Rildo Cosson concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998 e o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2015. Foi professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas e UFMG e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação (Cefor) da Câmara dos Deputados. É autor dos livros: Como criar círculos de leitura na sala de aula (2021), Paradigmas do Ensino da Literatura (2020), Letramento Político: a perspectiva do legislativo (2019), Círculos de Leitura e Letramento Literário (2014), Escolas do Legislativo, Escolas de Democracia (2008), Fronteiras Contaminadas - Literatura como jornalismo e jornalismo como literatura (2007), Letramento literário: teoria e prática (2006), O livro e o gênero (2002), Romance-Reportagem (2001). Tem organizado livros, publicado artigos e participado em congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente é pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba.
graduation at Letras from Universidade Federal do Acre (1986), master's at Language from Universidade de Brasília (1989), doctorate at Language from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) and doctorate at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Has experience in Language, acting on the following subjects: letramento literário, ensino de literatura, leitura, leitura literária and letramento político.