Publicações no BrCris
 

Izabela Costa Brochado

Professora aposentada da Universidade de Brasília e atualmente pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Possui graduação em Artes Cênicas (1982) e mestrado em História (2001), ambos pela Universidade de Brasília; Doutorado em Drama Studies pelo Trinity College - University of Dublin (2006); e Estágio Sênior na Universidade de Évora (2017), realizado com bolsa da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coordenou o processo de registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como Patrimônio Imaterial e Cultural do Brasil junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? IPHAN ? Ministério da Cultura (2008-2014). Coordena o Laboratório de Teatro de Formas Animadas - LATA, grupo de pesquisa e extensão do Departamento de Artes Cênicas, UnB, criado em 2001 e integra o Grupo de pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, sediado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e com registro no do CNPQ. É membro da Comissão de Pesquisa da Unima - Union Internationale de la Marionnette, entidade que reúne pesquisadores, artistas e professores do campo do tetro de formas animadas de todos os continentes. (2016-) É diretora e atriz-bonequeira, tendo montado vários espetáculos com a linguagem do teatro de formas animadas (bonecos e sombras) e atualmente faz parte da Companhia Trapusteros Teatro (Brasil-Espanha).
Retired professor (2019) and currently collaborating researcher at the Post Graduate Program in Performing Arts at the University of Brasilia. Graduated in Performing Arts (1982) and Master in History (2001), both from the University of Brasília; Doctorate in Drama Studies from Trinity College - University of Dublin (2006); and Senior Internship at the University of Évora (2017), carried out with a scholarship CAPES - Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. She coordinated the process of registration of the Northeastern Puppet Theater as Cultural Heritage of Brazil within the National Historical and Artistic Heritage Institute - IPHAN - Ministry of Culture of Brazil (2008 to 2014). She is part of the Research Commission of Unima - Union Internationale de la Marionnette (2016-) and member of the research group Scenic Poetics: visual and performative (CNPQ) She is a puppet theatre director and actress, having assembled several puppet shows. She is currently part of the Companhia Trapusteros Teatro (Brazil-Spain).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •