Publicações no BrCris
 

Cleonice Terezinha Fernandes

Pós doutora pela Universidade de Huelva\Espanha no programa de Ensino de Ciências Experimentais, Sociais e Matemática; Doutora pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal - Ciências da Motricidade (revalidado pela UNESP-Rio Claro). Bióloga, professora no PPGEn - mestrado em ensino da UNIC - Universidade de Cuiabá em associação ampla com o IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso. Atuou em Educação Matemática, Especial e Inclusiva por 32 anos no Ensino Básico - classes regulares e centros de recursos. Foi membro da CBS - Comissão Brasileira de Estudos e Pesquisas de Soroban da SEESP/MEC (2001- 2008), e co-autora de duas publicações (2006 e 2011) na área da educação matemática para cegos na Coleção Escola Inclusiva do MEC. Pesquisadora em: ensino, motricidade, dificuldades/transtornos de aprendizagem, educação ambiental e educação infantil, ciências para crianças, alfabetização matemática, inclusão, pedagogia sistêmica e neurociências no ensino; cujas atuais investigações dos mestrandos sob sua orientação, incidem em práticas de meditações ativas na escola - mente\corpo\cognição (mindfullness). Membro do CEP - Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Estado de MT desde 2012, sócia fundadora do MIMA - Museu Internacional da Mulher/Portugal (2016) e foi secretária do IMUNE - Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso/BR (2015\2020). Em 2017\18 atuou como consultora do MEC\SECADI para o Atendimento Educacional Especializado - AEE - nas Salas de Recursos Multifuncionais das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Desenvolveu em 2018 pesquisa pós doutoral na Universidade de Huelva-Espanha sobre o conhecimento especializado do professor de matemática - MTSK - Mathematics Teacher's Specialized Knowledge sob supervisão do professor Dr. José Carrillo Yánez (Pepe Carrillo). Atualmente investiga BTSK - conhecimento especializado do professor de Biologia. Integra um projeto de experimentos de ensino (educação matemática) em convênio de cooperação técnica internacional entre PPGEn UNIC\IFMT e Universidade de Huelva\Espanha; integra a REAMEC - Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5762-1655
graduate at Ciências Biológicas from Universidade Federal de Mato Grosso (2003). Has experience in Education, focusing on Education for the Disabled, acting on the following subjects: interdisciplinaridade, inclusão, educação especial, alternativas metodológicas and pesquisa qualitativa.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •