Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estágio pós-doutoral em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014). Possuiu graduação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões exercendo atividades como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico e pesquisadora convidada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica, formação de professores, ensino de ciências, história da ciência e concepção de ciência.Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Tecnologias e Saúde - GPECTS e Editora-chefe da Revista Vivências. Integrante da Equipe de Coordenação da Red Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias - RIEC.
graduate at Ciências from Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), graduate at Licenciatura Plena Em Biologia from Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), master's at Education from Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001) and ph.d. at Other from Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: formação de professores, educação científica, ensino de ciências, ensino de genética and formação continuada.