Educação Científica e Tecnológica
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
: Avaliação de Impacto Tecnológico: Alternativas e Desafios para a Educação em Engenharia
-
A constituição da prática como componente curricular e do estágio supervisionado no desenvolvimento da formação acadêmico-profissional em Ciências Biológicas
-
A construção curricular na Educação de Jovens e Adultos pela perspectiva freiriana: um inédito viável
-
A Construção Curricular Popular Crítica No Ensino De Ciências Naturais E Suas Implicações Na Prática Docente.
-
A construção do conceito de spin do elétron como um processo de metáfora epistêmica intracientífica: implicações para a educação científica
-
A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA BIOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
-
A discussão de controvérsias sociocientíficas: uma perspectiva integradora no ensino de ciências
-
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
-
A educação em ciências naturais no jornal operário O Cosmopolita (1916-1918)
-
A Educação Tecnológica no Ensino Fundamental: da Teoria à Prática Desenvolvida no Instituto de Tecnologia ORT
-
A Equação Civilizatória e a pertinência de uma educação insubordinada
-
A Eugenia como temática para discussão da natureza da ciência na formação superior em Ciências Biológicas
-
A EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: CARACTERIZAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM EVENTOS BRASILEIROS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
-
A experimentação na formação de professores do curso de Ciências Biológicas da FFP/UERJ
-
A formação para educação ambiental dos agentes comunitários do Projeto Revolução dos Baldinhos: uma análise a partir da perspectiva crítico-transformadora.
-
A história em quadrinho 'Dagwood consegue cindir o Átomo' (1950): uma perspectiva histórica e cultural
-
A Interdisciplinaridade No Ensino De Ciências: Perspectivas Para A Prática Pedagógica
-
A Internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica no campo da Geografia: Estudo de Caso sobre o Museu Virtual de Jacobina - Bahia
-
A noção de desenvolvimento como eixo estruturante para a reflexão sobre temáticas socioambientais: contribuições de três campos de conhecimento
-
A ocorrência da conjunção aditiva 'e' no texto de divulgação sobre o Programa Ciência sem Fronteiras na Revista Tecnológica da UTFPR
-
A peste e o cíclico retorno do caos
-
A POSSIBILIDADE DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA: DAS SITUAÇÕES-LIMITE À PRÁXIS PEDAGÓGICA.
-
A teoria histórico-cultural do desenvolvimento como referencial para análise de um processo de ensino: a conmstrução dos conceitos científicos em aulas de ciências no estudo de sexualidade humana
-
Abordagem temática freireana: uma concepção de formação permanente dos professores de ciências
-
Adequando a tecnologia para a emancipação: a experiência do I curso de extensão Saberes e resistências em tempos de pandemia
-
Alberto Lopo Montalvão Neto
-
Alexander Montero Cunha
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENFOQUE CTS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE DE GRUPO FOCAL
-
Alternativas epistêmicas emergentes na ciência e seu ensino a partir do sul global
-
Ana Tereza Pinto Filipecki
-
Analogias e Metáforas no Ensino de Biologia: Um panorama da produção acadêmica brasileira
-
André Gustavo Schaeffer
-
André Luiz França Batista
-
Aproximações entre ciência-tecnologia-sociedade e os temas transversais no livro didático de matemática do ensino fundamental de 5a. a 8a. séries
-
Arthur Prado Fleury Magalhães
-
ARTIGO-PARECER - ESCOLA DE FÍSICA CERN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK
-
As aulas práticas de genética clássica : cruzamentos com Drosophila como recurso didático no ensino superior
-
As equações algébricas no ensino médio: um estudo de uma sequência didática utilizando software gráfico
-
AS FEIRAS DE MATEMÁTICA: ESPAÇO DEMOCRÁTICO DE INSUBORDINAÇÃO, DISCUSSÃO COLETIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-
AS MULTIMEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: EXPERIÊNCIAS REMOTAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
-
As práticas pedagógicas e os saberes da docência na formação acadêmica profissional em Ciências Biológicas
-
ASTRONÁUTICA: UMA FERRAMENTA FASCINANTE PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.
-
AUDIOVISUAL EM CENA (DE AULA): O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO OBEDUFSC - CIÊNCIAS
-
Ações educativas participativas para os atores da reciclagem: uma abordagem CTS
-
Biotecnologia sob o enfoque CTS: concepções de licenciandos em Ciências Biológicas
-
Caracterização da produção acadêmica latino-americana sobre educação CTS e temáticas socioambientais nas Jornadas ESOCITE
-
Carlos Alexandre dos Santos Batista
-
Carolina Cavalcanti do Nascimento
-
Cecília Maria Barradas
-
Charges e a história cultural da ciência: o eclipse e a deflexão da luz
-
Ciencia, tecnologia, e sociedade na optica docente : construção e validação de uma escala de atitudes
-
Circulação da ciência: relações entre o discurso referente à ciência e o discurso de autoajuda
-
Circulação de Conhecimentos e a Produção de Fatos Científicos: Propondo uma Trajetória Analítica para Textos em Educação em Ciências
-
CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÕES DAS NANOTECNOLOGIAS NO CONTEXTO DA AGROPECUÁRIA: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
-
Ciência, Tecnologia e Educação: considerações sobre formação docente
-
CONCEITOS DE SIMULTANEIDADE, DA ANTIGUIDADE À RELATIVIDADE: UM MÓDULO DE ENSINO CONTEXTUALIZADO
-
CONCEPÇÕES CTS PRESENTES NOS DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO À LUZ DA GROUNDED THEORY
-
Concepções de progresso biológico em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012.
-
Contribuições para a Compreensão da Natureza da Ciência na Educação em Ciências: um Estudo a Partir da Concepção Latouriana Sobre a Fabricação da Objetividade Científica
-
Contribuições da Ficção Científica para a Educação CTS no contexto da formação inicial de professores de Ciências e Biologia.
-
Contribuições da perspectiva freireana de educação para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de ciências.
-
Contribuições de Séries de Ficção Científica para a Educação CTS (Ciência, Tecnologia E Sociedade)
-
Contribuições do Design Instrucional ao Ensino de Física Presencial apoiado por Ambiente Virtual de Aprendizagem
-
Da MP 746/16 à Lei 13.415/17 - O movimento de sentidos sobre Ciência e Tecnologia na reforma do ensino médio brasileiro
-
DAS CERTEZAS ÀS INCERTEZAS: CONTRIBUIÇÕES DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
-
Democracia e Gênero em Ciência e Tecnologia
-
Discursos sobre ciência & tecnologia no Jornal Nacional
-
Discursos sobre ciência no Jornal Nacional
-
EDUCAR A PARTIR DE DIFERENTES MODELOS DE SAÚDE: DISCUTINDO BACTÉRIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Educação Ambiental Crítica: enfocando o imaginário de estudantes do ensino fundamental
-
Educação Ambiental Crítico-Transformadora e Abordagem Temática Freireana
-
Educação crítico-reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático
-
Educação das relações étnico-raciais: branquitude e a educação das ciências
-
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E AMBIENTE ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: DEBATES A PARTIR DE UMA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA
-
Educação Matemática Crítica e as implicações sociais da ciência e da tecnologia no processo contemporâneo: embates para a formação de professores de matemática
-
Educação matemática e as implicações sociais da tecnociência na engenharia
-
Educação para as Relações Étnico-raciais nos currículos de formação de professores/as de Química: Uma análise dos cursos de licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
-
Educação tecnológica, formação humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC
-
Elis Afini da Silva
-
Eloisa Maia Vidal
-
Emerson Pessoa Ferreira
-
Ensino de ciências e formação de professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Cascavel - PR.
-
Ensino Médio Integrado na berlinda: adolescência e o direito à indefinição profissional
-
ENTRE PROPÓSITOS E CONCEITOS: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
-
EQUAÃ?Ã?O CIVILIZATÃ?RIA: GÃ?NESE E ESTRUTURA
-
ESTRATÉGIA PARA MELHORIA DA FORMAÇÃO AMBIENTAL DO ALUNO DO CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA COM ÊNFASE ALIMENTOS DO CEFETES
-
Estratégias Didáticas de Professores ao Lidar com Concepções Alternativas dos Alunos
-
Estratégias para leitura crítica de vídeos de ciências do YouTube: contribuições de um coletivo docente
-
Estudo das expectativas de estudantes do ensino fundamental e médio sobre a disciplina de Física
-
ESTÉFANO VIZCONDE VERASZTO
-
Estética Crítica e Educação Tecnológica: Razão e Utopia como Problemas na Educação.
-
Giovana Daniela Busarello
-
História e cultura de imagens de partículas elementares: condições de existência e circulação
-
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA B: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROCESSO QUE ENVOLVE A FENOMENOLOGIA E A MODELIZAÇÃO
-
INTERFACES - Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade
-
INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O AMBIENTE EM VISITAS DE CRIANÇAS A UM COLÉGIO AGRÍCOLA
-
Irlan von Linsingen
-
Jefferson de Matos Campos
-
João Henrique Ávila de Barros
-
João Vicente Alfaya dos Santos
-
Karine dos Santos Coêlho
-
Keli Cristina Maurina
-
LEITURAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS.
-
Limites e possibilidades do PBL (Problem based learning) na formação do fisioterapeuta
-
Linguagem científica de Thomas Kuhn e a matemática em livros didáticos da educação básica e manual de ensino superior de Física: o caso da 1ª lei da termodinâmica
-
Los estudios sociales de la tecnologia en las carreras de ingeniería. Un análisis comparado
-
Lucas Dominguini
-
Lucio Ely Ribeiro Silvério
-
Lázaro Raimundo dos Passos Cunha
-
Marcelo Valério
-
Marcia Regina Carletto
-
Maria Antonia Muñoz de Malajovich
-
Mariana Barbosa de Amorim
-
Mariana Brasil Ramos
-
Mayara Cristina Pereira Yamanoe
-
Morgana Dias Johann
-
Na formação de professores e cientistas, uma HQ sobre aspectos da natureza da ciência e imagens: encantar-se com os entre-(en)laces
-
Na pauta das aulas de ciências : discussão de controvérsias científicas na televisão
-
Neusa Maria John Scheid
-
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
-
O CONTEÚDO FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLEM
-
O Estado da Arte sobre as Temáticas de Gênero no Ensino de Química
-
O isolamento do início da docência em Ciências e o coletivo da escola
-
O Livro didático de Ciências: a persistência da fragmentação dos conteúdos
-
O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG PELO TEXTO TEATRAL COPENHAGEN
-
O tema queimadas no ensino de ciências do nível fundamental II : proposta de sequência didática baseada em questões sociocientíficas
-
O texto de genética no livro didático de ciências: uma análise retórica
-
Ofélia Ortega Fraile
-
Paula Andrea Grawieski Civiero
-
Paulo Henrique Guadagnini
-
Perspectivas de Ensino e Aprendizagem em Vídeos Educativos de Biologia no YouTube
-
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E LICENCIATURA EM QUÍMICA
-
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTALA PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
-
PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) E MUNDO DO TRABALHO NO CAMPO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
-
Professores enquanto atores na rede social de elaboração dos currículos do ensino tecnológico de telecomunicações.
-
Registros de representação semiótica com o GeoGebra: um ensaio para o ensino do conceito de Derivada
-
Registros semióticos em porcentagem: análise da produção de alunos na resolução de problemas triparticionados
-
Releituras de obras literárias nacionais na produção de jogos digitais
-
RELEVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO PARA OS ESTUDOS CTS NO COMBATE À ANTICIÊNCIA
-
Rogério Melo de Sena
-
SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NO PROEJA DE SANTA CATARINA
-
Semiótica Visual na Educação Tecnológica
-
Semiótica Visual na Educação Tecnológica - Significações da Imagem e Discurso Visual.
-
Sentidos da interação entre Tecnologia e Sociedade na formação de engenheiros: limites e possibilidades para repensar a Educação Tecnológica
-
SENTIDOS DE COLONIALIDADE NA FORMAÇÃO DOS GUIAS DE TURISMO DO IFSC
-
SENTIDOS SOBRE A FORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PARTIR DOS DISCURSOS DOS EMPRESÁRIOS INDUSTRIAIS
-
Sentidos sobre realidade produzidos durante uma atividade de resolução de exercícios de física com estudantes de ensino médio
-
Sentidos sobre temáticas socioambientais nos discursos dos professores de Ciências e Biologia
-
Sequência didática sobre agricultura familiar
-
Suelen Maggi Scheffer Vieira
-
Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
-
TECNOLOGIA SOCIAL, ECONOMIA SOLIDÁRIA E EDUCAÇÃO: CONCEITOS E POSSIBILIDADES EM TIMOR-LESTE
-
Teoria das cordas e suas controvérsias
-
Textos e formação de professores de Física: resistências e pontos de entrada em disciplinas relacionadas com Física Quântica
-
Texts and reading practices in physics education: Analysis of the voices of subjects in initial teacher education
-
Thiago Carnevali Pizzutti
-
Trabalhando a materialidade textual na licenciatura em física: como licenciando(a)s escolhem, analisam e propõem textos para o ensino da teoria quântica
-
Um estudo sobre a Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS nas Ciências Naturais das Séries Inicicias do Ensino Fundamental no contexto da Proposta Curricular de Santa Catarina - PC/SC
-
Um expo(r)-(po)sições art(sci)culado: as transformações da ciência que perpassam pelas artes visuais e se materializam na forma de quadrinhos para a formação de licenciandos(as) e bacharelandos(as) em física
-
Um Mergulho na História Conceitual da Astronomia, da Cosmologia e da Física à Luz da Solução de Problemas Laudanianos: dos babilônios à gravitação newtoniana
-
UMA ANÃ?LISE DOS ERROS EM RESPOSTAS DE QUESTÃ?ES DISCURSIVAS DE FÃ?SICA Ã? LUZ DOS OBSTÃ?CULOS EPISTEMOLÃ?GICOS DE BACHELARD
-
UNIVERSOS PARALELOS ENQUANTO REPRESENTAÇÃO CULTURAL NA SÉRIE DE ANIMAÇÃO RICK E MORTY
-
Utilização de vídeos educativos de biologia no youtube por estudantes do ensino médio
-
Visões sobre ciência de estudantes do ensino técnico em química a partir do questionário COCTS
-
Vitor Soares Mann
-
Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo Antecedente à Tradição de Pesquisa da Ciência Moderna
-
Wildson Luiz Pereira dos Santos
-
Wilker Victor da Silva Azevêdo