Nem prêmio, nem castigo! A escola moderna como ação revolucionária dos sindicatos operários durante a Primeira República (São Paulo, 1909-1919) Documento uri icon

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  • doctoral thesis

abstrato

  • A Escola Moderna n.1 (São Paulo), sob a direção do professor libertário João Penteado, ofereceu uma alternativa de formação para os filhos da classe trabalhadora, inspirando-se na Pedagogia Libertária que, desde os primeiros debates da Internacional dos Trabalhadores até as experiências educacionais de Paul Robin, inseriu a luta de classes no espaço da escola. Assim, promoveu a interface entre educação e revolução social com base nos conceitos de Demopedia e Instrução Integral, desenvolvidos respectivamente por Pierre-Joseph Proudhon e Mikhail Bakunin. O presente estudo pretende desvelar como o espaço da Escola Moderna se converteu em ação revolucionária dos sindicatos operários, colaborando para os objetivos dos anarquistas que elegeram o sindicalismo revolucionário como a tática mais adequada para o estabelecimento da sociedade livre com a qual sonharam. Deste modo, entre os anos de 1912 a 1919, quando foi sumariamente fechada pelo Departamento de Instrução Pública do Estado, a Escola Moderna promoveu a ação direta e o mutualismo entre seus estudantes, tanto para que contribuíssem com o futuro da classe trabalhadora, de acordo com suas necessidades e conforme suas condições, como também para que os organismos de classe ultrapassassem as lutas mais imediatas.
  • The "Escola Moderna n.1" (São Paulo), under the direction of the libertarian professor João Penteado, offered an alternative to the sons of working class, inspired by the Libertarian Pedagogy. This pedagogy, since the first debates in the Workers International until Paul Robin's educational experiences, set the class struggle in the school's space. Therefore, promoted the interface between education and social revolution based on the concept of Demopedia and Integral Instruction, respectively devoleped by Pierre-Joseph Proudhon and Mikhail Bakunin. This study pretends unveiling how Modern School space was converted in a union worker's revolutionary action, collaborating with the objectives of anarchists who elected the Revolutionary Syndicalism as the most adequate tactic for the free society's establshiment. Thus, among 1912 and 1919, when was permanently closed by the Departament of Public Instruction of the State, "Escola Moderna" promoted direct action and mutualism between yours students, hoping they contribute to the working class's future, but also for the class organisms went beyond the more immediate struggles.

data de publicação

  • 2014-01-01