A educação praticada no/com o MAR: o que nos dizem gestos e narrativas dos educadores do museu? Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Essa dissertação se propõe a pensarfazer a educação praticada no/com o Museu de Arte do Rio (MAR) a partir de pistas sugeridas pelos gestos e narrativas dos educadores do museu, além de, por extensão, pensarfazer a formação desses próprios educadores, tecida, permanentemente, em meio a esse processo. Conforme a tendência de pesquisas em educação conhecida como nos/dos/com os cotidianos, a qual essa pesquisa se insere, o trabalho metodológico para a produção de dados requereu um mergulho com todos os sentidos nos cotidianos do museu, compreendendo conversas com todos os seus públicos, produção de fotografias, participação em palestras e outros eventos institucionais, acompanhamento de visitas e dos processos de formação, entre outros procedimentos, além da problematização das minhas próprias práticas, pois, como educadora do museu, tornei-me também objeto de minha pesquisa. Com a análise do material produzido, a pesquisa entende que os relatórios de visitas produzidos pelos educadores do museu como tarefa das atividades formativas propostas pela instituição constituem uma potência criativa em narrativas, em meio às quais e com as quais são problematizadas, afirmadas, refutadas e inventadas as práticas educativas no/com o MAR, e, assim, os toma como principais intercessores para pensar as redes de conhecimentos engendradas com os cotidianos do museu. Com/pelas suas narrativas, os educadores negociam, questionam e afirmam outros possíveis em relação às normas comportamentais, às expectativas criadas para a função, os conteúdos a serem transmitidos sobre as exposições, os percursos de visita e os modos de ver desejados, impostos e/ou legitimados pela instituição. Em suma, a instigação dessa pesquisa nos/com os cotidianos do Museu de Arte do Rio são as maneiras de habitar o museu, instituídas pelos gestos e narrativas de seus praticantes, e que podem nos ajudar a pensarpraticar uma educação não somente para a arte, mas para a vida
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data de publicação

  • 2016-01-01