Edison de Jesus Manoel
Licensed (1980), Specialized in Sports Training - Ahtletics (1983) and Master of Science in Physical Education (1989) at the University of São Paulo, PhD in Developmental Psychology (1993) at the University of Sheffield, UK (1993). Free Lecturer in Pedagogy of Human Movement (1998) at the University of São Paulo, Brasil. Visiting Professor (2011) at the Department of Psychology at Lancaster University, UK. He is Professor of Human Movement Pedagogy at the University of Sao Paulo, Brasil since 2003, and one of the leaders of the Study Group on Action Development and Motor Intervention (GEDAIM). He has experience in the fields of Physical Education, Neuroscience and Behaviour, as well as with that Evaluation of Graduate Studies in the Health Sciences. The research themes of his interest are: action development and context of human development, embodied cognition, curriculum development of elementary and secondary physical education. He is currently Senior Researcher in Neurosciences and Cognitive Sciences in the research project "Active Schools in Brazil" in the Program of United Nations for Development (PNUD).
possui Graduação (1980) e Mestrado (1989) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Especialização em Técnica Esportiva - Atletismo pela Universidade de São Paulo (1983), Doutorado em Psicologia pela University of Sheffield (1993), Grã Bretanha e Livre Docência em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (1998). Foi Professor Visitante no Departamento de Psicologia da Universidade de Lancaster, Reino Unido. É Professor Titular da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo onde é um dos líderes do Grupo de Estudo Desenvolvimento da Ação e Intervenção Motora GEDAIM. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Neurociência e Comportamento, além de atuar na avaliação da Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Seus temas de principal interesse são: Estudos sobre o desenvolvimento da ação e do contexto do desenvolvimento humano, Cognição Encarnada e Desenvolvimento da educação física para crianças. Foi Pesquisador Sênior na área de Neurociências e Ciências Cognitivas (2014-2016) para a pesquisa sobre Escolas Ativas no Brasil dentro do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento (PNUD), continua como pesquisador do PNUD para desenvolvimento de Escolas Ativas em Maceió (2018-2019).Fez parte da equipe de elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano para o Brasil (2016-2017)com enfoque nas Atividades Físicas e Esportivas e seu papel no desenvolvimento humano sob os auspícios do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento (PNUD).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos