Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com aprofundamentos de estudos em Sociologia da Infância no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, braga-PT (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas.É professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas na área de concurso História da Criança, Criança, Sociedade e Cultura e Teoria e Prática da Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Infâncias, Metodologia da Pesquisa em Educação e com Crianças, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública e educação, educação infantil, ideologia, metodologia e formação de professores. Tem vários trabalhos publicados na área da educação infantil e projetos de pesquisa na temática da infância indígena. Foi Professor do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia de 2010 a 2021. É professor Permanente do Mestrado em Educação do qual foi coordenador por dois anos e professor permanente Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade do Estado do Amazonas. Professor permanente do Doutorado em Educação da Rede EducaNorte. Atualmente é Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas. Contatos (92) 98231-7799 rmubarac@hotmail.com. rsobrinho@uea.edu.br . ORCID https://orcid.org/0000-0003-4893-0883
graduate at Pedagogia from Universidade Federal do Amazonas (1994) and master's at Mestrado Em Educação from Universidade Federal do Amazonas (2002). Has experience in Education, focusing on Curricular General Theory of Planning and Development, acting on the following subjects: politica pública, educação infantil, crianças indígenas, geanni monteiro and metodologias de pesquisas.