A Saúde no corpo do homem: a construção da subjetividade acerca do corpo masculino na revista MEN S HEALTH Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • In this paper we analyzed the construction of contemporary masculinity by comprehending the senses, what is considered food and what they consider "health" or "healthy" using the articles from Men's Health magazine as reference. The objective is to perceive how the construction of subjectivity is in this magazine concerning the male s body. This magazine was chosen because of its wide circulation and because it presents to the lay public a set of social representations of the male gender in the eyes of the market and the common sense of experts from different backgrounds in health care. Initially, from the covers, we will analyze how the ideology, that indicates how the man should be and should live, is formed. The methodology will be based on the Análise do Discurso in Eni Orlandi s perspective and the concepts that will guide the theoretical framework will be taken from the Michel Foucault s analysis perspective of the discursive strategies. In this purport we will continuous identifying what type of man the magazine talks about and what health idea is advocated by it. Many papers have been made with this theme to the females, but little is said of the male s health, which is usually neglected and treated in biologicist and technicist perspective, with little space given to the subjective aspects and the imaginary built around the masculinity. In general, when speaking of male s health, stereotypes are seen and very little is discussed about the man's relationship with his own body and also studies on the subject are still incipient in Brazil
  • Neste trabalho analisamos a construção da masculinidade contemporânea através da compreensão dos sentidos e significados dos alimentos e do que é considerado como saúde ou saudável tendo como referência as capas da revista MEN S HEALTH. O objetivo do trabalho é perceber como se dá a construção da subjetividade acerca do corpo masculino nesta revista. Ela foi escolhida por ter uma grande circulação e apresentar ao público leigo um conjunto de representações sociais sobre o gênero masculino no olhar do mercado, do senso comum e de especialistas de diferentes formações na área da saúde. Inicialmente, a partir das capas, buscaremos analisar como é formada a ideologia que indica como o homem deve ser e viver. A metodologia de análise será pautada na Análise do Discurso, e os conceitos que fundamentarão o arcabouço teórico serão adotadas, a partir da perspectiva da análise das estratégias discursivas de Michel Foucault. Neste sentido, caminharemos identificando de que homem a revista fala e qual a ideia de saúde preconizada pela mesma. Muitos trabalhos já foram feitos com essa temática para o gênero feminino, mas pouco se fala da saúde do homem, que geralmente é negligenciada e tratada numa perspectiva biologicista e tecnicista, com pouco espaço dado para os aspectos subjetivos e sobre o imaginário, construído em torno da masculinidade. Em geral, quando se fala da saúde do homem, os estereótipos ocupam a cena, pouco se discute sobre a relação do homem com o seu próprio corpo e os estudos sobre o tema são ainda incipientes no Brasil

data de publicação

  • 2016-01-01