O design da marca Colcci. Documento uri icon

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tipo

  • master thesis

abstrato

  • Na contemporaneidade, o design da marca se configura em sua complexidade, onde a marca, seus simbolos, valores, imagem, produtos, pontos de venda, comunicação, merchandising e o relacionamento com o cliente estão imbricados em um trabalho com objetivo único: o de proporcionar os significados, funcionais e emocionais, que serão traduzidos por um grupo de pessoas que compartilham o mesmo código. A marca, portanto, fornece mais que a simples identificação de um produto, serviço ou empresa; ela se constitui em significado simbólico para a experiência do indivíduo quanto ao consumo de objetos e sistemas. Nesse sentido, esta dissertação vem propor um estudo que identifique e explore o design de marcas, tendo como suporte de pesquisa a evolução de uma marca nacional. O trabalho pretende analisar como se desenvolve um projeto de design de marcas, em especial a da empresa Colcci. Objetiva-se estudar a procura dessa marca por encontrar um design característico que a propulsione dentro do mercado nacional, que busque estruturar seu trabalho por meio do relacionamento com o consumidor e que caminhe rumo a um reconhecimento internacional. O trabalho adota pesquisa qualitativa, utilizando para as análises da marca o modelo comparativo, com base em levantamento bibliográfico. Dentre os procedimentos técnicos estão o levantamento e análise de livros, dissertações e teses; publicações em revistas e jornais; ilustrações e fotografias; bem como entrevistas com designers, estilistas, gestores de marcas franqueados e comsumidores. Todo um processo de reflexão que pretende revelar os rumos que traçaram o design da marca Colcci dentro da contemporaneidade, anunciando os passos em que a empresa está inclinada e que poderá levá-la a trabalhar um redesign, contrariando seu discurso de ser apenas uma moda jeanswear, e não uma grande lançadora de tendências.

data de publicação

  • 2010-01-01