Narrativas sobre a implantação da jornada ampliada na Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda: movimentos de transformação Documento uri icon

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tipo

  • master thesis

abstrato

  • O trabalho desenvolvido busca compreender e contextualizar, por meio das narrativas dos professores e diretores lotados desde o início do processo de municipalização da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, de que maneira foi construído o projeto de jornada ampliada da primeira escola de 3º e 4º ciclos da Rede Municipal de Educação de Niterói, bem como, as ações propostas pelo grupo envolvido em todo o processo, visando à formação integral dos professores/as e dos/as alunos/as de modo a dar novo significado às práticas sociais e pedagógicas constituintes do universo escolar. O objetivo proposto se desdobrou nas seguintes questões de estudo: Quais as mediações políticas possibilitaram a implantação da jornada ampliada na escola pesquisada? Como se relacionam as histórias de vida dos /as professores/as com as memórias e histórias da escola? De que modo a prática docente na escola, em seu dinamismo, contribuiu para a sua (trans)formação? Ao tecer um panorama da pesquisa são reconhecidas as fragilidades, as limitações e os caminhos que ainda não foram trilhados. A pesquisa toma como referencial teórico-metodológico a abordagem (auto)biográfica e foi desenvolvida por meio de entrevistasconversa com duas professoras regentes (uma delas é a autora do trabalho) e as duas diretoras da escola no momento da municipalização. O foco da pesquisa está direcionado às experiências de vida e formação dos sujeitos, entrelaçadas às memórias e histórias da escola.
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data de publicação

  • 2018-01-01