Este estudo dissertou sobre o homem, o redator parlamentar e o escritor memorialista que se autorretratou através de extensas publicações bibliográficas, sobre a sua vida marcada pela seleção que se impôs como estudioso do período imperial. Procedeu-se à pesquisa documental, visto atender melhor ao objetivo proposto de analisar o sujeito Primitivo Moacyr em sua atuação como autor/testemunha da instrução pública, abordando as escolhas que ele fazia para descrever os fatos narrados, utilizando para tal fim, como fonte a obra A Instrução e as Provincias: subsidios para a História da Educação no Brasil 1835-1889 (Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo), 1939, volume 147-A. Para tanto, foi realizada uma padronização de coleta de dados e a observação sistemática, com recorrência a fontes mais diversificadas, tais como livros, artigos científicos, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, cartas, fotografias, etc. Também se elaborou um levantamento sobre o homem que ele foi no seu tempo e a sua carreira. Por fim, do encontro com seus descendentes surgiu um capítulo à parte, mostrando outro lado de sua vivência, até o momento desconhecido, para assim melhor situá-lo em seu tempo