bachelor's at Comunicaçao social from Faculdades Integradas Hélio Alonso (1987), master's at Administraçao from Instituto Metodista Bennett (2001) and doctorate at Psicossociologia from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). He is currently full professor at Universidade Federal do Rio de Janeiro. Has experience in Administration, focusing on Business Administration, acting on the following subjects: psicossociologia, consumo, marketing, consumo verde and sustentabilidade ecológica.
É Bacharel em Comunicaçao Social (Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1987), Mestre em Administraçao de Empresas- Gestão Empresarial pelo Instituto Metodista Bennett (2001), Doutor em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutor em Psicossociologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2009). É Professor associado III da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também professor da pós-graduação(mestrado e doutorado) do Instituto de Psicologia (Programa EICOS) da UFRJ. Ex-vice-coordenador do Programa EICOS/IP/UFRJ. Professor do MBE do Instituto de Economia da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Psicologia e Administração, com ênfase em Consumo, Branding, Marketing, Planejamento, Estratégia, Psicologia do Consumo e Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, comunicação de marketing, publicidade e propaganda, psicossociologia, consumo, marketing, gestão de marcas, consumo verde, responsabilidade socioambiental, comportamento do consumidor, psicologia do consumo e subjetividade. Pesquisador, consultor, parecerista e articulista com diversos trabalhos publicados nas áreas supracitadas. Coordenador do grupo de pesquisa Rizoma Verde: Consumo verde, Marketing ambiental, Responsabilidade social, Comunicação e meio ambiente. Ex-membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ para área de Ciências Humanas.
Autor dos livros Natureza S/A. O consumo verde na lógica do Ecopoder( Ed Rima); Natureza Líquida: As modelagens marcárias e a publicidade verde; Ecosofia das marcas: As três ecologias na publicidade verde; Mídia e consumo: A subjetividade como mercadoria; Discurso publicitário e consumo: Uma análise crítica; Gestão da marca: Estratégia e marketing; R$C: Responsabilidade sociambiental compartilhada no Brasil; e Gestão da Marca. Estratégia e Marketing (Obra utilizada como referência na Prova do ENADE 2012 - curso Comunicação Social / Publicidade e Propaganda) e Discurso publicitário e consumo. Uma análise crítica ( Ed E-papers). Parecerista das seguintes publicações: Revista Journal of Social Sciences Revista Psicologia- PUC- Minas; Revista do CFCH/UFRJ; Revista UEG-Administração; Revista Conexões Psi; Revista Espaço Acadêmico e Revista Fractal;
Ex-AVALIADOR INSTITUCIONAL DO MEC.
Contato: frederico.tavares@eco.ufrj.br