EDUCAÇÃO - PROCESSOS FORMATIVOS E DESIGUALDADES SOCIAIS
Programa de Pós-Graduação
-
- Visão geral
-
- Publicações
-
- Pesquisas
-
- Contato
-
- Identidade
-
- Ver todos
-
Visão geral
Publicações
publicações
-
A política de educação a distância em uma instituição pública de segurança: questões a partir do Programa de EAD do SENASP/MJ, na Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso Documento
-
"Ações afirmativas de reserva de vagas para indígenas no Ensino Médio Técnico- Profissionalizante do IFMT: impactos e possibilidades de resignificações " Documento
-
"Ecos do Progresso": a trajetória do grupo escolar Domício da Gama na cidade de Maricá na década de 1950 Documento
-
"Que sejam as mães da pátria" - histórias e memórias do Curso Normal Rural de Cantagalo Documento
-
"A escola de tempo integral e a formação de professores/as: investigando caminhos no Programa Escolas do Amanhã." Documento
-
" O Ciclo dos Rebeldes: Processos de Mercantilização do Rap no Rio de Janeiro Documento
-
"Infâncias que (se)falam: Memórias de Infâncias de moradores do Morro do Alemão e a luta pelo direito à Educação" Documento
-
"Investigando processos identitários de agentes auxiliares de uma creche no Rio de janeiro Documento
-
"Políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação em tempos de regulação transnacional de políticas educativas: O caso das novas modalidades de regulação do sistema de ensino municipal do Rio de Janeiro (2009-2012)" Documento
-
"Tá tudo aqui, o achado e o sumido" Caminhos de uma investigação com crianças numa escola das infâncias em Niterói/RJ Documento
-
'Vendoouvindosentindopensando' com as paisagens em deslocamento: migrações, currículos e 'cineconversas'. Documento
-
?A formação continuada e a dimensão formativa do cotidiano: narrativas de encontros entre professoras e crianças na Educação Infantil de Itaboraí? Documento
-
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA AUTORIDADE NOS PROCESSOS DAS RELAÇÕES DE PODER EM SALA DE AULA, SOB O VIÉS DA ANÁLISE DE DISCURSO Documento
-
A Educação Popular e o popular na Educação:um mergulho nos sentidos do cotidiano de uma escola pública em uma petroperiferia urbana Documento
-
A Filosofia na e da reforma do novo ensino médio como expressão da dualidade reificada Documento
-
A JUVENILIZAÇÃO DA EJA NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO Documento
-
A Metodologia de Investigação na Escola em aulas de Geografia Documento
-
A Política da Educação Infantil em São Gonçalo/RJ nos contextos dos Planos Municipais de Educação Documento
-
A RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE) PENSANDO O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA DA INFÂNCIA . Documento
-
A Reforma do Ensino Médio e a produção dos sentidos sobre os itinerários formativos Documento
-
A construção social da autoridade docente em relações de poder, sob o viés da análise do discurso Documento
-
A criação curricular cotidiana e as "políticaspráticas" da EMEF Prof. Waldir Garcia: "caminhos de canoa" nos/dos currículos de educação integral Documento
-
A docência universitária como estratégia de ascensão na universidade: um estudo exploratório com a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Documento
-
A filosofia no ensino médio. Documento
-
A função educativa da Seção de Extensão Cultural do Museu Nacional na gestão do Educador Paschoal Lemme (1943-1946) Documento
-
A juvenilização na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Niterói Documento
-
A leitura que se aprende\ensina na escola: as vozes dos sujeitos e seus cadernos no 1º ano de escolaridade Documento
-
A luta pelo direito à educação nas ações jurídicas do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação - SEPE/RJ Documento
-
A produção de oficinas de animação na educação de surdos: MoVimeNTOs e possibilidades de uma proposta pedagógica visuoespacial Documento
-
A questão cultural enquanto formação humana: investigando os interesses em disputa nas políticas culturais da cidade de São Gonçalo Documento
-
AS EMERGÊNCIAS E AS AUSÊNCIAS NO COTIDIANO DO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE HUMAITÁ I Documento
-
ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE AMPARO AOS CEGOS: limites e possibilidade de inserção da pessoa com deficiência visual no âmbito do trabalho Documento
-
Aprendendo a Aprender: a experiência pedagógica do Ilê Axé Ala Koro Wo Documento
-
As crianças e a formação docente: a educação infantil como lugar de encontro Documento
-
As crianças e a(s) leitura(s) da cidade: o Gradim como um (con)texto alfabetizador Documento
-
As emergências e as ausências no cotidiano do laboratório de aprendizagem da unidade Humaitá I do Colégio Pedro II Documento
-
Bidocência na Educação Infantil do Colégio Pedro II: possibilidades e desafios narrados pelas professoras Documento
-
Biografemando a experiência do grupo de dança sobre rodas Corpo em Movimento: entre a produção de normalidade e as astúcias criadas pelos corpos Documento
-
Biografemando um encontro: cartografia de uma experiência entre uma professora de apoio educacional especializado e um estudante Documento
-
Cartas a Paulo Freire: possibilidades do trabalho docente de uma professora iniciante Documento
-
Cartografando gstos esolares de surdos em Rio Bonito: entre o Maior e o menor da educação Documento
-
Cartografia, Fotografia Expandida e Infância Documento
-
Cinema, geografia e currículo: sentidos possíveis em torno dos filmes 'La Noire de...' e 'Que horas ela volta?' e a tessitura de 'conhecimentossignificações' Documento
-
Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima (MG); Arenas político-pedagógicas e seus sujeitos Documento
-
Conexões entre docentes na América Latina em Expedição Pedagógica Documento
-
Contribuições para o estudo da imagem dos negros: Avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de História, pós-implementação da Lei 10639/03. Documento
-
Corporeidades negras e Educação Física Escolar – construindo práticas antirracistas nos cotidianos da Educação Infantil Documento
-
Cotidiano de um professor: cenas, experiências e narrativas em uma escola pública em Duque de Caxias Documento
-
Criação e cruzamentos de histórias contadas: performances emancipatórias dos sujeitos no cotidiano escolar. Documento
-
Crônicas de uma professora pesquisadora: lições que o cotidiano revela Documento
-
DAS PELES DE DARCY RIBEIRO AS CORES DE MARICÁ Documento
-
DAS PELES DE DARCY RIBEIRO AS CORES DE MARICÁ: CAMINHOS E PERCURSOS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL Documento
-
Da SEP (Sociedade Estadual de Professores, 1977), ao CEPE (Centro Estadual dos Profissionais da Educação, 1987): uma análise do novo movimento sindical dos trabalhadores da educação do estado do Rio de Janeiro Documento
-
Debates Intelectuais sobre educação: aproximações e distanciamentos dos projetos católicos e escolanovistas durante as décadas de 1920 e 1930 Documento
-
Debates intelectuais sobre Educação: Aproximações e distanciamentos dos projetos católicos e escolavonistas durante as décadas de 1920 a 1930. Documento
-
Democracia na perspectiva dos profissionais de educação de São Gonçalo/RJ em face às políticas públicas educacionais Documento
-
Desafios e Impasses na Implantação da Educação do Campo nas Escolas Rurais de Araruama Documento
-
Desigualdades sociais nas concepções dos professores e estudantes do PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão pernambucano ? campus ? Petrolina-PE Documento
-
Direitos humanos nas perspectivas de refugiados haitianos em Cuiabá-MT Documento
-
Disputas de sentidos sobre Autonomia e sua expressão político-pedagógica no Projeto Autonomia Carioca (PAC) na rede municipal do Rio de Janeiro Documento
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INTEGRADO AO NÍVEL MÉDIO (IFMT/CAMPUS BELA VISTA): PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES Documento
-
Educar e Punir: a judicialização da vida escolar Documento
-
Educação Física na escola: algumas lições do cotidiano a partir das falas dos sujeitos praticantes Documento
-
Educação Profisisonal e interiorização: o caso de Volta Redonda como expressão do nacional Documento
-
Educação Profissional e interiorização: o caso de Volta Redonda como expressão do nacional. Documento
-
Educação quilombola e leituras curriculares em São José da Serra. Identidades e políticas possíveis. Documento
-
Encontrar(se), (não) ver(se), diferir(se): platôs par pensar a educação de pessoas que não veem (apenas) com os olhos. Documento
-
Encontros com a docência: diálogos e narrativas na negociação de sentidos das práticas cotidianas. Documento
-
Encontros de formação através da roda de conversa entre professores do Colégio Estadual Doutor Rodolpho Siqueira, Colubandê, São Gonçalo/RJ Documento
-
Ensaios para uma pesquisa entre dois: crônicas políticas e poéticas entre escolas e hospital. Documento
-
Ensino de Sociologia e Sociedade da Informação: Análise e desafios do currículo de Sociologia no Ensino Normal do Estado do Rio de Janeiro Documento
-
Entre cartas e conversações: uma experiência literária nos encontros com crianças com cegueira. Documento
-
Entre choques e ordens: atravessamentos entre políticas educacionais e tensões na regulação do trabalho docente no sistema municipal de ensino do Rio de Janeiro Documento
-
Entre encontros, aulas e afetos: contribuições do estágio para a formação de professores no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro Documento
-
Escola Técnica Federal de Mato Grosso (1968 a 2002): do ensino profissional técnico para as classes trabalhadoras à educação técnica apartada do trabalho Documento
-
Escola de tempo integral e jornada ampliada: fatores e possibilidades que favorecem a democracia no cotidiano escolar Documento
-
Faces históricas e reconfigurações recentes da 'questão da frequência escolar' Documento
-
Fios que entrelaçam a formação docente para Educação de Jovens e Adultos: narrativas de normalistas do CIEP 341 no município de Queimados - RJ Documento
-
Formação de Professoras na Educação Integral em Tempo Integral em uma Escola de Niterói - RJ Documento
-
Formação de professores e Educação Especial: uma implicação narrada por pedagogos egressos da FFP-UERJ Documento
-
Gêneros e Sexualidades no Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2024): disputas, orientações, silenciamentos e desafios Documento
-
Identidades juvenis na sala de aula: dialogicidade e experiencia nos modos de escolarização Documento
-
Indisciplina e suas redes de significação no cotidiano escolar: olhares sobre uma escola de Nova Iguaçu Documento
-
Investigando caminhos formativos da professora da(s) infância(s) em Rio Bonito: O curso normal em questão Documento
-
Investigando uma escola pública em Niterói/RJ: histórias da escola e vozes das crianças de 6 anos. Documento
-
LITERATURA CLÁSSICA DENTRO E FORA DA ESCOLA: UM DIÁLOGO ENTRE LEITURAS DE MASHUPS LITERÁRIAS Documento
-
Leituras e produções de imagens no cotidiano da escola de Educação Infantil como possibilitadoras de construção de conhecimento. Documento
-
Mais Infância para quem? Problematizando o ?Programa Mais Infância? a partir de vozes de crianças no cotidiano de uma Unidade Municipal de Educação Infantil em Niterói Documento
-
Mais Tempo de Escola: estudo sobre a repercussão de um projeto de ampliação de jornada escolar, na experiência de escolarização dos alunos participantes Documento
-
Manoel Bomfim: um intelectual polêmico e engajado na Belle Époque tropical (1898-1914) Documento
-
Mediação escolar: entre práticas e experiências de professores na educação básica Documento
-
Memórias, narrativas e histórias: a educação de jovens e adultos de São Gonçalo - RJ Documento
-
Movimentos Insurgentes e Autoformação no contexto do Império e da Multidão Documento
-
Movimentos sociais e direito à educação infantil em São Gonçalo : perspectivas e dilemas da política de convênios entre poder público e creches comunitárias Documento
-
Mérito e racismo: "Tudo junto e misturado" Documento
-
Narrando minha prática docente online: uma experiência formativa sobre as relações na Educação a Distância Documento
-
Narrar a experiência e reescrever a prática: professoras alfabetizadoras em processo de formação continuada Documento
-
Narrativas de professor-pesquisador: investigando a própria prática docente a partir da experiência de produzir animações com crianças na escola Documento
-
Narrativas de professores sobre o seu processo de formação docente: da formação inicial às experiências cotidianas Documento
-
Narrativas sobre a implantação da jornada ampliada na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: movimentos de transformação Documento
-
Narrativas-Formadoras na Escola de Tempo Integral de Itaboraí: formação docente no período extraclasse Documento
-
Nas margens do direito à educação: o enlace entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial no município de Itaboraí / RJ Documento
-
Nenhuma escola fechada! A nucleação escolar no embate entre educação rural e educação do campo. Documento
-
Não emudecer o gesto nos/dos/com os cotidianos da Educação de Jovens e Adultos: corporeidade e dança nos currículos pensadospraticados Documento
-
O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE INSTITUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: Um estudo de caso sobre as ações do Conselho Municipal de Educação de Maricá. Documento
-
O Colégio Municipal Amaral Peixoto e seus professores Frente às questões de gênero e inclusão a apartir da década de 1990 Documento
-
O FUNDEB e a educação das crianças de 0 a 3 anos, no município de São Gonçalo/RJ: um Estudo de Caso. Documento
-
O PROTAGONISMO BILÍNGUE: uma experiência duas línguas, vários sujeitos e a escola. Documento
-
O Programa Autonomia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro: seu quadro de elaboração e as condições efetivas de realização Documento
-
O Pré Vestibular Popular Pedro Pomar e a inserção de mulheres negras na Universidade pública: um estudo sobre trajetórias escolares de estudantes negras de classes populares Documento
-
O QUE NARRAM OS CONTADORES DE HISTÓRIAS: memórias, histórias e práticas Documento
-
O Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) e as implicações da política de avaliação externa no segundo segmento do ensino fundamental: a visão dos professores Documento
-
O desafio educacional em Florestan Fernandes: contribuições para um projeto de educação democrática para a sociedade brasileira Documento
-
O encontro como espaçotempo de formação: professoras encontram-se e fazem o PNAIC da Região Serrana do Rio de Janeiro Documento
-
O ensino de artes visuais e a formação de professores: perspectivas e possibilidades Documento
-
O masculinofeminino e o femininomasculino no corpo: experiências fílmicas acerca das sexualidades e nossas vivências com as imagens na sala de aula Documento
-
O medo vai à escola: história do medo étnico-religioso e ensino oficial da história e cultura afro-brasileiras Documento
-
O movimento de ocupação escolar no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho: com a vez, os estudantes Documento
-
O planejamento educacional no contexto do novo Plano nacional de Educação Documento
-
O post que é pista: análise crítica em blogs de professores de História Documento
-
O projeto de escola no Programa Autonomia Documento
-
Os Horários de Atividades como projeto de formação: reflexões sobre as narrativas de professoras atuantes na Educação Infantil em Macaé RJ Documento
-
Os contextos e movimentos na formação continuada docente: uma busca de sentido Documento
-
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil Documento
-
Os sentidos sobre Universidade Pública para estudantes cotistas egressos da Educação de Jovens e Adultos: o contexto da Faculdade de Formação de Professores / UERJ Documento
-
PRECONCEITO LINGUÍSTICO E REDAÇÃO DO ENEM: VARIEDADES LINGUÍSTICAS E AS COMPETÊNCIAS AVALIADAS. Documento
-
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES E MONITORES NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO Documento
-
Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa (PNAIC): uma proposta de formação continuada para professoras de crianças de 4 e 5 anos Documento
-
Paideia Docente: Filosofia, Política e Ética na Formação do Professor para a Educação Libertadora Documento
-
Pastoral da Juventude do Meio Popular Documento
-
Percursos em busca da Educação Integral: o Ciep Henfil em Duque de Caxias Documento
-
Perspectivas sobre as tecnologias em um projeto transdisciplinar Documento
-
Pesquisa-formação no Colégio Municipal Estephânia de Carvalho: entrelaçando narrativas, experiências e (trans)formações Documento
-
Política de formação para jovens e adultos trabalhadores: o currículo do programa Nova EJA para o ensino de Física no estado do Rio de Janeiro Documento
-
Políticas curriculares para o curso Normal na rede estadual do Rio de Janeiro: o currículo mínimo e suas implicações para a formação docente Documento
-
Políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação em tempos de transnacionalização de políticas educativas: o caso das novas modalidades de regulação do sistema de ensino municipal do Rio de Janeiro (2009-2012) Documento
-
Por entre histórias e memórias: o curso de formação de professores do Colégio Estadual Trasilbo Filgueiras (1984-1985) Documento
-
Por um novo conceito da imagem Documento
-
ProJovem Urbano no município de São Gonçalo/RJ e seus impactos sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho Documento
-
Processo de Prática e Ensino de História nas diversas modelidades de Ensino Documento
-
Processos Formativos do Incentivador da Leitura em Nova Iguaçu: Experiências de Educação (em tempo) Integral Documento
-
Processos Formativos do incentivador da Leitura em Nova Iguaçu: Experiência de Educação (em tempo) Integral Documento
-
Processos comunicacionais contra-hegemônicos e direito à educação em São Gonçalo/RJ nas vozes de movimentos sociais populares. Documento
-
Processos de alfabetização no Colégio Pedro II através das narrativas de professoras Documento
-
Processos de escolarização de jovens negras itaboraienses – Nós somos Documento
-
Processos de produção de conhecimento nos movimentos discursivos: a sinfonia dos enunciados de um grupo de professores. Documento
-
Programa Mais Infância : o direito ao atendimento educacional na primeira infância no município de Niterói. Documento
-
Programa mais educação: a experiência com o tempo integral escolar em Itaboraí Documento
-
Práticas Formativas no contexto da cibercultura: desafios e possibilidades em uma disciplina do Curso Normal Documento
-
Práticas alfabetizadoras narradas por professoras/es no Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE) do Rio de Janeiro Documento
-
Práticas discursivas de estudantes no Facebook e em blogs: do ciberespaço à escola. Documento
-
Práticas docentes: por entre cognição e afeto. Documento
-
Práticas lúdicas educativas com o cotidiano da Escola Municipal Pastor Ricardo Parise em São Gonçalo, RJ Documento
-
Quem foi Colombo? A questão étnico-racial nos livros didáticos de História: A descrição do colonizador após as leis 10639/03 e 11645/08. Documento
-
Quem quer ser professor ou professora? Um estudo com graduandos dos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores da UERJ Documento
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Documento
-
Reflexões sobre o papel do intérprete de LIBRAS no ensino superior Documento
-
Retornos (im)prováveis e esperanças subjetivas de alunos dos Centros de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA) dos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói Documento
-
Santa Fé e a dimensão pedagógica - território, governo, biopoder e memória no cinema ambiental Documento
-
Sentidos da Educação Popular em Movimentos Populares Urbanos:cartografia das ações político-educativas da Associação de Moradores doBairro Jardim Catarina em São Gonçalo/RJ Documento
-
Sentidos de cidadania a partir do direito à Educação Infantil: com a palavra, os familiares das crianças Documento
-
Será que eu posso falar alguma vez aqui? Algumas reflexões sobre o que dizem as crianças da/na escola Documento
-
Será que eu posso falar alguma vez aqui? Algumas reflexões sobre o que falam as crianças da/na escola Documento
-
Teatro e saberes em cena: o que há no fazer teatral no chão de uma escola pública de Ensino Médio? Documento
-
Tecendo diálogos e construindo pontes: a formação docente entre a escola e a universidade Documento
-
Tecendo encontros e ensaiando processos para estar juntos na educação: Entre uma professora transitante e outros desconhecidos. Documento
-
Tecnologias da informação e da comunicação nos planos de aula de Geografia indicados pelo MEC: densidades das tecnologias e novas cartografias Documento
-
Tia, eu fiz um desenho prá você! investigando o desenho infantil em diálogo com as narrativas das crianças e pequenas e a prática pedagógica Documento
-
Tornar-se do CENte: uma viagem pelas experiências formativas de professores da Educação Infantil do Centro Educacional de Niterói Documento
-
Trajetórias de escolarização de jovens em Nova Friburgo: com a palavra os jovens rurais Documento
-
Um estudo de caso do Projeto Amo Salgueiro em São Gonçalo (RJ): uma associação da sociedade civil em 20 anos de história Documento
-
Uma análise do Programa "Mais Infância": concepções e ações envolvidas na implementação da Política Pública para a Educação Infantil em Niterói (2013-2016) Documento
-
Uma cartografia da produção de sentidos entre experiências de jovens e adultos trabalhadores e o direito à educação. Documento
-
Universidade do Ar: nas ondas do rádio se formam os professores secundaristas (1941-1945) Documento
-
Universidade e inserção profissional: um estudo de egressos das Licenciaturas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Documento
-
Vivendo entre dois mundos e aprendendo com a sabedoria de um terreiro de candomblé sob a mira do racismo religioso. Documento
-
“Flores Mimosas”: os debates acerca da implantação de jardins de infância público no Distrito Federal (1879-1909) Documento
Pesquisas
Contato
telefone
-
(21) 3705-2227 Ramal: 246
endereço de email
Identidade