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Maria Elias Soares

Graduation at Letras from Universidade Estadual do Ceará (1970), graduation at Comunicação Social from Universidade Federal do Ceará (1974), graduation at Pedagogia from Universidade Estadual do Ceará (1976), graduation at Direito from Universidade Federal do Ceará (1995), master's at Linguistics from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) and doctorate at Linguistics from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). He is currently full professor at Universidade Federal do Ceará. Has experience in Linguistics, focusing on Psicolinguistics, acting on the following subjects: lingüística, letras, gêneros textuais, variação lingüística and psicolingüística.
Maria Elias Soares é licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, e concluiu o bacharelado em Comunicação Social e em Direito, pela Universidade Federal do Ceará. Obteve o título de Mestre, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), com a dissertação intitulada ?As formas de tratamento nas interações comunicativas?. Na mesma Universidade, obteve o doutorado em Letras, com a tese intitulada ?A constituição do discurso coeso: um estudo evolutivo da produção oral e escrita?. Professora Titular, do Departamento de Letras Vernáculas (Centro de Humanidades) da Universidade Federal do Ceará, com atuação, desde 1993, no Programa de Pós-Graduação em Linguística, do qual foi Coordenadora (1993-1997) e Vice-Coordenadora (1997-2001; 2020-2022). Foi Chefe do Departamento de Letras Vernáculas (1991), Vice-Diretora do Centro de Humanidades da UFC (1991-1995), Diretora do Centro de Humanidades da UFC (1995-2003), Diretora da Editora da Universidade Federal do Ceará (2003), Coordenadora de Assuntos Internacionais da UFC (2003-2010), Vice-Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) (2010 a 2013), Diretora do Campus da UFC, em Crateús-CE (2013 a 2019). Membro dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Ceará (Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário), e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do Conselho de Centro do Centro de Humanidades, desde 2010. Membro da Comissão do MEC que colaborou com a implantação da Universidade de Cabo Verde (2004-2006); membro da Comissão de Implantação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), de 2008 a 2010. Tem exercido docência em disciplinas e seminários de graduação e de pós-graduação Desenvolve projetos de pesquisa no mesmo Departamento e Programa de Pós-Graduação, coordenando, atualmente, o projeto ?Variação e processamento da fala e do discurso: análise e aplicações-Profala? (PNPD/CAPES), colaborando, também, com os Grupos de Pesquisa Protexto e GETEME. Organizou e presidiu a XVI, a XVII, a XVIII e a XIX Jornadas de Estudos Linguísticos, do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste-GELNE (1998, 1999, 2000 e 2002) e o II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística-ABRALIN, em 2001. Tem integrado Comissões Científicas de vários Encontros Nacionais. Foi presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE (1998 a 2002) e da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN (1999 2001), associações científicas das quais também foi conselheira. Fundou e editou a Revista do GELNE (1999-2005), edita a Revista de Letras da Universidade Federal do Ceará, fundou e participou do Conselho Editorial da revista da Abralin (2002-2006), é membro do Conselho Editorial da revista Linguagem em (Dis)curso (Unisul, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem), da revista Moara (Universidade Federal do Pará) e da Revista da Abralin. Orientou 69 dissertações de Mestrado e 28 teses de Doutorado (concluídas e aprovadas), publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados e em anais de congressos, no Brasil e no exterior, principalmente nas áreas de Teoria e Análise do Texto e do Discurso, Estudos da Língua Falada, Variação Linguística, Psicolinguística, Aquisição e Processamento da Linguagem, Letramento e Ensino da Leitura e da Escrita, Políticas Linguísticas.

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