Publicações no BrCris
 

Paulo Henrique Correia Alcântara

Possui graduação em Comunicação Social (1991), com habilitação em Jornalismo, e em Direção Teatral (2001) pela Universidade Federal da Bahia. Possui mestrado (2008) e doutorado (2013) em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, atuando, principalmente, nos seguintes seguimentos: dramaturgia, análise de roteiro, cinema e arte-educação. Já foi conselheiro do Governo do Estado da Bahia (2011-2013). Foi professor no curso de artes cênicas da Faculdade Social da Bahia (2005-2010) e professor efetivo no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011-2014). Desde 2014 é professor adjunto do Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, onde ministra, basicamente, componentes de Dramaturgia, Dramaturgia no cinema e audiovisual, Análise de texto e História do teatro. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA). É integrante dos grupos de pesquisa DRAMATIS-Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação e PÉ NA CENA: poéticas de atuação e encenação. Integra o Laboratório Teatro em Aberto, ao lado das professoras Ana Flávia Hamad e Elaine Cardim. Como encenador, levou aos palcos os espetáculos Fala comigo doce coma a chuva-1996, Lábios que beijei-1998, Bolero-2001, Álbum de Família-2008, Partiste-2010, A lira dos vinte anos-2016 e Sublime é a noite-2017, dentre outros. Algumas de suas peças teatrais estão publicadas: Lábios que beijei, Bolero, Partiste e Sublime é a noite. Por duas vezes já foi premiado como Melhor Texto pelo Prêmio Braskem de teatro: Em 1999, pela peça Lábios que beijei e em 2011 pela peça Partiste. Entre suas últimas publicações destacam-se a coletânea "Diálogos com Fellini", coorganizada com a professora Cássia Lopes (2020), a coletânea "Poéticas de Marcio Meirelles", coorganizada com o professor Marcos Uzel (2020) e o livro Sublime é a noite (2021). Entre seus artigos publicados recentemente, destacam-se "Palco das memórias: imagens e encenações no documentário Flávio Rangel-o teatro na palma da mão", publicado na coletânea "Memória e imagens: entre filmes, séries, fotografias e significações" (2020); o artigo "Guido e as imagens delirantes: memórias, sonhos e criação em Oito e Meio", publicado na coletânea "Diálogos com Fellini" (2020); o artigo "Medeamaterial: memórias de um vestido de veludo preto manchado de sangue", publicado na coletânea "Poéticas de Marcio Meirelles" (2020); o artigo "Édipo vai ao cinema", publicado na coletânea "O drama e suas interfaces" (2021) e o artigo "Caminhos de Brecht em A última sessão de teatro: as influências do dramaturgo alemão na peça de Luiz Marfuz", publicado na coletânea "Entre Imagens, Chistes e Fúrias: reflexões sobre nossa criação cênica" (2022). Em 2022, seu mais novo texto para teatro - Maldita Seja- foi encenado sob direção de Hyago Matos. Atualmente desenvolve a pesquisa "Ingmar Bergman e as dobras das personagens", como parte de seu pós-doutorado no PPGAC-UFAC sobre o cinema de Ingmar Bergman.
bachelor's at Comunicação from Universidade Federal da Bahia (1991), bachelor's at Direção Teatral from Universidade Federal da Bahia (2001), master's at Arts from Universidade Federal da Bahia (2008) and doctorate at Arts from Universidade Federal da Bahia (2013). He is currently professor assistente at Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Has experience in Arts, focusing on Dramaturgy, acting on the following subjects: dramaturgia, teatro, educação, nelson rodrigues and projeto pedagogico.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •