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Marilia Raquel Albornoz Stein

Marília Raquel Albornoz Stein is a professor at the Department of Music at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Bachelor in Choir Conducting (1992), M.A. in Music Education (1998), and a Doctor in Ethnomusicology. She participates in the Group of Musical Studies (GEM/UFRGS) and develops collaborative research on musical practices of indigenous people. Has experience in Arts, focusing on Music, acting on the following subjects: ethnomusicology, ethnography, music education, popular culture, recorder, choir singing and conducting.
Professora do Departamento de Música e no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes (IA) da UFRGS (PPGMUS/UFRGS). ORCID 0000-0002-1337-316X. Realizou bacharelado em Música/Regência Coral (DeMus-UFRGS, 1992), mestrado em Música/Educação Musical (PPGMUS-UFRGS, 1998) e doutorado em Música/Etnomusicologia (PPGMUS-UFRGS, 2009). Integra o Grupo de Estudos Musicais (GEM) do PPGMUS/UFRGS. Participou da execução do projeto etnomusicológico colaborativo que resultou no livro-CD Yvy Poty, Yva?á: Flores e Frutos da Terra (2009/Iphan; 2012/Capes-Proex-PPGMUS/UFRGS), com registros audiovisuais e escritos sobre o patrimônio sonoro-performativo Guarani Mbyá, em especial sobre os mboraí (cantos e danças sagrados). Tem participado de pesquisas sobre o patrimônio cultural e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani e Kaingang e o patrimônio cultural e as práticas sonoro-performativas afro-gaúchas. Orienta no âmbito de iniciação científica, monitoria indígena, trabalho de conclusão de curso e mestrado em etnomusicologia. Colabora com o DEDS e com o NEABI na UFRGS. Foi presidente da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET, diretoria 2019-2021). Colaborou com a ação Saberes Indígenas na Escola (Núcleo FACED/UFRGS, RS, 2013-2020). Participou do ProDocSon: Memória através dos cantos (PRODOCULT, Museu do Índio do Rio de Janeiro/FUNAI ? UNESCO, 2012-2016). Ministra disciplinas relacionadas a práticas sonoro-performáticas de grupos e comunidades tradicionais e populares no Brasil, etnomusicologia, projetos sociais e culturais, encontro de saberes, educação musical, educação antirracista e das relações étnico-raciais e metodologia da pesquisa científica. Atuou de 2002 a 2010 como professora de Música (Etnomusicologia, Educação Musical, Educação Popular, Projetos Sociais, Música Brasileira, Iniciação à Pesquisa, Canto Coral, Regência, Flauta Doce, Estética da Música, Cultura Artística, Gestão Escolar) nas instituições: Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Fundação de Artes de Montenegro (UERGS/FUNDARTE), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Atuou como flautista doce, cantora e regente em grupos de música antiga, contemporânea e popular.

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