Esta dissertação tem origem na pesquisa desenvolvida com professoras de educação infantil e orientação pedagógica da Escola Municipal Lucilândia, localizada em Silva Jardim e inscreve-se no campo das pesquisas nosdoscom os cotidianos. Apresenta como percurso metodológico e formativo encontros, diálogos e narrativas de docência objetivando discutir e compreender de que modo diálogos e narrativas contribuem com a produção das práticas curriculares enredadas aos processos de formação coletivos, como busca evidenciar e potencializar esse processo de produção e de formação da docência que se configura nos encontros. Deste modo, problematiza a contribuição dos diálogos e das narrativas desses processos na produção dos fazeressaberes docentes ao perceber e discutir visões hegemônicas presentes nas práticas cotidianas, considerando a possibilidade de haver deslocamentos de percepções e sentidos quanto aos modos de pensar. Traz como principais referenciais teóricos a noção de encontro de Garcia (2015), os conceitos de enunciação, dialogismo, intersubjetividade, alteridade e ato responsivo de Bakthin (2011), as noções de singularidade e multidão de Negri (2016), além de noções que fazem parte do pensamento de Boaventura de Sousa Santos para dialogar com os sujeitos dessa pesquisa e pensar os encontros (GARCIA, 2015) como espaçotempo de produção que considere as sensações e os afectos/afecções (CARVALHO, 2009) na produção dos conhecimentos e sentidos de docência e currículos .
This master´s dissertation was initiated through a research carried out with teachers of Early Childhood Education and educational guidance of the Lucilândia Municipal School, located in Silva Jardim, and it is part of Everyday Life Studies. It presents meetings, dialogues and teaching narratives as a methodological and formative course, aiming to discuss and understand how dialogues and narratives contribute to the production of curricular practices entangled in collective formation processes, and it intends to highlight and enhance this process of production and formation of the teaching that is configured in the meetings.Therefore, this investigation problematizes the contribution of the dialogues and the narratives of these processes in the production of the teachers' knowlegdeandpractices in perceiving and discussing hegemonic visions present in the daily practices, considering the possibility of displacements of perceptions and senses, regarding the ways of thinking.This analysis is based mainly on the following theoretical references: the notion of meeting, postulated by Garcia (2015), the concepts of enunciation, dialogism, intersubjectivity, alterity and responsiveness, proposed by Bakthin (2011), Negri's notions of singularity and multitude (2016), in addition to notions that are part of Boaventura Sousa Santos thought to dialogue with the subjects of this research and to analyze meetings (GARCIA, 2015) as a production spacetime that considers sensations and affects/affections (CARVALHO, 2009) in the production of knowledge and meanings of teaching and curricula.