Cotidiano de um professor: cenas, experiências e narrativas em uma escola pública em Duque de Caxias Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Esta dissertação apresenta cenas do cotidiano vividas em uma escola pública da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, localizado no estado do Rio de Janeiro. As situações narradas revelam inquietações, perguntas e reflexões de um professor do ensino fundamental, resultando em ressignificação do vivido na sala de aula. Ao escrever sobre cenas do cotidiano escolar, o texto se apoia em conceitos de autores como Foucault, Certeau e Freire, além de dialogar com obras de literatura e cinema, mostrando que as situações vividas em cada cena não se restringem ao contexto da pesquisa, mas são comuns, presentes no cotidiano de muitas escolas. Com isso, buscou-se ampliar as formas de compreender cada cena vivida. As narrativas discutidas neste trabalho mostram como, mesmo inseridos em um contexto de controle, os sujeitos reinventam seus cotidianos através de táticas que subvertem a ordem. O que a escola tem feito com aqueles que fogem ao padrão? As considerações de Skliar contribuem nas reflexões sobre o exercício da alteridade, do respeito às diferenças. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, se insere nos estudos do cotidiano. Partindo de inquietações da própria prática, esta dissertação busca potencializar os saberes construídos no cotidiano da escola tanto pelos alunos quanto pelos educadores.
  • This dissertation presents daily scenes lived in a public school of the Duque de Caxias municipal school network, located in the state of Rio de Janeiro. The narrated situations reveal the concerns, questions and reflections of a teacher of elementary school, resulting in resignification of the lived in the classroom. In writing about everyday school scenes, the text draws on concepts of authors such as Foucault, Certeau and Freire, as well as dialogues with literature and cinema, showing that the situations experienced in each scene are not restricted to the context of the research, but are common, present in the daily lives of many schools. With this, we tried to broaden the ways of understanding each scene lived. The narratives discussed in this work show how, even in a context of control, subjects reinvent their daily lives through "tactics" that subvert order. What has the school done with those who fail the standard? The considerations of Skliar contribute in the reflections on the exercise of otherness, of the respect to the differences. This research, of a qualitative nature, is inserted in everyday studies. Starting from the concerns of the practice itself, this dissertation seeks to strengthen the knowledge built in the daily life of the school by both students and educators.

data de publicação

  • 2018-01-01