistentes de ensino (teaching assistants) ao redor do mundo: correlações com os profissionais brasileiros
-
Autonomia, Cooperação e Conhecimento na exoeriencia de trabalho de metalúrgicos da serra gaúcha.
-
Avaliação da educação profissional : um estudo sobre indicadores educacionais específicos
-
Avaliação da educação profissional: análise bibliométrica no âmbito da literatura científica
-
Avaliação de impacto da curricularização da extensão: proposta para uma instituição federal de educação profissional e tecnológica
-
AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DO PRONATEC CAMPO E O DIREITO À EDUCAÇÃO: QUE QUALIDADE É POSSÍVEL?
-
Avaliação do desenvolvimento de habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química
-
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO AUXÍLIO PERANÊNCIA PRESENCIAL NA VIDA DOS DISCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA: UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS SAMAMBAIA
-
AVALIAÇÃO DO PLANFOR NA VISÃO DOS USUARIOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: ENTRE A INSERÇÃO NO MERCADO DETRABALHO E A INCLUSÃO SOCIAL
-
Avaliação do Processo de Implementação do PROEJA: a experiência do Campus Boa Vista - Centro do Instituto Federal de Roraima
-
Avaliação do processo ensino/aprendizagem no PROEJA do Instituto Federal do Tocantins Campus Araguatins.
-
Avaliação Emancipatória da política pública de Educação Profissional e Tecnológica a partir das memórias do Instituto Federal do Maranhão - Campus Imperatriz
-
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
-
Avelino Aldo de Lima Neto
-
Ações de formação docente sobre a metodologia sala de aula invertida no IFPI, Campus Piripiri-PI
-
Beatriz Maria Arruda de Araujo Pinheiro
-
Beatriz Pereira Teixeira da Silva
-
Benedita Francisca Alves
-
Biossegurança, um novo desafio na formação do profissional de saúde pública: avaliação da implementação do Programa Nacional de Capacitação em Biossegurança Laboratorial na Bahia
-
Blended Learning na promoção de aprendizagem ativa na formação em serviço - o caso de uma Escola de Governo do Poder Judiciário Trabalhista
-
Bárbara Regina do Espírito Santo Cerqueira
-
CAIO TEIXEIRA BRANDÃO
-
Camila Batista Gama de Oliveira
-
Camila Gomes Nogueira
-
Camila Lima Santana e Santana
-
Caravanas culturais em comunidades do Sertão Paraibano
-
Carla Odete Balestro Silva
-
Carla Porto Lourenço
-
Carla Sofia Dias Brasil
-
Carlos Alberto de Jesus
-
Carlos Alberto Ramos dos Santos
-
Carlos Leopoldo Pinto Siqueira
-
Carlos Ney Nascimento de Oliveira
-
Celia Regina Otranto
-
Celso Abrão dos Reis
-
CERTIFICAÇÃO DE SABERES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROJETO PILOTO EM SANTA CATARINA
-
Certificação de saberes docentes na educação profissional: construção de um projeto-piloto
-
CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHADORES E TRABALHAHDORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS: REFLEXÕES PARA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA
-
Charlini Contarato Sebim
-
Cidadãos para o Mundo do Trabalho: os IFs e o projeto societário de desenvolvimento
-
Cilmara Aparecida Ribeiro
-
Ciro Ferreira de Carvalho Junior
-
Clayte de Paula Azevedo
-
Cleiton Geraldo Mendes Miranda
-
Cleonice Andréa Alves Cavalcante
-
Cleunisse Rauen De Luca Canto
-
Cláudia Andréia Gräff
-
Cláudia Motta da Rocha Naves
-
Cláudia Zank
-
Clóves Alexandre de Castro
-
CO-RESPONSABILIDADE DO APRENDER: o dar-se conta do estudante e o agir pedagógico
-
Competência comunicativa e formação docente
-
Competência de pensamento crítico na formação acadêmica do enfermeiro pelo prisma das redes sociais de conhecimentos
-
Compreensão e análise dos termos utilizados para designar a educação profissional e o ensino técnico
-
COMPREENSÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER DE PROFESSORES QUE ATUAM NO CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO E DESIGN DE MODA NO INSTITUTO FEDERAL - CAMPUS JARAGUÁ DO SUL
-
Conceitos subsidiadores da EPT: percepções de professores que atuam na Educação Profissional integrada ao Ensino Médio no munícipio de Mossoró ?RN sobre esses termos
-
Concepção e prática do ensino médio integrado : a percepção dos professores da ETF Palmas - Tocantins
-
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PERCEPÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
-
Concepções de Professores sobre práticas pedagógicas na Educação Profissional - curso técnico em mineração IFRN/CNAT
-
Concepções de saúde que orientam a formação dos trabalhadores técnicos da saúde nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
-
Concepções de trabalho, educação e saúde na formação e atuação profissional do nutricionista no âmbito da estratégia de saúde da família no município do Rio de Janeiro
-
Concepções e práticas pedagógicas na formação de técnicos em enfermagem na ETSUS Professora Ena de Araújo Galvão
-
Concepções em disputa sobre educação profissional no contexto da redemocratização brasileira
-
Concepções pedagógicas na formação do profissional técnico de enfermagem da Escola Técnica Estadual de Saúde - FAETEC
-
Configuração e Consolidação de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
-
Constituição de Comunidades Locais de Prática Profissional: contribuições para a construção de um currículo integrado no Curso Técnico na modalidade de EJA
-
Construção de significados e ambiguidades na supervisão de estágio em psicologia
-
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COM FONTES HISTÓRICAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA NO PROEJA
-
Contribuições do Programa de Iniciação Científica aos Alunos do Ensino Médio Integrado no IFPA Campus Belém
-
CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR OS DESASTRES NATURAIS A PARTIR DE REFLEXÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFC CAMPUS SÃO BENTO DO SUL: O CASO DE RIO NEGRINHO-SC
-
CORPO E CONHECIMENTO: PRÁTICAS INTEGRADORES A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA
-
COZINHA DIDÁTICA BÁSICA - PROPOSTA DE ESTRUTURA FÍSICA PARA EFETIVA FORMAÇÃO DO COZINHEIRO PROFISSIONAL
-
Crise da legitimação da concepção crítica de currículo no pensamento edcacional brasileiro
-
Crislaine Gruber
-
Cristiane Mascarenhas Leite
-
Cristiane Teresa Dombosco
-
CRITICIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: prática e ferramentas dialógicas
-
Cultura e saberes dos trabalhadores profissionais-técnicos nas equipes de Saúde da FamíliaCulture and knowledge of technical workers in Family Health teams
-
Currículo de nível medio de enfermagem e a saúde do idoso
-
Currículo e qualidade de vida no trabalho: papel da formação profissional na prevenção de doenças ocupacionais ligadas ao uso do computador
-
CURRÍCULO INTEGRADO NA MODALIDADE EJA: A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO PROEJA
-
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas
-
Currículo por competência: os desafios da sua implantação
-
CURRÍCULOS DE HABILITAÇÕES DO ENSINO DE 2° GRAU NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENTRE 1971 A 1996
-
Curso Técnico de Logística Integrado ao Ensino Médio do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon em Simões Filho, BA. Um modelo de Políticas Públicas em Educação Profissional (2008-2014)
-
Curso técnico em Meio Ambiente: análise crítica de uma experiência inovadora no RJ
-
Curso Técnico em Meio Ambiente: análise crítica de uma experiência no Rio de Janeiro
-
Cursos Tecnológicos: emergência de uma nova regulação.
-
Cássia Marisa Manoel
-
Cícero Barbosa da Silva
-
Cíntia Magno Brazorotto
-
Da Educação Profissional para a Educação Tecnológica: Um Estudo do Curso de Eletrotécnica do Cefet-PR
-
Da escuridão das carvoarias à luz da educação. Estudo sobre educação e trabalho infantil
-
DA FUNÇÃO PEDAGÓGICA AO TRABALHO PRECARIZADO NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS PELOTAS DO IFSUL ENTRE OS ANOS DE 2012 E 2019
-
Da ilustração à história da educação profissional: o uso de imagens no livro História do ensino industrial no Brasil
-
Daiana Crús Chagas
-
Dalva Garcia de Souza
-
Daniel Monteiro da Silva
-
Daniela Oliveira Müller
-
Daniella Regina Farinella Jora
-
Danielle Piontkovsky
-
Danielle Ritter Kwiatkoski
-
Darlan Daniel Alves
-
Das Artes e Ofícios ao Ensino Industrial: continuidades, adaptações e rupturas na construção da identidade do CEFET/RJ
-
Das docências narradas e cruzadas, das sur-presas e trajetórias reveladas : os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional
-
DAS DOCÊNCIAS NARRADAS E CRUZADAS, DAS SUR-PRESAS E TRAJETÓRIAS REVELADAS: Os fluxos de vida, os processos de identificação e as éticas na escola de educação profissional.
-
Das Escolas de Aprendizes Artífices ao ensino técnico industrial (1909-1943)
-
De instrumentos do trabalho a recursos didáticos para aulas de Matemática: experiências em e para cursos técnicos
-
Delmir da Costa Felipe
-
Denise Lima de Oliveira
-
Desafios enfrentados por pequenas e médias empresas do setor de software nos processos de educação corporativa: um estudo exploratório
-
Desafios à construção de uma escola unitária: a implantação do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Catarinense - Campus de Concórdia
-
Desenvolvimento de competências profissionais na área de logística: estudo sobre o modelo de formação adotado pelo SENAC em Divinópolis-MG
-
Detetive da saúde: um jogo de tabuleiro e sua contribuição para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
-
Diana Sampaio Melo
-
Didática coerente com a pedagogia histórico-crítica: elementos de aproximação da educação do jovem adulto trabalhador
-
Dignidade da pessoa humana: Proeja IFRJ e direito à educação
-
Dimensão cultural do trabalho técnico em gestão em saúde
-
DIMENSÕES DO CUIDADO:um estudo sobre a formação de Técnicos em Higiene Dental
-
Diversidade Religiosa na Educação Infantil: um estudo de caso na rede municipal de São José dos Campos
-
Diálogos com a História da Educação Profissional no Brasil: Permanências e Contradições
-
DO ?NÓ DO 2º. GRAU? AO ULTRACONSERVADORISMO DA ATUAL POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL: ATUALIDADE E URGÊNCIA DO PENSAMENTO DE DERMEVAL SAVIANI
-
Do estado do conhecimento ao conhecimento do estado: A EJA-EPT no interior da Rede Federal e o problema da intelectualidade
-
DOCENTES NÃO LICENCIADOS E PEDAGOGOS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA
-
DOCENTES NÃO LICENCIADOS E SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NO IFRN: CAMINHOS DISCURSIVOS ENTRE O TRABALHO E A EDUCAÇÃO
-
Docentes não licenciados e sem dedicação exclusiva no IFRN:: caminhos discurssivos entre trabalho e educação
-
DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: COMPROMISSO COM AS DEMANDAS DO MERCADO OU COM A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL?
-
Dr. Ronaldo Marcos de Lima Araujo
-
Dëbora dos Santos
-
EAD: Critérios e Diretrizes para Aplicação em Ações Educacionais na ESP-MG
-
Ederbal Forest da Silva
-
Edilene Rodrigues da Silva
-
Edilene Teles da Silva
-
Editor de texto coletivo (ETC) : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
-
Edney Clemente de Souza
-
Edson Moacir Ahlert
-
Eduardo Anacleto de Souza Veiga
-
Eduardo Álvares da Silva Barcelos
-
Educar a mão e o olhar para o trabalho: a disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 - 1937)
-
Educação Profissional e Tecnológica: cotejamentos entre Brasil e Argentina na busca do "novo desenvolvimentismo"
-
Educação ambiental como elemento necessário à formação humana integral: trilhando caminhos possíveis na educação profissional
-
Educação Ambiental Crítica no Ensino Médio Integral: Uma proposta do Projeto Conhecer Pedalando para a Educação Profissional Tecnológica
-
Educação de Jovens e Adultos em Volta Redonda: trajetórias forjadas no aço
-
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OU EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA? CONCEPÇÕES EM DISPUTA NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA.
-
Educação e prática social: Um estudo a partir da (re)construção do projeto político pedagógico de uma instituição de educação profissional
-
Educação física escolar: possibilidades para os cursos de ensino médio integrado do IFMS
-
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PROGRAMA SENAI DE AÇÕES INCLUSIVAS ? PSAI NO SENAI AM
-
Educação na Era Digital - Percepção da Qualidade do ensino em Aulas Remotas
-
Educação Profissional - Influência das Cadeias Produtivas nas Diretrizes Curriculares
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS: Um estudo de caso no curso técnico da área da gastronomia no Município do Rio de Janeiro
-
Educação Profissional e Desenvolvimento Local: a pratica de formação dos trabalhadores no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins
-
Educação profissional e emprego: um estudo de caso de egressos dos cursos técnicos do CEFET - GO
-
Educação Profissional e inserção no mundo do trabalho: uma análise dos desafios e possibilidades dos egressos do curso Técnico em Hospedagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano ? Campus Teixeira de Freitas
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: DISCUTINDO UMA EPISTEMOLOGIA QUE CONSIDERE O LOCAL
-
Educação Profissional e Técnica na França e no Brasil: histórias cruzadas
-
Educação profissional em enfermagem: prazer e sofrimento no trabalho docente
-
Educação profissional em saúde nos governos lula e dilma: análise das políticas formuladas para a formação dos trabalhadores de nível médio
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: HISTÓRIA E POLÍTICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS
-
Educação Profissional no IFRS Caxias do Sul - Inclusão, Acessibilidade e Interdisciplinaridade em tempos de COVID-19
-
Educação Profissional no Sistema Único de Saúde em Goiás
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS E ADULTOS NO LITORAL PARANAENSE
-
Educação profissional técnica de nível médio EaD em um município do sudoeste de Minas Gerais
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, PERMANÊNCIA ESTUDANTIL E DESIGUALDADES RACIAIS E DE GÊNERO - O IFB-GAMA
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE E A TERCEIRIZAÇÃO
-
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS DESCOMPASSOS ENTRE A EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL E O MERCADO DE TRABALHO NO PIAUÍ
-
Educação Profissional: reflexões sobre o processo de avaliação educacional na ETSUS Blumenau Dr. Luiz Educardo Caminha
-
Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico
-
Educação Tecnológica: realidade e utopia da formação profissional em uma Escola Técnica Federal
-
EDUCAÇÃO TÉCNICA E FORMAÇÃO CIDADÃ Um Estudo no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo Unidade de Cubatão
-
EFETIVIDADE DA AVALIAÇÃO DO DOCENTE PELO DISCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE INSTRUMENTO AVALIATIVO
-
EGRESSOS DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS DO CEETEPS: ANÁLISE DO PERFIL E INSERÇÃO PROFISSIONAL
-
EJA, Educação Popular, Proeja: alguns elementos para a reflexão
-
Elaine Ribeiro Gomes
-
Elbo Lacerda Ramos
-
Elcilene Neves de Araujo Ribas
-
Eliana Marinho Fernandes
-
Elias Ferreira Viana
-
Eliezs Silva Leal
-
Elinilze Guedes Teodoro
-
Elisangela Coco dos Santos
-
Eliseanne Lima da Silva
-
Elisete Rodrigues de Souza
-
ELIZABETH ARMINI PAULI MARTINS
-
Ellen Cristine dos Santos Ribeiro
-
Eloise Medice Colontonio
-
Eloise Wacholski Rodrigues
-
Eloí Flôres da Silva
-
EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, UM PORTAL À MEMÓRIA INSTITUCIONAL
-
Empreendedorismo rural : um estudo sobre a inserção do técnico em agropecuária, egresso do IFRS- Campus Sertão
-
Enio Rodrigues Machado
-
ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DE TURISMO: do CEFET/RN ao IFRN – Campus Natal/Central (2005-2011)
-
ENSINO MÉDIO INTEGRADO E BOLSA FAMÍLIA: UM ESTUDO SOBRE A CONFLUÊNCIA DE DUAS POLÍTICAS SOCIAIS NA VIDA DE ESTUDANTES DO CENEP/SJPF (NATAL/RN)
-
Ensino Médio Integrado na Rede FAETEC: do tecnicismo à uma nova concepção de Educação Profissional?
-
Ensino na pandemia: decisões do Instituto Federal de Roraima para o Curso Técnico em Enfermagem
-
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ALTERNATIVA DECORRENTE DA COVID-19
-
Ensino técnico e capacitação profissional: um estudo sobre representações sociais no Instituto federal do Amapá.
-
Entraves e perspectivas de um curso de formação sobre Economia Solidária em universidades: relato de caso
-
Entre o SER e o FAZER: formação técnica em vigilância em saúde no estado do Ceará - um oçhar na perspectiva da gestão e do estudante-profissional
-
Entre tempos e espaços de formação: Plano de Estudos e formação integrada na Escola Família Agrícola
-
Epifanio Davi de Souza Santos
-
Epistemologia da prática e da práxis: características das pesquisas sobre formação docente para Educação Profissional
-
EPISTEMOLOGÍA DE LA INTEGRACIÓN DEL CONOCIMIENTO: UN ESTUDIO DE CASO SOBRE EL USO DE LA CASA MODELO COMO OBJETO PEDAGÓGICO PARA COLABORACIÓN DE LAS DIMENSIONES DE INTEGRACIÓN DEL CONOCIMIENTO EN EL CURSO TÉCNICO DE CONSTRUCCIÓN - PROEJA/IFES.
-
Erika Porceli Alaniz
-
Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Município de São paulo, 15 anos de história -
-
ESTUDO COMPARADO SOBRE EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - BRASIL E ARGENTINA
-
Estudo do Perfil Profissional e da Formação Acadêmica do Tecnólogo em Estétca: estudo de caso
-
Estudo sobre o CursosTécnicos de Nível Médio em Eletromecânica - Perspectivas da Formação Integrada
-
Estágio - Ação Pedagógica: proposta de plano de ação para acompanhamento e avaliação do estágio dos alunos dos cursos técnicos da ETFOP
-
Estágio de Docência Assistida: curso Fic de formação docente para EPT
-
Evasão Escolar e os Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil entre 2003 e 2015
-
Evasão na educação de jovens e adultos no Instituto Federal Goiano - Câmpus Iporá: o ensino de matemática em análise
-
Evelin Stefanie Ferreira Andreolla
-
Evidências históricas do tecnicismo em cartas sobre memórias das práticas pedagógicas na Escola Estadual Professor Anísio Teixeira (1974-1985)
-
Experiências do PROEJA no campus Nilópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
-
Extensão na Educação Profissional Tecnológica: concepções e práticas em uma instituição pública do Estado de São Paulo
-
Fabiana de Pinho
-
Fabiana Sabará Dias
-
Fabiana Teixeira Marcelino
-
Fabio Souza Gomes
-
Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni
-
Felipe Andreolla
-
FERNANDA CONCEIÇÃO DA COSTA FRAZÃO
-
Fernanda dos Santos Nogueira de Góes
-
Fernanda Vogt
-
Formación Humana Integral en las pesquisas sobre la formación tecnológica de los Institutos Federales
-
Formação Continuada de Educadores: Um olhar focado na Educação Profissional e nas movimentações das tecnologias da comunicação e informação
-
Formação continuada de professores na educação de adolescentes, jovens e adultos: uma experiência da secretaria municipal de educação de Goiânia em 2013-2014
-
Formação continuada de professores nas escolas estaduais de educação profissional no estado do Ceará (2008 a 2017).
-
Formação continuada dos socioeducadores do Sistema Socioeducativo
-
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR E CONTEMPORÂNEA ? DA EDUCAÇÃO COMO PRODUTO PARA A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO
-
Formação de professores do ensino médio profissional profissional: análise das politicas educacionais no Município de Rio Verde/GO
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO IF BAIANO NA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO ONLINE PARA O ENSINO HÍBRIDO
-
Formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio: proposições para reflexão
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO CRÍTICA
-
Formação do Formador no treinamento de call enter
-
FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: REFELXÕES E RECOMENDAÇÕES
-
Formação e qualificação dos alunos das Escolas Públicas de Ensino Médio no Estado de São Paulo, pós LDB - Lei 9.394/96
-
Formação inicial de trabalhadores e elevação da escolaridade: políticas públicas de qualificação profissional em discussão (1963-2011)
-
Formação Integral de Trabalhadores da Saúde: reflexões sobre referências teóricas e perspectivas políticas
-
Formação pedagógica em Educação Profissional e Tecnológica: análise de uma experiência com professores em exercício na rede pública estadual do Rio Grande do Norte
-
Formação profissional em tempos de globalização: recuperação da educação e formação humana e cidadã
-
Formação profissional de cozinheiros e percepção de risco em segurança de alimentos
-
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O MUNDO DO TRABALHO: UMA TRAVESSIA EM CONSTRUÇÃO?
-
Formação Profissional Técnica , CTS e Educação Empreendedora: Implicações com os Parques Tecnológicos
-
Formação Profissional Técnica Agroecológica para Assentados no Pontal do Paranapanema
-
Formação técnica agroecológica para assentados no Pontal do Paranapanema: uma análise da experiência desenvolvida pela ETEC/SP.Protocolo CCPQ 2986
-
Formação técnica de nível médio em saúde bucal na forma concomitante à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Técnica do SUS-Acre
-
Francielle Alves Fusaro
-
Francisca Maria Silva Miranda
-
Francisco José da Silveira Lobo Neto
-
Fábia Carvalho de Oliveira
-
Fábio Lustosa Souza
-
Fábio Palhares dos Santos
-
Fátima da Silva Batista
-
Gamificando clássicos literários com o jogo Crealit
-
Gamificando o ensino da literatura: Uma experiência de jogabilidade no ensino médio integrado com o jogo CREALIT
-
GAMIFICANDO O ENSINO DA LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA DE JOGABILIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO COM O JOGO CREALIT
-
Garabed Kenchian
-
Geisa Liandra de Andrade de Siqueira
-
Gerson Batistella
-
Gestão ambiental nas instituições federais de ensino superior: processo educativo na formação profissional
-
Gestão de Habilidades Sociais para Estudantes com Deficiência Intelectual no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica,
-
Gestão democrática na Educação Superior para a diferenciação e acessibilidade curricular
-
Gestão Escolar: Uma avaliação da percepção dos atores nos Centros de Educação Profissional da Rede Estadual da Bahia
-
GESTÃO, AVALIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA EXTENSÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Giana Carla Laikovski
-
Gilvânia Magda Luz de Aquino
-
Giselle Ferreira Amaral de Miranda Azevedo
-
Gislaine Desani da Costa
-
Giuliana de Sá Ferreira Barros
-
Gláucia Torres Franco Novaes
-
Graciela Mara Ordones do Nascimento
-
GRUPO DE ESTUDOS EM TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE (G-TRES)
-
Grupo Educação Básica e Educação Profissional - GEBEP
-
Guilherme Lins de Magalhães
-
Habilidades dos profissionais formados em cursos superiores de tecnologia requeridas pelo mercado de trabalho
-
Havana Diogo Alves Andrade
-
Hedi Maria Luft
-
Heise Cristine dos Santos Aires
-
Helica Silva Carmo Gomes
-
Heriberto Silva Nunes Bezerra
-
História da educação agrícola do sul de Minas Gerais : a Escola Agrícola de Muzambinho (1948-1985)
-
História da educação física na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1968-1998)
-
História da Faculdade de Nutrição, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1976
-
História do Centro de Ensino de 2º Grau Professor Anísio Teixeira (1974-1985)
-
HISTÓRIA, CULTURA ESCOLAR E MEMÓRIA DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1982-2002)
-
Hormindo Pereira de Souza Junior
-
Hosana Helena Peregrino
-
Humberto Hickel de Carvalho
-
IF'S, uma história por fazer-se e os caminhos da pesquisa
-
IFC - Rio do Sul: Memória institucional e relações com territórios de vulnerabilidade social
-
IFSC-URUPEMA (SC) E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: UMA ANÁLISE DE SUA ATUAÇÃO EDUCACIONAL
-
Igor de Oliveira Costa
-
Igor Mota Morici
-
Illymack Canedo Ferreira de Araújo
-
Ilma da Silva Cabral
-
Ilzeni Silva Dias
-
IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL OFERTADA PELA REDE E-TEC NO BRASIL (2011-2015)
-
IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CÍCERO DIAS - RECIFE/PE
-
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
-
INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: AÇÕES INSTITUCIONAIS E VOZES DOCENTES
-
Influências da Pandemia Covid-19 Sobre a Extensão Tecnológica num Instituto Federal: Análise Preliminar
-
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Inovações tecnológicas e mudanças no conteúdo do trabalho: implicações para a formação profissional no setor terciário
-
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e aspectos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva
-
INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Contexto de influência, produção do texto e tensões, na construção da política pública, relativa ao processo de criação dos Institutos Federais
-
Institutos Federais: a produção intelectual dos técnico-administrativos em educação
-
Institutos Federais: entre o Cefet e a Universidade Federal
-
Integração e Verticalização da Educação no Ensino Agrícola no Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha e os Desafios de sua Promoção
-
Integração Ensino-Serviço na formação de técnicos em análises clínicas realizada pela escola técnica do SUS/RN: um estudo sobre o estágio curricular a partir da visão dos sujeitos institucionais envolvidos
-
Intensionalidades e práticas na construção de metodologias de ensino para o CEFET-SE
-
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO AMBIENTAL
-
Internacionalização da educação profissional e tecnológica no Brasil: trajetórias do Centro Paula Souza - São Paulo
-
Internet e mídias sociais na divulgação científica: saber (es) e tecnologia(s) na prática de docentes pesquisadores(as) na Educação Profissional e Tecnológica
-
Interpretações de Nestor dos Santos Lima sobre a docência em instituições profissionais brasileiras e argentinas (1923)
-
Intervisão: estratégia de formação profissional para o trabalho com famílias e comunidades
-
Investigação-ação numa experiência integradora de educação profissional para jovens e adultos em situação recorrente de escolarização.
-
Início de Carreira e Saberes da Docência na Educação Profissional e Tecnológica
-
Iracema Tavares da Silva Araújo
-
Isabel Aparecida Mendes Henze
-
Isabel Cristina das Chagas Oliveira
-
Isolete Paim Dutra
-
Iuri Rafael Destro
-
Ivania Maria de Sousa Carvalho Rafael
-
Ivanir Ribeiro
-
Ivete Sousa da Silveira
-
Izac de Oliveira Belino Bonfim
-
Jacqueline Tomem Machado
-
Janaina Monteiro da Silva
-
Jandira Pereira Souza
-
Jane Carla Claudino Tosin
-
Janela do mundo, espelho do tempo: os cartões postais e a história da educação no Distrito Federal no início do século
-
Janelice de Azevedo Neves Bastiani
-
Janiery da Silva Castro
-
Janine Bendorovicz Trevisan
-
Jaqueline Pereira Ventura
-
Jaqueline Pereira Vieira
-
Jean Elizeu Sauka
-
Jefferson Almeida Silva
-
Jefferson Carriello do Carmo
-
Jennifer de Carvalho Medeiros
-
Joao Ricardo Freire de Melo
-
Joaracy Lima de Paula Moura
-
Jogo acidente zero: elementos de gamificação para o ensino e aprendizagem de saúde e segurança do trabalho em um curso técnico integrado
-
Jogo Acidente Zero: elementos de gamificação para o ensino e aprendizagem de saúde e segurança do trabalho em um curso técnico integrado'
-
Joilson Silva de Sousa
-
Jonas Tasca
-
Jonilson Pinheiro Moraes
-
Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral
-
Josiele Heide Azevedo
-
José Deribaldo Gomes dos Santos
-
José dos Santos Rodrigues
-
José Macêdo Leôncio
-
José Nunes Neto
-
José Roberto Franco Reis
-
José William do Nascimento Leite
-
Jovens do Ensino Médio Técnico: um olhar a partir das aulas de matemática
-
JOVENS NEGRAS PERIFÉRICAS: afloradas interseccionalidades de raça e gênero
-
João André Tavares Álvares da Silva
-
João Batista de Macedo Júnior
-
João Cairo Ferreira
-
João Henrique Alves da Silva
-
João Paulo da Conceição Alves
-
João Santos Dreyer Netto
-
Juliana Macedo-Rocha
-
Juliane Aparecida de Paula Perez Campos
-
Julieta Borges Lemes Sobral
-
Júlio de Souza Santos
-
Júlio Penna Fedre
-
Karine Beraldo Magalhães Oliveira
-
Karla Marques da Rocha
-
Karla Rodrigues Mota
-
Karlas Reis Gouveias
-
Karoline Louise Silva da Costa
-
Kelly Cristina Wilhelm De Toni
-
Kety Viana
-
LA EDUCACIÓN PROFESIONAL EN LAS ESCUELAS ESTATALES DE BAHIA Y LA EDUCACIÓN DE JÓVENES EN EL MODO DE PRODUCCIÓN CAPITALISTA: LA NECESIDAD DE DISPUTAR PROYECTOS HISTÓRICOS
-
Laila Gardênia Viana Silva
-
Lais Lemos de Oliveira Basílio
-
Larissa Venancio Monks Vieira
-
Lauren Cristiane Leite Ocampos
-
Leandro Haerter
-
Leila Brígida Ponath Lucindo
-
LEILA MARIA ARAÚJO SANTOS
-
LEME: Laboratório de Espaços e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica de Santa Catarina
-
Lenin Tomazett Garcia
-
Leomar da Costa Eslabão
-
Leonardo Ferreira de Mello
-
LEONARDO RANGEL DOS REIS
-
Leonora Figueiredo Corsini
-
Letícia Palhares Ferreira
-
Letícia Érica Gonçalves Ribeiro
-
Leuda Evangelista de Oliveira
-
Limites e possibilidades de ações e práticas pedagógicas de apoio à permanência na EPT: o caso do IFSC / Limits and possibilities of pedagogical actions and practices to support permanence in EFA: the case of IFSC
-
Lisiane Weber Moreira
-
Livia Ferreira Paim da Silva
-
Lower limb muscle fatigability is not associated with changes in movement strategies for balance control in the upright stance
-
Luana Luna Teixeira
-
Lucia Setsuko Imamura de Lima
-
Luciene Amorim Antonio
-
Luciene Pereira de Cristo Bracht
-
Lucimara Cabral Barbosa Ferreira
-
LUDOSMEC: uma sequência didática gamificada sobre introdução à mecânica na educação profissional de nível técnico
-
Luis Augusto Lopes
-
Luis Otoni Meireles Ribeiro
-
Luis Roberto Ramos de Sa Filho
-
Luiz Gilberto Kronbauer
-
Luzinei Nunes Lira de Souza
-
Lúcia Aparecida Delmondes
-
Lúcia Emília Nuevo Barreto Bruno
-
Magistério das séries iniciais do ensino fundamental: profissionalização e qualidade social
-
Manaliel Pais Pereira
-
Mancala: uma Estratégia para a Formação de Professores em Cultura Africana
-
Manifestações Religiosas Dos/As Assistentes Sociais: Alguns Apontamentos A Partir De Max Weber
-
Marcello Jose Pio
-
Marcelo de Amorin Pandolfi
-
Marcia de Freitas Zago
-
Marcia Regina Becker
-
Marcos Aurelio Schwede
-
MARCOS LEGAIS DA EPT E SUAS BASES CONCEITUAIS: CURSO DE EXTENSÃO DOCENTE NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR FRANCISCO DE ASSIS PEDROSA - CEEP/PFAP
-
Margareth Fadanelli Simionato
-
Maria Alice Fernandes de Sousa
-
Maria Aparecida Silva de Souza
-
Maria Candeias Conceição Santos
-
Maria Carla dos Santos Nogueira
-
Maria Carolina Pinheiro Meirelles
-
Maria Claudia Paes Feitosa Jucá
-
Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite
-
Maria Cristina Ribas Rosinski
-
Maria da Graça Prediger Da Pieve
-
Maria da Soledade Cardoso Landim Batista
-
Maria de Fátima Fernandes Vara Sípoli
-
Maria do Perpetuo Socorro Sampaio Medeiros
-
Maria do Rosario Tenório de Freitas
-
Maria Elena Ferrão
-
Maria Estela Smolka Ramos
-
Maria Gabriella Pinheiro Silva
-
Maria Helena Antunes
-
Maria José Batista Bezerra de Melo
-
Maria José dos Santos
-
Maria Lúcia Azevedo Ferreira de Macêdo
-
Maria Meirilene Lopes Lemos
-
Maria Regina Velasquez Santos
-
Maria Soraya Pereira Franco Adriano
-
Maria Valquiria de Oliveira Santos
-
Marilane Alves Costa
-
Marileide do Nascimento Silva
-
Marilia Pantoja Brito
-
Marilícia Brandão Mól Gonçalves
-
Marina Nunes Durães
-
Marina Seif Farah
-
Marisa Brandão Rocha
-
Marli de Souza Saraiva Cimino
-
Marly dos Santos Alves
-
Mary Leila Maciel de Oliveira Kruki
-
Marília Ramalho Domingues Nessralla
-
Mateus Moisés Gonçalves Pereira
-
Maíra Nobre de Castro Porto
-
Memória e Produção da Identidade Institucional: Contribuições do Memorial do IFC-Rio Do Sul
-
MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE PROFESSORES: OS PERCURSOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS ENTRELAÇADOS NAS IDENTIDADES DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO IFRN
-
Meninas órfãs, Irmãs Vicentinas e profissionalização feminina no século XIX em Fortaleza (CE)
-
Mercado de Trabalho Piauiense e Educação Profissional: Necessidades da Ocupação
-
METAMORFOSE DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL: Política de Acesso à Educação Superior em um Estado Burguês
-
METODOLOGIAS (CRI)ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRÁXIS EDUCATIVA INTEGRADORA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNOLÓGICA (EPT-EMI) ? CAMPUS NATAL CIDADE ALTA/IFRN
-
Michael Eberle Siemeintcoski
-
Michel Sadalla Filho
-
Michelle Ribeiro Côrrea
-
Miguel Ângelo Tôrres Teixeira
-
Miriã Clemente de Freitas
-
Moisés de Oliveira
-
Morgana Dias Johann
-
MOTIVAÇÃO PARA PERMANÊNCIA NO PROEJA: uma análise a partir de três vozes
-
Mudança na permanência : análise da implantação dos cursos técnicos integrados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Fase 1.
-
Mulher e identidade profissional: processos educativos, relações sociais de sexo e o mundo do trabalho
-
MULHER E O MUNDO DO TRABALHO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ESTUDANTES NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS – IFTO
-
Mundo do Trabalho e Educação Profissional: Formação Técnica em Edificações no Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia
-
Márcia Constância Pinto Aderne Gomes
-
Márcia Cristina Souza Madeira Malta Pinto
-
Márcia Frota Fernandes
-
Márcio Alves Suzano
-
Mário Augusto Correia San Segundo
-
Mário dos Santos de Assis
-
Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado
-
Mônica de Lima Pereira
-
Mônica Isabel Canuto Nunes
-
Música na Educação Profissional eTecnológica: questões e desafios para a educação musical no contexto da reforma do ensino médio
-
MÚSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PRÁTICAS CULTURAIS ÀS VIVÊNCIAS SENSÍVEIS
-
Na trilha do egresso: dimensões para orientar as pesquisas com egressos do IFBAIANO
-
NARRATIVAS DAS MEMÓRIAS DO MUNDO DO TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA INVISIBILIDADE AO DESTAQUE
-
Nathalia Helena Alem
-
Natália Luize Pereira da Conceição
-
Natália Silva Pereira
-
Neila Pedrotti Drabach
-
NEISE DELUIZ
-
Nicássia Feliciana Novôa
-
Nilza Helena de Oliveira
-
Nina Cátia Alexandre Cavalcante
-
Nivea de Santana Cerqueira
-
Norma Sueli Mendes da Silva
-
Novas diretrizes curriculares nacionais: necessidades individuais, sociais ou mercadológicas?
-
Néri Emílio Soares Júnior
-
Núcleo de Estudos dos Saberes no Trabalho: uma proposta de articulação entre a escola e o mundo laboral
-
Núcleo de pesquisa em Multireferencialidade, educação e linguagem
-
O significado do PROEJA no olhar e na voz de Professores e alunos do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres
-
O ACESSO DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO IFRN: ANÁLISE DA LEI Nº 12.711/2012
-
O Binômio oficina-escola na -Era- Vargas:
-
O Boletim da Comissão Brasileiro-americana de Educação Industrial (CBAI) como fonte de pesquisa em história da educação
-
O caminho feito ao andar: itinerários formativos do professor bacharel no ensino médio integrado
-
O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CTUR e o município de Seropédica: relacionamento e possibilidades
-
O currículo da Licenciatura em Espanhol - do CEFET-RN ao IFRN: (des)nexos com a Educação Profissional
-
O curso de especialização em Medicina do Trabalho da Universidade Federal Fluminense: a visão de seus egressos
-
O CURSO PROEJA E A FORMAÇÃO DO EDUCANDO CAMPONÊS: IDENTIDADES E RECONHECIMENTO.
-
O desenvolvimento histórico da educação ambiental brasileira: apontamentos e desafios para a educação ambiental historicamente necessária
-
O Dualismo na Educação Profissional Brasileira a partir das recomposições legais
-
O EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
-
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL: o caso do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador (2004-2015)
-
O Ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: foco no vocabulário
-
O ensino integrado como medida política em prol da justiça social: o caso dos cursos EFA em Portugal e do PROEJA no Brasil
-
O ensino médio e tecnológio no IFTM - campus Uberaba, suas novas tecnologias e a precarização do ensino e do trabalho
-
O ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense: perspectivas contra-hegemônicas em um campo de disputas
-
O ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE EM CAMPO GRANDE MS: UMA INICIATIVA MUNICIPAL E OS DENOMINDADOS ?PARCEIROS SOCIAIS? (2004 A 2010)
-
O ensino profisisonal do Rio Grande do Norte: indícios da ação do Estado de 1908 a 1957
-
O ENSINO PROFISSIONAL COMO PROCESSO EDUCACIONAL INTEGRADO À NOVA REALIDADE TECNOLÓGICA
-
O Ensino Técnico-Agrícola e a Reforma da Educação Profissional: um estudo sobre a formação dos formadores.
-
O ESTADO DO CONHECIMENTO COMO FONTE PARA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E SOBRE A HISTÓRIA DO IFMT, BRASIL (1909-2008)
-
O Estado e a Formação do Cidadão Trabalhador: Educação cidadania e trabalho no Brasil de hoje.
-
O EXERCÍCIO DA ORATÓRIA COMO COMPETÊNCIA LABORAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TÉCNICO
-
O fetiche da pedagogia da competência na educação profissional.
-
O Governo Juscelino Kubitschek e a Educação (1956-1961)
-
O Instituto Superior de Educação e o Curso Normal Superior: tecendo fios e desafios
-
O lobby dos empresários industriais no Congresso Nacional: o impacto na educação escolar profissional no período de 2006-2019
-
O Modelo de Educação Profissional da Fundação da Criança e do Adolescente(FUNDAC)
-
O MODELO PEDAGOGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AGROPECUÁRIA DO IFMS-CNA E SUA RELAÇÃO COM O ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - APL
-
O mundo do trabalho e a formação do tecnólogo: compreensões necessárias à construção de sua identidade profissional.
-
O NOVO ENSINO MÉDIO E A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: COMPREENDER PARA RESISTIR
-
O Olhar da Educação Profissional na Perspectiva da Educação Matemática: uma Colaboração na Construção do Material Didático da EJA
-
O Oralismo na Educação de Surdos no Brasil e as Obras de Ana Rímoli de Faria Dória
-
O papel da escola na construção da cidadania
-
O PARADIGMA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO PELA EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA REFLEXÃO DISCENTE
-
O PLANFOR e a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: a subalternidade reiterada
-
O PRINCÍPIO EDUCATIVO NO TRABALHO DO ENFERMEIRO
-
O processo histórico da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde: trabalho, educação e consciência política coletiva.
-
O processo trabalho-educação: a questão da qualificação de trabalhadores de nível médio em uma indústria imunobiotecnológica
-
O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA E SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO NO IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL
-
O PROFESSOR DE SUCESSO EM CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE: a atuação docente em três instituições públicas de Educação
-
O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2011-2015)
-
O projeto da UNICAMP para os seus Colegios Tecnicos : uma abordagem pela institucionalização do COTUCA
-
O Pronatec como Política Governamental para Educação Profissional: historicidade e contradição
-
O protagonismo juvenil no Programa Escola Cidadã Integral Técnica: Desenvolvendo competências para vida e o mercado
-
O que já não era sólido se desmancha no ar: a insustentabilidade da pedagogia das competências cognitivas e socioemocionais
-
O QUEFAZER DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICOTRANSFORMADORA PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior:
-
O smartphone como recurso para estudos no ensino médio integrado: um estudo de caso.
-
O Trabalho como Princípio Educativo em Atividades de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica
-
O Trabalho como Princípio Educativo na Formação do Professor
-
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL DO CAMPO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: APROXIMAÇÕES E DESAFIOS
-
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL À EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (2012-2018)
-
O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (NATAL, RIO GRANDE DO NORTE)
-
O trabalho das professoras de educação especial na educação profissional e tecnológica
-
O trabalho infanto-juvenil e sua qualificação profissional
-
O trabalho informal e educação: ignorar o sujeito não será uma forma de alienação?
-
O técnico de enfermagem e sua inserção em hospitais daregião metropolitana de Maringá, Paraná.
-
O uso da lousa digital no ensino
-
O uso de estratégias alicerçadas na neurociência para o desenvolvimento das capacidades criativas do aluno do ensino técnico: um caminho para o comportamento empreendedor
-
OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE LEITURA: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA DE LEITURA
-
OLGAMIR FRANCISCO DE CARVALHO
-
Olívia Morais de Medeiros Neta
-
Ong's e educação: novas possibilidades educacionais?
-
Organização Curricular do Curso Técnico de Vigilância em Saúde: diálogos com as diretrizes e Orientações Curriculares Adotas pelo MS na perspectiva da aprendizagem significativa
-
Orientação e desenvolvimento profissional para desempregados como aproximar o conhecimento à necessidade de inserção ocupacional
-
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: inserção, atribuições e contexto de atuação
-
Origem e destino : o ensino médio profissionalizante no Brasil e na Alemanha
-
Orlando Rogério Campanini
-
Os (DES) caminhos da educação profissional: uma análise das experiências dos egressos dos cursos técnicos de Campo Grande - MS
-
OS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR
-
Os institutos de educação, ciência e tecnologia na expansão da Rede Federal
-
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e a formação para o trabalho associado e autogestionário:
-
Os limites e possibilidades da assistência estudantil diante das demandas apresentadas pelos discentes da EPTNMs limites e possibilidades da assistência estudantil diante das demandas apresentadas pelos discentes da EPTNM
-
Os marcos regulatórios da educação técnica e profissional brasileira de 1909 a 1988 segundo o Ministério da Educação
-
Os processos de acesso e permanência nos cursos PROEJA do IFRJ: entre percalços, demandas e potencialidades
-
OS REFORMADORES DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MINEIRA NOS PRIMÓRDIOS DA REPÚBLICA
-
Os saberes docentes necessários ao trabalho do professor de Biologia no Ensino Médio Integrado
-
Os saberes no trabalho relacional de técnicos do setor de metalmecânica. Uma pesquisa etnográfica.
-
Os sentidos do trabalho na educação profissional : um estudo a partir do IFRS
-
Os sentidos do trabalho para trabalhadores-estudantes dos cursos subsequentes do IFRS-Campus Ibirubá
-
Osmar Lottermann
-
Osmarilda dos Santos Valle
-
Para compreender o processo de responsabilização do capital: responsabilização docente nas escolas estaduais de educação profissional
-
Para uma reconstrução teórica do conceito de currículo
-
Partager les savoirs pour trasformes nos métiers
-
Patrícia Andyara Thibes Carpena
-
Patrícia da Silva Pereira
-
Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
-
Paulo Augusto Tamanini
-
Paulo Bretas Vilarinho Junior
-
Paulo Cesar Fernandes da Rosa Junior
-
Percepção dos Técnicos em Radiologia na relação entre seu processo de formação e a singularidade do trabalho em saúde
-
PERCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Percepções sobre metodologia e conhecimento científico: horizontes virtuais
-
Perfil da Formação Profissional dos Educadores em Estética
-
Permanent health education in a nursing technician course
-
Permanência e abandono escolar na Educação Profissional: refletindo sobre alguns de seus motivadores
-
Permanência e abandono escolar na Educação Profissional: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul
-
Permanência e êxito no ensino médio integrado do IFG Uruaçu: orientações para qualificação e acompanhamento de estudantes
-
Política de educação na empresa
-
Política de ensino médio e educação profissional : discursos pedagógicos e práticas curriculares
-
POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CEFET-MG: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO?
-
Políticas de Educação Profissional de Nível Médio na Bahia 2007-2014: contradições entre a "promessa inclusiva" e a prática social
-
POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT), VOLTADAS PARA DIVERSIDADE E INCLUSÃO: À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA -ENTRE 1995-2006
-
Políticas de Educação Profissional no contexto neoliberal: implicações para a formação e prática dos professores do PROEJA
-
Políticas de educação profissional para pessoas com deficiência
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES BACHARÉIS PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DE NÍVEL MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL (2015 ? 2021)
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO -IVINHEMA ? MS (2008-2010)
-
Políticas Públicas e a Pedagogia das Competências na Educação Profissional: a trajetória do ensino profissionalizante de nível técnico no Brasil e no Estado de São Paulo.
-
Políticas Públicas Educacionais, Direitos Sociais e Democratização do Acesso à Escola: Implantação do Programa TECNEP na Rede Federal de Educação Tecnológica
-
Políticas Públicas para a Educação Profissional de Nível Médio na Bahia: por uma inclusão social ou ressignificação da empregabilidade?
-
Princípios de racionalidade ambiental na formação de professores para a educação profissional
-
Priscila Almeida Faria
-
Priscila Patrícia Moura Oliveira
-
Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva Aliança
-
Priscilla Gama Cardoso
-
Processo de transição de Hospital Especializado em Psiquiatria para Hospital Especializado em Cuidados Prolongados: impactos desta mudança no processo de trabalho do Auxiliar de Enfermagem do Complexo Hospitalar de Juquery.
-
Produção Técnica em Organizações e Relato Tecnológico: Práticas em Andamento na Educação Profissional e Tecnológica
-
PROEJA FIC no município de São Mateus: leituras de experiências de formação inicial.
-
PROEJA NO CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NO CEEP RÉGIS PACHECO EM JEQUIÉ-BA: A EVASÃO NA PERSPECTIVA DISCENTE.
-
PROEJA NOTURNO NO CEEP RÉGIS PACHECO EM JEQUIÉ/BA: A EVASÃO NA PERSPECTIVA DISCENTE
-
PROEJA: Da invisbilidade excludente à visibilidade cidadã
-
Prof. Dr. Sylvio Arnoldo Dick Jantzen
-
Professor ou profissional de chão de fábrica? A docência nas disciplinas técnicas do Curso Superior de Tecnologia em Produção do Vestuário.
-
PROFESSOR OU PROFISSIONAL: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Obs: Curso reconhecido pelo MEC. Diploma registrado na UFJF
-
Professores de Formação Profissional: como constroem os saberes e utilizam na prática pedagógica
-
Profissionais de Saúde: Análise sobre a formação no cuidado junto ao idoso
-
profissionais norte-americanos e a organização do ensino industrial brasileiro (1946-1962)
-
PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS EM SITUAÇÃO NATURAL DE TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DOS EFEITOS.
-
Programas de Elevação de escolaridade com inclusão social: agora a vez do Pronatec!
-
Programas de Treinamento e Capacitação Profissional
-
Projeto de Intervenção: um olhar formativo com mulheres da educação profissional
-
Pronatec e a (con)formação da classe trabalhadora em tempos neoliberais
-
PRONATEC, UM PRODUTO EDUCACIONAL A SERVIÇO DO CAPITAL.
-
PROPOSTA FORMATIVA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM EPT PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN
-
PROTAGONISMO DISCENTE NO CEDUP HERMANN HERING ? BLUMENAU/SC: o papel do grêmio estudantil na gestão
-
Protagonismo estudantil: a participação dos estudantes nos espaços de debate
-
PROTOCOLO PARA PERMANÊNCIA: UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO À EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
-
Prática pedagógica na educação profissional de Enfermagem - expressões autocríticas de um grupo de enfermeiras (os) -educadoras (es).
-
Práticas administrativas e pedagógicas desenvolvidas na implementação do PROEJA na EAFAJT : discurso e realidade
-
Práticas de gestão escolar na educação profissional técnica de nível médio: uma abordagem à luz da Teoria dos Stakeholders
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DE CIÊNCIAS HUMANAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE INFORMÁTICA DO IFRN ? CAMPUS CAICÓ
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENADOR JESSÉ PINTO FREIRE (CENEP/SJPF): APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
-
Pérola Vilma Campos de Oliveira
-
Qualidade Total e Qualificação Profissional
-
Qualificacao e Trabalho e Saude: o desafio de ir além" na formacao dos trabalhadores de nivel medio
-
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM LARGA ESCALA E O MUNDO DO TRABALHO: O PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) NO SENAI ? LUZERNA/SC
-
Qualificação Profissional no Brasil: mudanças nos anos 90
-
Racionalidade Ambiental na Educação Profissional de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Princípios Ontológicos de Educação Ambiental
-
Rafael Bertinetti Alves Gonçalves
-
Rafael Gila Gomes
-
Railda Maria Bispo de Jesus
-
Raimundo Wanderley Correa Padilha
-
Ramiro Marinho Costa
-
Raphael Ribeiro Machado
-
Receiving spontaneous demand in Primary Care: nurses learning needs
-
Recursos educacionais abertos: uma proposta para educação profissional e tecnológica
-
Recursos Humanos em Saúde: avaliação dos impactos do PROFAE nas condições de vida dos trabalhadores atendidos pelo Projeto em Boa Vista - RR
-
Reestruturação Produtiva e a Saúde dos Trabalhadores: Novas Chamadas para a Educação
-
Reestruturação Produtiva e Recursos Humanos: Impactos e Tendências
-
REFORMAS EDUCACIONAIS E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL
-
Regiane De Nadai
-
Regina Felisberto
-
Reginaldo Marcos Martins
-
Relação Universidade Sociedade: visão de profissionais e alunos
-
Relações de gênero, poder e educação: uma perspectiva pós-estruturalista
-
Relações sociais qualificadoras e o setor de turismo em Gramado : modo de vida e de trabalho
-
Remi Castioni
-
Remix narrativo no PROEJA : jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência
-
Renata Hoeflich Damaso de Oliveira
-
Representações de "riscos no trabalho" por alunos dos cursos de Segurança do Trabalho, Edificações e Eletrotécnica
-
RESPONSABILIZAÇAO DOCENTE E PROFISSIONALIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO: NECESSIDADES DA CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL
-
Resultados de pesquisas dos servidores do Instituto Federal Baiano em Mestrado Profissional: proposta de um Portifólio
-
Retratos das práticas avaliativas da aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Campus de Caucaia do IFCE
-
Reunião Pedagógica: Espaço Privilegiado para a Formação Continuada de Professores não Licenciados do IFRN - Campus NOva Cruz
-
Ricardo Coelho da Silva
-
Risonete Santiago da Costa
-
ROBERTO MANGE E A PEDAGOGIA INDUSTRIALISTA NO BRASIL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
-
Roberto Ranna Keller
-
Robson Medeiros de Araújo
-
Rodrigo Tramutolo Navarro
-
Rosa Elisa Mirra Barone
-
Rosane de Abreu Farias
-
Rosangela de Souza Jardim
-
Rosania Hobolt
-
Rose Karla Cordeiro Lessa Lopes
-
Rosely Maria Conrado
-
Rosemery Andrade
-
Rosineide de Belém Lourinho dos Santos
-
Rosália Santana Silva
-
Rosângela Andrade Aukar de Camargo
-
Rosângela de Oliveira Pinto
-
Rozelaine Rubia Bueno D' Almeida
-
Ruth da Cunha Pereira
-
Ruth Rejane Perleberg Lerm
-
Ruy José Braga Duarte
-
SABERES DOCENTES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATURE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍV NA PERSPECTIVA DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁXIS
-
Saberes e fazeres dos professores: a educação profissional técnica de nível médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos
-
Saberes para a docência em Biologia na Educação Profissional
-
SAITE - Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação
-
Samara Brito do Nascimento
-
Sandra Cristina Guimarães Bahia Reis
-
Sandra Maria de Assis
-
Sandra Regina de Oliveira Garcia
-
Sandra Taveiros de Araújo
-
Sandra Terezinha da Silva
-
Sara Jose Soares
-
Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos
-
Satisfação e Desempenho Escolar: Análise com Estudantes da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
-
Savana Diniz Gomes Melo
-
Saúde mental do servidor público federal na educação profissional e tecnológica: um enfoque teórico-prático a partir do Campus Pinhais
-
Selenir Correa Gonçalves kronbauer
-
Sequência didática: avaliação de desempenho em um microemprendimento individual
-
Shilton Roque dos Santos
-
Shirlene Bemfica de Oliveira
-
Silvana Rodrigues de Souza
-
Silvianilza Baia da Silva
-
SIMARIA DE JESUS SOARES
-
Simone Sonza Basso
-
Simone Valdete dos Santos
-
Sistema de Formação Profissional e a Lei da Aprendizagem no Brasil: Ausência de Coordenação no Limiar da Indústria 4.0
-
SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO E OS PROCESSOS DE PESQUISA-FORMAÇÃO DOCENTE
-
SOBRE AS PRODUÇÕES CURRICULARES DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: APROXIMAÇÕES DOS PROCESSOS FORMATIVOS NO COTIDIANO ESCOLAR
-
Sobre o compromisso político da educação escolar e as práticas de avaliação do ensino-aprendizado
-
Sociologia no Ensino Médio concomitante à Educação Profissional: espaço de fazer política
-
Soraia Pedreira Guerreiro de Brito
-
STORYTELLING E PODCAST: registro da Identidade Docente Feminina
-
Suanne Coelho Pinheiro
-
Suzete Necchi Benites
-
Sérgio Carlos Zavaris
-
Sérgio de Oliveira Souza
-
Sílvia Danizete Pereira Barbosa
-
Sítios eletrônicos e oficinas pedagógicas
-
Sônia Isabel Dondonis Daudt
-
Sônia Maria Rummert
-
Sônia Pinto de Albuquerque Melo
-
Tatiana Menuzzo de Jesus
-
Tatiani Daiana de Novaes
-
Tensões entre as concepções e as políticas públicas de Educação Profissional em Saúde de nível médio no Estado do Rio Grande do Sul
-
Teresa Cristina Hitomi Kikuchi do Vale
-
Thabata Franco de Oliveira
-
Thaiana Machado dos Anjos
-
Thalita Alves dos Santos
-
The process of transition of young people from the university to the labor market
-
Theóffillo da Silva Lopes
-
Thiago Fernandes Madeira
-
Tiago Amaral Silva
-
Trabalhadores da Construção Civil e a Experiência Escolar: Significados Construídos em um Curso de Aperfeiçoamento Profissional
-
TRABALHAR COM AS MÃOS ENSINA MUITO: A MÃO DE SARAMAGO COMO PARTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA DO BRASIL
-
Trabalho & Educação | v.30 | n.1| p.69-86| jan-abr | 2021|69|DOI:https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.29075https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO DE SABERES NA INGLATERRA:O QUALIFICATION AND CREDIT FRAMEWORK
-
Trabalho docente na Educação Profissional: Estado da Questão e especificidades do macrotema ?Profissão e Carreira?
-
TRABALHO DOCENTE, INTENSIFICAÇÃO E PROLETARIZAÇÃO/PROFISSIONALIZAÇÃO: estudo realizado em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica de Minas Gerais.
-
Trabalho e Educação Tecnológica: formação para a nova sociabilidade capitalista?
-
TRABALHO E EDUCAÇÃO: INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE
-
Trabalho e Qualificação Profissional durante a Pandemia da COVID-19
-
TRAJETÓRIAS FORMATIVAS DE PEDAGOGOS ATUANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFRN, CAMPUS NATAL-CENTRAL
-
Transformações no trabalho dos agentes comunitários de saúde nos anos 1990 a 2016: a precarização para além dos vínculos
-
Técnicos em vigilância em saúde de Pernambuco: construção da identidade profissional
-
Ubiquidade no Ensino Médio: a utilização de smartphones como ferramentas de aprendizagem
-
Ulisséia A'vila Pereira
-
UM ESTUDO ONTO-MATERIALISTA SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CEARÁ
-
UM ESTUDO SOBRE EMPREGO E TRABALHO COM EGRESSOS DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL VINCULADO À UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, NO PERÍODO DE GOVERNO LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA E DILMA VANA ROUSSEF (2005 ? 2012).
-
Um olhar pedagógico no Ensino Técnico de Nível Médio
-
Uma proposta de material didático sobre o financiamento da Educação Profissional e Tecnológica: abordagem a partir dos termos e execução descentralizada da bolsa-formação PRONATEC
-
UMA PROPOSTA DE RELEITURA DO TRABALHO EM SAÚDE NO BRASIL INSPIRADA NA EXPERIÊNCIA DE PORTUGAL
-
Une pierre au milieu du chemin de la formation humaine: six ans d'attaques contre l'éducation publique brésilienne
-
Universidade e Trabalho: A Atuação do centro de integração empresa-escola do estado do Rio de Janeiro
-
Valquiria Garrote
-
Vanessa Desidério
-
Vantagens e Aplicação no Uso de Software de Simulação e Programação CNC no Curso de Aprendizagem Industrial
-
Vera Lúcia Bueno Fartes
-
Veronica Pinheiro Viana
-
Visitas Técnicas: um processo de "conciliação" escola-empresa
-
Vitor Avila Alexandre Dos Anjos
-
Vânia Meneghini da Rocha
-
Wagner Magalhães
-
Walas Leonardo de Oliveira
-
Washington Luis de Assis Pinheiro
-
Werner Ludwig Markert
-
Work Based Learning aplicado ao curso de aprendizagem industrial de Assistente Administrativo da Escola SENAI
-
Wânia Regina Coutinho Gonzales
-
Zaida Ângela Marinho de Paiva Crispim
-
Édna Corrêa Batistotti
-
Érika Aparecida de Paula Silva Lima
-
Ícaro Capanema de Faria