O trabalho investiga a trajetória da instituição escolar na modernidade, identificando alguns projetos de escola que se configuraram em uma espécie de matrizes educacionais. Encontram-se elementos de uma transição de um modelo de ensino humanista, teológico ou religioso para outro científico. Essa transição teve efeitos em todo o currículo escolar e modelo de educação. Alguns desses efeitos têm consequências não apenas no ensino de filosofia, mas também no ensino médio e na constituição da escola. No Brasil, o debate sobre o modelo de educação de ensino médio nas escolas públicas foi levantado por Silvio Romero por ocasião da proposta do currículo do ensino de filosofia do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ), no século XIX. Os conceitos de cultura, conhecimento e educação são estudados na obra de Nietzsche, Foucault e Rancière, e dessa investigação pretende-se retirar elementos para considerar a atuação do professor de filosofia hoje. A crítica a uma escola subserviente aos interesses do Estado e do mercado, voltada para a mera sobrevivência e que ocupa o espaço de uma instituição promotora da cultura; a distinção entre conhecimento e espiritualidade, o exame de suas formas de associação e dissociação, das práticas de diversas formas de maestria e de cuidado de si; a distinção entre emancipação e embrutecimento e a aproximação entre a ontologia do presente e a prática do mestre ignorante; esses elementos encontrados respectivamente nos três autores citados são levantados como componentes da análise sobre as relações entre filosofia e educação. Dessas análises, recolhe-se uma atitude que deve servir de pano de fundo para a investigação de alguns aspectos das condições de trabalho do professor de filosofia na escola atual. As características da escola de ensino médio, as condições específicas de formação dos professores de filosofia são associadas a três personagens que mostram-se adequados para representar a encruzilhada em que se situam esses professores. Como conclusão, indica-se um caminho para que a prática dos professores de filosofia nas escolas entenda-se e se realiza como uma forma de pesquisa didática
This work investigates the history of the school in modernity, identifying some school projects that are shaped into a kind of educational matrices. These are elements of a transition from a humanistic, theological or religious pedagogic model to another, scientific one. This transition has had effects throughout the curriculum and educational models. Some of these effects have consequences not only in the teaching of philosophy, but also in secondary educations, and the establishment of the school. In Brazil, the debate on the model of high school education in public schools was raised by Silvio Romero on the occasion of the proposed curriculum for the teaching of philosophy of Colégio Pedro II, Rio de Janeiro (RJ) , in the nineteenth century. The concepts of culture, knowledge and education are studied in the work of Nietzsche, Foucault and Rancière, and this investigation is aimed at identificating elements to consider teacher performance philosophy today. Critical to a school subservient to the interests of the state and market, focused on mere survival and occupying the space of an institution that could promote culture; the distinction between knowledge and spirituality, examining their forms of association and dissociation , the practice of various forms of mastery and self-care; the distinction between emancipation and brutalisation and rapprochement between the ontology of the present and the practice of the ignorant master; these elements found in the three authors respectively cited are raised as part of the analysis on the relationship between philosophy and education. These analyzes, taken up an attitude that should serve as a backdrop for the investigation of some aspects of the working conditions of the professor of philosophy at the current school. The characteristics of the high school, the specific training requirements for teachers of philosophy are associated with three characters which prove to be adequate to represent the crossroads where these teachers are located. In conclusion, it is pointed out a way for the practice of philosophy teachers in schools that is understood and realized as a form of didactic research