O encontro como espaçotempo de formação: professoras encontram-se e fazem o PNAIC da Região Serrana do Rio de Janeiro Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Este texto é o registro da pesquisa tecida com fios trazidos dos estudos nosdoscom os cotidianos (ALVES; OLIVEIRA, 2008) em que se buscou compreender de que maneiras os encontros vividos na prática de uma política pública de formação docente, o PNAIC Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa influenciaram os processos formativos e as práticas de professoras alfabetizadoras da Região Serrana do Rio de Janeiro. Para tanto, foram assumidas as compreensões de que a formação é contínua, acontecendo em múltiplos contextos (ALVES, 2010), e de que os encontros coletivos são espaçostempos mais potentes para a formação (GARCIA, 2015). Argumenta-se, ainda, sobre o caráter político de produções e práticas cotidianas, considerando as professoras alfabetizadoras como praticantes da formação, pois forjam trajetórias formativas e profissionais em múltiplas redes (ALVES, 2008), e suas ações são políticaspráticas (OLIVEIRA, 2013). A fim de apresentar o PNAIC e de identificar interações presentes no vivido criado pelas professoras, faz-se um diálogo com os referenciais do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992 apud MAINARDES, 2006) e da Atuação das Políticas (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). A empiria foi realizada em Duas Barras, Carmo, Cachoeiras de Macacu e Cordeiro, através de entrevistas-conversas com um grupo de professoras de cada município. Com este procedimento metodológico, foram produzidas as narrativas usadas para discutir os movimentos das professoras. No por elas narrado, muitos deslocamentos se fizeram sentir, em relação a seus modos de fazer (CERTEAU, 1994) alfabetizadores: o uso de diferentes gêneros textuais; a criação de sequências didáticas, com maior integração do trabalho; a organização de cantinhos de leitura ; a modificação de modelos tradicionais , possibilitando maior prazer a professoras e crianças. O PNAIC por elas criado, original e diferente do proposto, adicionou importantes fios a seus processos formativos, com compartilhamento e aprendizagem de práticas, aprofundamento de pesquisas, conhecimento de materiais, jogos e livros de literatura infantil, maior autoria e autoestima e valorização dos encontros e do trabalho coletivo. Elementos dos contextos situados também foram percebidos, como a rotatividade de professoras com o contrato temporário de trabalho e a ausência de espaçotempo de encontro coletivo para planejamento nos cotidianos das escolas.
  • This text is the writing of the research woven with wires brought from the studies in the daily ones (ALVES; OLIVEIRA, 2008), in which it was tried to understand in what ways the meetings lived in the practice of a public policy of teacher training, PNAIC - National Pact by Literacy in the Right Age - influenced the formative processes and practices of literacy teachers in the Serrana Region of Rio de Janeiro. For that, it was assumed that training is continuous, occurring in multiple contexts (ALVES, 2010), and that collective meetings are more potent times for training (GARCIA, 2015). It is also argued about the political character of everyday productions and practices, considering the literacy teachers as practitioners of training, for they forge formative and professional trajectories in multiple networks (ALVES, 2008), and their actions are practical policies (OLIVEIRA, 2013). In order to present the PNAIC and to identify interactions present in the livedcreated by the teachers, a dialogue is made with the frameworks of the Policy Cycle (BALL, BOWE, GOLD, 1992 apud MAINARDES, 2006) and the Policy Performance (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). The research was held in Duas Barras, Carmo, Cachoeiras de Macacu and Cordeiro, through interviews-conversations with a group of teachers from each municipality. With this methodological procedure, the narratives used to discuss the teachers' movements were produced. In their narrative, many displacements were felt in relation to their literacy ways of doing (CERTEAU, 1994): the use of different textual genres; the creation of didactic sequences, with greater integration of work; the organization of "reading nooks"; the modification of "traditional" models, allowing greater pleasure for teachers and children. The PNAIC created by them, original and different from the one proposed, added important threads to their formative processes, with sharing and learning of practices, deepening of researches, knowledge of materials, games and books of children's literature, greater authorship and self-esteem and valorization meetings and collective work. Elements of the contexts were also perceived, such as the rotation of teachers with the temporary contract of work and the absence of spaces of collective meeting for planning in the daily life of the schools.

data de publicação

  • 2018-01-01