Didática da Matemática
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
A ABORDAGEM DO ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma analise sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático
-
A articulação entre teorias da Didática da Matemática, Inclusão e Função Afim na formação de professores Clélia Maria Ignatius Nogueira
-
A DIMENSÃO COGNITIVA NA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO: REFLEXÃO TEÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE PROBABILIDADE NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
-
A NOÇÃO DE SITUAÇÃO FACE AS TEORIA E ABORDAGENS DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS: Campos Conceituais, Situações Didáticas, Dialética ferramenta-objeto e jogo de Quadros e Antropológica do Didático
-
A Organização Praxeológica do objeto Triãngulo nos livros didáticos da 7a série do Ensino Fundamental
-
A sala de aula como espaço psíquico : articulações entre a didática, a psicanálise e a relação ao saber na proposição de uma tipologia de contrato didático
-
A TEORIA DA ATIVIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
-
A Utilização da Gamificação na Aprendizagem de Análise Combinatória: possibilidades atreladas ao uso do H5P e do Wordwall
-
Abordagem Instrumental e Aplicações
-
Alessandra Carvalho Teixeira
-
An Analysis of the Influences of a Hybrid Learning Environment in the Solution of Vector Tasks according to the Anthropological Theory of the Didactic (ATD)
-
Anderson Souza Neves
-
Andreia Maria Cavaminami Lugle
-
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz
-
Angela Martins Campos
-
Antonio José da Silva
-
ANÁLISE DA ABORDAGEM DE COMPRIMENTO, PERÍMETRO E ÁREA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
-
Análise da BNCC para o Ensino Médio e a Restruturação do currículo matemático embasado nas chaves para aprendizagem
-
Análise da praxeologia matemática na compreensão do cálculo de volume e capacidade de sólidos geométricos nos alunos do Curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal de Pernambuco
-
Análise das Percepções de Professores de Matemática em Formação Inicial e Continuada sobre a Aprendizagem Significativa e Crítica
-
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º E 2º GRAUS INSTRUMENTALIZADA POR UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES
-
ANÁLISE DOS IMPACTOS DE SITUAÇÕES PARA A INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: A MALAMÁTICA PARA O ESTUDO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS NO CAMPO DOS NÚMEROS NATURAIS.
-
ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE ÁREA DAS FIGURAS PLANAS CLÁSSICAS NO 6° ANO
-
Aprendizagem da Álgebra ? uma análise baseada na Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davídov
-
ARITMETIZANDO NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOB AS LENTES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
-
As disciplinas de Metodologia de ensino e Estágio Supervisionado na Formação do Professor
-
Aulas de Matemática nos contextos da Educação no Campo
-
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO
-
Beatriz Helena Alcântara Magno da Silva
-
Camilla Duarte Schiavo Ritzmann
-
Carlos Eduardo de Oliveira
-
Cecília Costa
-
Celso Eduardo Brito
-
Claudete Kiss Villela
-
Claudia Maria Cera Jeronimo
-
Claudionor de Oliveira Pastana
-
Conceito de Frações Através de Diferentes Registros de Representação
-
CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Connections between Chevallard's and Husserl's thoughts as drivers of a phenomenological pedagogies of mathematics
-
Construção do Conceito de Volume no Ensino Fundamental: um estudo de caso
-
Célia Barros Nunes
-
Dailson Evangelista Costa
-
Darcy de Liz Biffi
-
DECISÕES DIDÁTICAS E CONTRATO DIDÁTICO: INTERRELAÇÕES NO ENSINO DE UM SABER MATEMÁTICO ALGÉBRICO
-
Denize da Silva Souza
-
DIDÁTICO-TECNOLÓGICO COM OSTENSIVOS E NÃO OSTENSIVOS EM ORGANIZAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DE FUNÇÕES LOGARÍTMICAS
-
Do Pensamento Funcional ao Campo Conceitual de Função: o desenvolvimento de um conceito
-
Douglas Willian Nogueira de Souza
-
Editorial - Avances de la teoría antropológica de lo didáctico
-
Editorial: Advances of the anthropological theory of the didactic
-
Edmo Fernandes Carvalho
-
Edson Pereira Barbosa
-
Elaboração, Análise e Aplicação de um Modelo Epistemológico de Referência para o Ensino do Conceito de Função na Licenciatura em Matemática
-
Elda Vieira Tramm
-
Eliana Maria Mallmann Teixeira
-
Ensino de Matemática Brasileiro em uma Perspectiva Inclusiva: Propostas de Atividades para Alunos com Deficiência Visual com o Aparelho Soroban
-
Erivandro do Carmo Tavares
-
ESTUDO DE AULA DE MATEMÁTICA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
-
Estudo de formas de negação no ensino da Matemática: Ponto de encontro com os registros de representação semiótica.
-
Estudo do centro de massa em cálculo diferencial e integral: uma abordagem didática envolvendo recursos tecnológicos.
-
Estudo do objeto propoção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
-
Exploration de pratiques d'enseignement de la proportionnalité au secondaire en lien avec l'activité mathématique induite chez les élèves dans des problèmes de proportion
-
FATORES DO TIPO HISTÓRIA DIDÁTICA E SUAS INFLUÊNCIAS NAS DECISÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
-
FATORES DO TIPO HISTÓRIA DIDÁTICA QUE INFLUENCIAM AS DECISÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
-
Formar o formador de conceitos matemáticos: um desafio 'a HEM (Habilitação Específica ao Magistério)
-
Francisco de Assis Bandeira
-
Função afim na educação básica: estratégias e ideias base mobilizadas por estudantes mediante a resolução de tarefas matemáticas
-
George Christ Caraveo da Silva
-
Gilberto Januario dos Santos
-
Gilson Bispo de Jesus
-
Glauco Reinaldo Ferreira de Oliveira
-
Grandezas e Medidas: Um Percurso de Estudo e Pesquisa para uma prática profissional
-
Ilydio Pereira de Sá
-
Inter-relações entre Domínios Matemáticos: a integração do NAG em um modelo praxeológico alternativo
-
INVENÇÃO OU CRIAÇÃO MATEMÁTICA E OS FENÔMENOS DIDÁTICOS
-
INVESTIGANDO O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS ESCOLHAS DOS PROFESSORES
-
Izabella Alencar Freire Guimarães de Oliveira
-
Janete Bolite Frant
-
Jany Santos Souza Goulart
-
Josildo José Barbosa da Silva
-
Josimar de Sousa
-
José Felice
-
José Messildo Viana Nunes
-
Juliana Pires da Silva
-
Jéssica Cravo Santos Bernardino
-
Laerte Silva da Fonseca
-
Limites de funções de uma variável real: análise das praxeologias matemáticas e didáticas propostas em livros didáticos
-
LIMITES DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL EM LIVROS DIDÁTICOS: ORGANIZAÇÕES MATEMÁTICAS E DIDÁTICAS
-
Marcus Bessa de Menezes
-
Maria Helena Silva de Sousa Martinho
-
Maria José Ferreira da Silva
-
Marilourdes Torres Gouveia
-
Marluce Alves dos Santos
-
MATEMÁTICA INCLUSIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA
-
Maurício Ademir Saraiva de Matos Filho
-
Metodologías cualitativas en la educación de las matemáticas: aportaciones de la ingeniería didáctica cooperativa y de los duales enfoques didáctico y ergonómico
-
Modelização do Teorema Fundamental do Cálculo para um Sistema Micromundo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático
-
MODELO EPISTEMOLOGICO DE REFERENCIA: as tarefas intermediárias no ensino das frações
-
Momentos de estudo no contexto dos números e operações
-
Márcia Azevedo Campos
-
Natália Maria Cordeiro Barroso
-
O CONTRATO DIDÁTICO NA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM AMBIENTE VIRTUAL
-
O Ensino de Equações Polinomiais do 1º Grau: Análise Comparativa das Praxeologias dos Documentos Oficiais, do Livro Didático e do Professor.
-
O ensino de Função Afim em uma sala de aula inclusiva: um Percurso de Estudo e Pesquisa desenvolvido com futuros professores de Matemática para construção de um Modelo Epistemológico de Referência
-
O ENSINO DE MATEMÁTICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO ¬¬E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO
-
O ensino de probabilidade na licenciatura em matemática: considerações para um modelo epistemológico de referência
The Teaching of Probability in the Degree in Mathematics: considerations for an epistemological model of reference
-
O GeoGebra e a Teoria das Situações Didáticas(TSD): Uma possibilidade para o ensino de curvas polares
-
O papel do professor e sua relação com o meio (Milieu) no desenvolvimento de situações didáticas : uma análise dos conhecimentos docentes mobilizados numa abordagem conceitual de semelhança de triângulos
-
O Papel dos Ostensivos na Representação de Variáveis Estatísticas Qualitativas
-
O processo de (re)construção e gestão de organizações matemáticas e didáticas no estudo de funções logarítmicas mediado pelos ambientes papel e lápis e informatizado
-
O USO PEDAGÓGICO DO SOFTWARE WINPLOT NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CÁLCULO
-
OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DISCALCULIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
-
Patricia Benevides de Oliveira
-
Patricia Lanzini Franco
-
Percurso de estudo e pesquisa na formação docente: estudo da função quadrática pela parábola
-
Praxeologia Matemáticas e Didáticas Privilegiadas na Construção de Vídeos-Aulas por Professores da Educação Básica do Município de Toritama-PE
-
PROFº DRº ADAILTON ALVES DA SILVA
-
PROPOSTA DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DOCENTE SOBRE O ENSINO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU COM UMA INCÓGNITA
-
PRÁTICAS DE ENSINO, APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE JOGOS ADAPTADOS NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
-
Raquel Soares do Rêgo Ferreira
-
Reestruturação dos cursos de licenciatura em matemática: teoria e prática
-
Regina de Lima Silva
-
Relação Entre a Formação e a Prática Pedagógica em Matemática: Do Professor Formador Ensinando no Curso de Magistério ao Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental
-
Renato Francisco Merli
-
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DIDÁTICO EM UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
-
Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 6, Edição Especial, e118720, 2020.1 Formação inicial de professores que ensinam matemática e o sistema de numeração decimal
-
Rita Cinéia Meneses Silva
-
Rita Lobo Freitas
-
Rodrigo Medeiros dos Santos
-
Roseli Araujo Barros
-
Significados Produzidos sobre o conceito de função matemática em sala: Análise de uma trajetória da formação de professores de matemática ao ensino fundamental.
-
Silene Cerdeira Silvino da Silva
-
Silvana Lumertz Model
-
Simone de Miranda Oliveira França
-
Situações-problema que envolvem o conceito de função afim: uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais
-
Talita Carvalho Silva de Almeida
-
Tarcisio Luiz Leão e Souza
-
Teatro no Ensino da Matemática: Possibilidades para o estudo de funções exponenciais e progressões geométricas
-
Tecnologias no Ensino Superior: uma análise da utilização dos recursos tecnológicos nos cursos de licenciatura em Matemática, à luz da Teoria Antropológica do Didático
-
TEMPO, DESAFIO CONCEITUAL E DIDÁTICO: convergência entre as orientações dos documentos curriculares oficiais brasileiros e atividades de livros didáticos para alfabetização matemática
-
Ueslei Galvão do Rosário Santos
-
Um estudo sobre a transição do ensino das noções de funções trigonométricas entre o ensino médio e superior no Brasil e França
-
Um olhar teórico-metodológico sobre o conceito de Avaliação de Aprendizagem em tempo dE pandemia
-
UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE AS DECISÕES DIDÁTICAS E O CONTRATO DIDÁTICO NO ENSINO DE UM SABER MATEMÁTICO ALGÉBRICO
-
Uma proposta de articulações entre Álgebra Vetorial e GeoGebra
-
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA VETORIAL FUNDAMENTADA PELO MODELO T4TEL NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE HÍBRIDO DE APRENDIZAGEM
-
Uma proposta para o logos das praxeologias referentes ao ensino do aspecto decimal da numeração no 5º ano.
-
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DAS NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA FUNDADA NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.
-
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A DEFINIÇÃO DE POLÍGONO NO SEXTO ANO
-
Valéria Maria de Lima Borba
-
Veridiana Rezende
-
Wirla Castro de Souza Ramos