Professora titular e chefe do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social - PPGAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Coordenação e membro permanente do grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas - CIRS UFRN e responsável da Rede de pesquisa interdisciplinar HumanitéS.
Conselheira dos Franceses no Brasil (Brasil 1)
Defendeu sua tese de doutorado em 1994, em Nanterre (Paris X, França) sob orientação de Jacques Galinier sobre a memória dos folhetos de cordel (publicada em 1997 em francês e em 2007 em português - EDUFRN).
Colaboradora em projetos de ensino e pesquisa da Faculdade Anthropologie Sociale et Ethnologie de l'Université de Bordeaux, professora visitante no ISTHIA, Université de Toulouse le Mirail (2018) e no departamento Ethnologie de l'Université de Bretagne Occidentale - UBO (2020). Pesquisadora associada ao laboratório Patrimoines locaux, environnement & globalisation do Institut de Recherche pour le Développement e do Muséum national d?Histoire naturelle (PALOC - IRD MNHN, UMR 208 CNRS). Membro da UNESCO Chair in Food, Culture and Development, Department of Food Systems, Culture and Society, UOC. Barcelona.
Realizou pesquisas sobre a memória dos folhetos no Seridó, os migrantes da Zona Norte como bolsista recém-doutor CNPq/UFRN (1995-1996) e sobre a história e a memória no litoral sul do Rio Grande do Norte. Participou entre 2006 e 2007 dos convênios celebrados entre a UFRN (Funpec) e o INCRA/SR19, coordenou o Inventário das Referências Culturais do Seridó (IPHAN) entre 2007-2008. Desenvolve pesquisas sobre patrimônios alimentares e crises alimentares no Nordeste brasileiro e na região Sud-Oeste da França. Coordena, desde 2012, TRONCO, RAMOS E RAIZES, Programa de Extensão na UFRN e o Museu Virtual do mesmo nome.
Realizou estágio pós-doutoral (CAPES) no Laboratoire d'anthropologie et d'histoire de l'institution de la culture - LAHIC (CNRS) em Paris (2009-2010) com o projeto « Missões científicas, museus e redes de pesquisa França/Brasil no início do século XX » e, em 2018-2019, na Universidade Federal de Pernambuco, com o projeto « Patrimônios, práticas e saberes da alimentação no Brasil e na França, uma perspectiva comparada ».
É membro do Conselho Científico e do Comité Patrimônio e Museu da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e representante regional (Nordeste) da ABA do Fórum das entidades em defesa do Patrimônio Cultural. Recebeu a Comenda do Mérito Folclorista Deífilo Gurgel (2015). Foi membro do Conselho Científico e da Comissão de Relações Raciais (CRER) da Associação Brasileira de Antropologia/ABA (2008 a 2010), e vice-coordenadora do Comité Patrimônio e Museu da ABA (2019-2020) ; membro fundadora e diretora do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-Rio-Grandenses (NCCEN) entre 2007 e 2009; participou da Diretoria da Anpocs durante a gestão 2012-2014. É sócia-fundadora da revista Lusotopie, editora responsável pela Vivência - Revista de Antropologia; foi editora da Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais - BIB, na área de antropologia (2018-2020).
Organizou, conjuntamente com Miriam Grossi e Antonio Motta o livro « Antropologia francesa no século XX» (ed. Massangana, 2008), com Maria Rosário e Edwin Reesink « Negros no mundo dos índios: imagens, reflexos e alteridades » (EDUFRN, 2011), com Muirakytan K. de Macedo «Tronco, ramos e raizes! História e patrimônio cultural do Seridó Negro» (ed. ABA, EDUFRN, Flor do Sal, 2014) e com Ellen Woortman "Ensaios sobre Antropologia da alimentação"(ed. ABA, EDUFRN,2016).
Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das populações Afrobrasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio, patrimônios alimentares e alimentação, tradição oral, etno-historia, memória, identidade, Seridó; antropologia francesa.
ORCID: orcid.org/0000-0003-0192-1103
graduate at Antropologia from Université de Bordeaux II (1986), master's at Antropologia from Université de Paris X, Nanterre (1988) and ph.d. at Antropologia e Sociologia Comparativa from Université de Paris X, Nanterre (1994). Has experience in Antropology, focusing on Antropology, acting on the following subjects: etno-historia, memória, antropologia, etnicidade and memoria.