A presente dissertação é o cruzamento entre a pesquisa da prática artística e pesquisa teórica que possui como base a própria prática, sabendo que uma não seria possível sem a outra. A pesquisa é realizada a partir dos processos da memória, mais profundamente na inter-relação entre imagem e escrita no desenvolvimento do trabalho plástico. Entendendo a não hierarquia entre imagem e escrita, no decorrer do texto serão refletidas as potências de criação de histórias. Autores como Roland Barthes, Susan Sontag e Georges-Didi Huberman são centrais para o pensamento contingente, lacunar das imagens que permitem o exercício imaginativo. Antonin Artaud é base para que a escrita possa ser pensada como desenho, linhas produzidas pelos impulsos do corpo, não uma simples ferramenta para o registro de ideias. Para que o exercício artístico entre imaginação, escritos e histórias possa existir, empreendi caminhadas pelas cidades coletando objetos e produzindo histórias a partir deles, os quais chamo de Vestígios. Nesse momento, os movimentos de errância são base para pensar as caminhadas pela cidade, assim como a literatura surrealista através de André Breton.
The present dissertation is the cross between the research of the artistic practice and the theoretical research that is based on the practice itself, knowing that one would not be possible without the other. Research is carried out from memory processes, more deeply in the interrelationship between image and writing in the development of visual arts. By understanding the non-hierarchy between image and writing, the text will reflect the powers of story creation. Authors such as Roland Barthers, Susan Sontang and Georges-Didi Huberman are central to contingent thinking, missing spaces that allow the imaginative exercise. Antonin Artaud is the basis for writing to be thought of as drawing, lines produced by impulses of the body, not a simple tool for recording ideas. In order for the artistic exercise between imagination, writing and stories to exist, I have undertaked walks through cities collecting objects and producing stories from them, which I call Traces. At that moment, the movements of wandering are the basis for thinking of the walks through the city, as well as the surrealist literature through André Breton.