Publications in VIVO
 

ADOLFO TANZI NETO

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universidade de Oxford, Departamento de Educação, no Centro de pesquisa Sócio Cultural e da Teoria da Atividade. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Licenciatura em Língua Inglesa pela Broward Community College, Flórida - EUA (BCC), concluindo no curso de Letras Inglês/Português da PUC-SP. Foi Professor Adjunto do Departamento de Humanidades e Letras na UNILAB e Professor Visitante na UFBA, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação, na linha de pesquisa em Informática e Educação. Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Letras da UFRJ, no departamento de Letras Anglo-Germânicas, Professor Visitante na Southern Federal University SFedU (Rússia - Rostóvia do Dom), Vice-Coordenador e Professor no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (PIPGLA) da UFRJ na linha 2 de pesquisa - discurso e práticas sociais. É Editor Associado da Learning, Culture and Social Interaction (ELSEVIER), editor-chefe das revistas RBSHC - Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade (PIPGLA-UFRJ e outras IES) e da RILA - Revista Indisciplina em Linguística Aplicada (PIPGLA-UFRJ). É coordenador da seção brasileira ISCAR (International Society for Cultural-Historical Activity Research) e secretário global da mesma sociedade de pesquisas em atividades sócio-histórico-culturais (2017-2024). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada (NUVYLA/CNPq) UFRJ e membro da ANPOLL no GT Formação de Educadores na Linguística Aplicada. O foco atual de pesquisa centra-se na perspectiva da linguagem no campo do ativismo social, mobilidade linguística, justiça social, autonomia, agência e ensino-aprendizagem, embasado em epistemologias críticas, com ênfase na teoria sócio-histórico-cultural, assim como em teorias críticas, cujas bases assentam-se numa perspectiva histórico-dialética.
graduation at Formação de Professor Ciclo Básico from Broward Community College - USA (2006), graduation at Licenciatura Inglês e Português from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), master's at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2014) and doctorate at Linguistics from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Has experience in Language, acting on the following subjects: ensino híbrido, formação de professores, ensino-aprendizagem no contexto digital, ensino de língua inglesa and tecnologia e educação.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •