Professor-flexível no ensino verticalizado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro ? IFRJ: um olhar sobre a Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica em tempos de acumulação flexível
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A presente tese pretende apreender, com mais acuidade, uma nova carreira do magistério federal. Trata-se da carreira de professor EBTT, recentemente instituída, que define o trabalho docente com ensino, pesquisa e extensão, de forma verticalizada. O professor EBTT foi criado no contexto da acumulação flexível e guarda fortes afinidades com essa dinâmica. A tese tem como recorte temporal os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula e Dilma, e a importante política pública de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica, Técnica e Tecnológica (RFEPCT) da última década. A hipótese central é de que a expansão se deu a partir da utlização de trabalho docente precarizado, levando em grande conta os preceitos da nova ordem do capital. A tese afilia-se teoricamente aos estudos que tratam a educação e a escola como reprodutoras das desigualdades sociais. Ampara-se na visão de trabalho e educação como formas de emancipação humana, discutindo a importância da centralidade da categoria trabalho. Não se furta a mencionar a dualidade da escola na estrutura capitalista, e as várias dualidades da categoria trabalho no contexto do capital. Reflete sobre a confusão entre politecnia e polivalência, examinando conceitos como flexibilização do trabalho, subjetividade do trabalhador, formação profissional, competência e verticalização do ensino. A tese baseia-se na investigação histórico-crítica do aporte legal que foi modelando, ao longo dos anos, a Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica até chegar na forma em que ela hoje se apresenta
The present thesis intends to understand, carefully, a new career of federal teachers: the EBTT. They teach, research and work with extension courses, in a vertical way. The career of EBTT was created in the context of flexible accumulation and maintains strong affinities with this dynamic. The time of the survey resides in the governments of the Workers' Party (PT) of Lula and Dilma, and in the important public policy of expansion of professional schools network (Professional, Scientific, and Technological Education - RFEPCT), of the last decade. The central hypothesis is that the expansion occurred using precarious teaching work, taking into account the precepts of the new order of capital. The thesis is theoretically affiliated with studies that consider education and school as reproducers of social inequalities. It is supported by the vision of work and education as forms of human emancipation, debating the importance of the centrality of the working class. Analysis the duality of school in the capitalist structure, and the various dualities of the work in the context of capital. Examine the confusion between polytechnics and polyvalence, analyzing concepts such as flexibility of work, subjectivity of the workers, professional training, the change from the notion qualification to competence, and vertical teaching. The thesis is based on the historical-critical research about professional schools legislation from the beginning of the last century until the present day