Publicações no BrCris
 

Profa. Dra. Luciana Gruppelli Loponte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística Hab. em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005). É pesquisadora e professora titular do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Arte, linguagem e currículo. Desde 2021, é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. Foi vice-presidente da FAEB (Federação de Arte-Educadores do Brasil) de 2006 a 2008 e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) 24 - Educação e Arte da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) de 2008 a 2010, e membro do Comitê Cientifico da entidade de 2010 a 2015. Nos últimos anos, tem obtido financiamento do CNPq para suas pesquisas (Edital Universal 2007, 2010, 2013 e 2018). É líder do ARTEVERSA - Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS/CNPq). Realizou estadia como Professora Visitante no Exterior Sênior com bolsa Capes, de novembro de 2018 a fevereiro de 2019, na Universidade de Lleida, na Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, formação de professores, formação estética docente, arte e educação, gênero e artes visuais.
graduate at Licenciatura Plena Em Educação Artística Hab Em Ar from Universidade Federal de Pelotas (1990), master's at Education from Universidade Estadual de Campinas (1998) and ph.d. at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Has experience in Education, acting on the following subjects: arte e educação, ensino de arte, formação de professores, formação docente and gênero arte e educação.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •