Publicações no BrCris
 

Denize da Silva Souza

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Arteterapia pela FIZO-ALQUIMYART e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. É professora da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Matemática (Campus São Cristóvão) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Líder do Núcleo Colaborativo de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática (NCPPEM/UFS); Vice-líder do Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva (NÚPITA/UFS, sendo mediadora do sub-eixo temático Matemática Inclusiva) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS). Autora de artigos e co-autora de capítulos de livros, artigos em periódicos na área de ensino de Ciências e Matemática e na área de Educação Matemática. . Organizadora de e-book, destacando-se temáticas sobre pesquisas em livros didáticos e sugestões de ativiades matemáticas para o ensino na educação básica.Tem experiência em formação de professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando também com outros temas: Universo Explicativo; Relação com o Saber; Didática da Matemática; Educação Inclusiva; Currículo; Ensino e aprendizagem em geometria. Atualmente coordenadora da área de Matemática do PIBID/UFS (2020-2022). Parecerista de vários artigos em diferentes periódicos e eventos educacionais, além de fazer parte da comissão de organização e coordenação do Seminário de Ações Integradoras do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMA/UFS. Faz parte do Conselho Editorial do periódico Caminhos da Educação Matemática em Revista (IFS-Aracaju), desde 2008, versão impressa e on-line. Também faz parte do Conselho do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia - CCET/UFS e da Comissão de Estágio Supervisionado do Departamento de Matemática - DMA/UFS. As orientações destinadas, tanto aos Trabalhos de Conclusão de Curso, como os de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, abrangem temáticas sobre praxeologias de objetos geométricos e formação de professores que ensinam matemática, tendo também um olhar sobre a inclusão de alunos com deficiência. As bases teóricas para tais orientações e produção científica pautam -se em: Relação com o Saber; Teoria Antropológica do Didático e modelo do desenvolvimento do pensamento geométrico.
graduation at Matemática from Universidade Federal de Sergipe (1986), master's at Education from Universidade Federal de Sergipe (2009) and doctorate at Doutorado em Educação Matemática from Universidade Anhanguera de São Paulo (2015). He is currently full professor at Universidade Federal de Sergipe. Has experience in Mathematics, acting on the following subjects: ensino fundamental, relação com o saber, livro didático, professores de matemática and ensino de geometria.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •