Publicações no BrCris
 

Livia Cristina Eccard Pinto

Professora Assistente do Departamento de Línguas e Literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) desde 2016, atuando na educação básica e na graduação. Doutoranda em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde desenvolve a pesquisa sobre políticas cognitivas em livros didáticos de FLE para adolescentes, com período sanduíche na Universidade de São Paulo. Mestre em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo, com estágio no Centro de Linguística Aplicada da Université de Franche-Comté em 2015. Foi docente nas Alianças Francesas de Nova Friburgo e Macaé entre 2013 e 2016 e professora substituta de língua francesa na Universidade Federal de Ouro Preto em 2011. Possui licenciatura em Letras com habilitação Português-Francês pela Universidade Federal de Viçosa. Desde 2022, é presidente da Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro (APFERJ). Em 2021, foi bolsista da Embaixada da França no Brasil em uma formação de ensino de francês e coordenação pedagógica no CAVILAM ? Alliance Française de Vichy. Participa de projetos de extensão sobre produção de materiais didáticos e práticas decoloniais no ensino de francês. Sua pesquisa é centrada na didática de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de FLE considerando as relações entre a cognição, o lúdico, o corpo e a língua.
graduation at Letras from Universidade Federal de Viçosa (2010) and master's at Estudos linguísticos em Francês from Universidade de São Paulo (2015). Has experience in Language, acting on the following subjects: ensino/aprendizagem, francês língua estrangeira, crianças, fle and adolescentes.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •