abstrato
-
O trabalho desenvolvido busca compreender e contextualizar, por meio das narrativas dos professores e diretores lotados desde o início do processo de municipalização da Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda, de que maneira foi construído o projeto de jornada ampliada da primeira escola de 3º e 4º ciclos da Rede Municipal de Educação de Niterói, bem como, as ações propostas pelo grupo envolvido em todo o processo, visando à formação integral dos professores/as e dos/as alunos/as de modo a dar novo significado às práticas sociais e pedagógicas constituintes do universo escolar. O objetivo proposto se desdobrou nas seguintes questões de estudo: Quais as mediações políticas possibilitaram a implantação da jornada ampliada na escola pesquisada? Como se relacionam as histórias de vida dos /as professores/as com as memórias e histórias da escola? De que modo a prática docente na escola, em seu dinamismo, contribuiu para a sua (trans)formação? Ao tecer um panorama da pesquisa são reconhecidas as fragilidades, as limitações e os caminhos que ainda não foram trilhados. A pesquisa toma como referencial teórico-metodológico a abordagem (auto)biográfica e foi desenvolvida por meio de entrevistasconversa com duas professoras regentes (uma delas é a autora do trabalho) e as duas diretoras da escola no momento da municipalização. O foco da pesquisa está direcionado às experiências de vida e formação dos sujeitos, entrelaçadas às memórias e histórias da escola.
-
This paper intents to understand and contextualize through the narratives of the teachers and principals involved since the beginning of the municipalization process of Escola Municipal Antinéia Silveira Miranda (a municipal school), in what way was the project of extended hours for the first middle school of the Municipal Education Network of Niterói developed, as well as the actions proposed by the group involved in all of the process aiming for the formation of teachers and students, in order to grant a new meaning to the social and pedagogical practices that constitute the school universe. The proposed objective unfolds in the following study questions: What political mediations made possible the implementation of the extended hours in the researched school? How does the life story of teachers relate to the memories and stories of the school? How did the teaching practice, in its dynamism, contributed to the school s (trans)formation? By weaving a panorama of research, the fragilities, limitations and paths that have not yet been traced are recognized. The research takes as theoretical-methodological reference the (auto)biographical approach and will be developed through interview like conversations with two teachers (one of them being the author) and two principals from the school in the moment of the municipalization. The research focus on the life experiences and the formation of the subjects intertwined with the memories and stories of the school.
... mais