Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado em Educação pela Unicamp (1998) e doutorado em Educação pela Unicamp (2005). Realizou estágios de pós-doutorado na França com Michel Maffesoli, professor emérito da Universidade de Paris V (Sorbonne), e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pelo Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES - PNPD/CAPES. É professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação. Em pesquisa vem atuando principalmente nos seguintes temas: didática e formação de professores, juventude; conflitos e violência na escola. É integrante dos grupos de pesquisa IMAGINAR - Grupo de Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Formação de Professores e Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento da Educação Básica (UNIOESTE).
graduate at Pedagogia from Universidade Federal do Paraná (1986), master's at Metodologia do Ensino from Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998) and ph.d. at Education from Universidade Estadual de Campinas (2005). Has experience in Education, acting on the following subjects: violência, imaginário social, disciplina escolar, infância and televisão.