A hospitalidade e a oferta de serviços no turismo religioso: o caso do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • A hospitalidade apresenta um vínculo forte com a religião. Desde os tempos antigos, viagens por razões de fervor religioso e devoção estão presentes na humanidade, independentemente do sexo, credo ou condição social. O turismo religioso pode ser uma oportunidade significativa para o desenvolvimento do turismo, já que os turistas com razões religiosas revelam-se mais fiéis aos destinos turísticos que visitam do que os com outras motivações. Com o passar dos anos interesses distintos possibilitaram a formação de estruturas turísticas que receberiam turistas e peregrinos, sejam em santuários, igrejas históricas ou festas populares. Nas práticas religiosas, o princípio do bem acolher, do bem-estar das partes envolvidas, concorre para que se produzam trocas simbólicas, negociações de demandas, laços de hospitalidade. Diante do crescente e significativo afluxo do turismo religioso e o pressuposto da importância das relações de hospitalidade e religião, justifica-se o presente estudo que busca investigar a estratégia competitiva de destinos turísticos religiosos e pela necessidade de ampliar as discussões sobre o turismo religioso, entendido como um segmento promissor na área de turismo e que tem como o problema da pesquisa: como ações de hospitalidade e a oferta de serviços turísticos contribuem para a obtenção de vantagem competitiva em um destino religioso? A partir do problema, foi definido o objetivo geral: compreender a relação entre os serviços turísticos ofertados e ações de hospitalidade promovidas pelo santuário Nacional de Nossa senhora de Aparecida e suas contribuições para com o visitante. Buscou-se também identificar qual relevância da hospitalidade para o gestores do Santuário e visitantes;analisar quais relações entre hospitalidade nos serviços ofertados e a estratégia de competitividade do Santuário; identificar os principais Stakeholders do santuário e as relações existentes entre eles. Três hipóteses foram testadas: (H1) as ações de hospitalidade promovidas pelo santuário contribuem para o aumento do número de visitantes; (H2) os serviços turísticos ofertados pelo santuário influenciam positivamente a satisfação dos clientes e (H3) existe uma relação de hospitalidade entre o santuário e seus Stakeholders. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa empírica de caráter exploratório e descritiva, quali-quantitativa, adoção do método de estudo de caso único conforme proposto por Yin (2015), utilizando-se do método de categorização de Bardin (1977), para analise de conteúdo realizada sobre as informações coletadas nos procedimentos de campo. O levantamento de evidências foi realizado de forma bibliográfica, documental e por meio de entrevistas e questionário baseado na escala Likert. As três hipóteses forma confirmadas.
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data de publicação

  • 2017-01-01