Programa mais educação: a experiência com o tempo integral escolar em Itaboraí Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº17/2007 e pelo Decreto 7.083/2010 uma iniciativa do Governo Federal para indução do Tempo Integral escolar é foco deste trabalho. Apresentar a implantação do Programa Mais Educação em Itaboraí, no período de 2009 a 2012, nos leva a um percurso através das leis e dos princípios que norteiam a construção de uma política pública educacional de ampliação da jornada escolar numa perspectiva da formação mais completa do sujeito. Baseado numa concepção democrática de educação que favoreça a emancipação social e a cidadania de acordo com os estudos de Maurício, Coelho e Cavaliere, também serve como base desta dissertação as experiências com projetos de ampliação da jornada escolar defendidas por Anísio Teixeira com as escolas-parque e os CIEPs de Darcy Ribeiro, além de experiências mais recentes como a de Palmas TO, que se pauta no programa educacional de ampliação do tempo escolar do Rio de Janeiro os CIEPs. A análise da experiência de implantação do Programa Mais Educação em Itaboraí esbarra com os Profissionais que exerceram e exercem o papel de professores comunitários, uma contrapartida exigida pelo programa e que em Itaboraí fizeram a diferença na implantação e implementação do Mais Educação. Através da aplicação de ficha sócio-econômica para identificação e de um questionário objetivo, enviados a todos os professores que atuaram no período de 2009 a 2012, foram selecionados alguns professores de acordo com o critério do tempo de atuação e da função atual que exerce, para entrevista. Após a análise das respostas do questionário objetivo cruzamos os dados com o perfil sócio econômico e chegamos ao perfil do Professor Comunitário pensado pelo coletivo dos professores de Itaboraí. E a análise das entrevistas revelou questões como a participação em formações e a utilização do Programa como um recurso pedagógico de ensino-aprendizagem conforme questões que haviam sido levantadas no início da elaboração do trabalho.
  • The More Education Program (Programa Mais Educação) introduced by the Interministerial Ordinance number 17/2007 and Decree 7,083 / 2010 was an initiative of the Federal Government to introduce the Integral Education. Its implementation in Itaboraí, from 2009 to 2012 leads to a path through the laws and principles that guide the construction of an educational public policy increasing daily hours in school from the perspective of more complete training of the individual. Based on a democratic conception of education that promotes social emancipation and citizenship according to Mauricio, Coelho e Cavaliere, which serve as the basis of this work, through their experiences with projects where there is an increase of school hours and defended by Teixeira with schools-park and CIEPs created by Darcy Ribeiro, as well as more recent experiences like Palmas TO, which are based on the educational program of expansion of school time in Rio de Janeiro the CIEPs. The analysis of the implementation of the More Education Program in Itaboraí collides with professionals who exercised and exercise the role of community teachers in Itaboraí made a difference implantation and implementation of the More Education Program. Was carried out socio-economic research through an objective questionnaire, sent to all teachers who worked in the program from 2009 to 2012, however, some teachers were selected according to the criteria of the time of operation and the function they performed, at the time of interview. After reviewing the questionnaire responses, the data were crossed with profile data socioeconomic, coming to an ideal profile of the Community Teacher according to the opinion of Itaboraí teachers who participated in the study. This result revealed questions like the importance of participation in training and the use of the Program as an educational resource for teaching and learning.

data de publicação

  • 2016-01-01