Linguistica Aplicada
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Somos todos leões": a marca do ser no mundo
-
"Verdade? apócrifa e desinformação: estratégias de simulação e de ressignificação de sentidos em A Verdade dos Fatos
-
(In) Humanising Language Clasrooms: A Pathway to (De) Motivation
-
(Multi)letramentos, leitura e interpretação do gênero charge: contribuição para formação do leitor proficiente
-
(Sobre)posições discursivas no gênero livro didático: dialogismo em língua portuguesa
-
-Science and Technology as Feminine?: raising awareness about and reducing the gender gap in STEM careers
-
?Tem quinhentos anos que os índios estão resistindo[...]?1 : dos espectros de passados rememorados surgem possibilidades de existir
-
A atividade social nas aulas de língua espanhola: uma relação dialética entre a vida do aluno e o processo de ensino‐aprendizagem
-
A ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIREANO: UMA PONTE DIALÓGICA COM A LINGUÍSTICA APLICADA
-
A cenografia no discurso literário: enlaçamento enunciativo e ethos no romance Eva Luna
-
A comunicação no discurso publicitário em indústria moveleira: manifestações culturais, cenografia e ethos
-
A construção da argumentação em textos escritos de alunos surdos e ouvintes de um curso de letras/libras presencial.
-
A construção do ethos discursivo Kaingang em narrativas orais: imagens de si fundamentadas no coletivo
-
A DAMA DA FLORESTA: ETHOS E CENOGRAFIA EM -UMA COLÔNIA NO BRASIL-
-
A encenação discursiva em locus de manifestações culturais: implicações na atividade laboral e na representação identitária dos sujeitos
-
A intervenção pedagógica do professor em contextos diferenciados: a oferta de andaimes na aula de inglês presencial e a distância
-
A leitura como prática intersemiótica: tópicos semantizadores e construção de sentidos
-
A multimodalidade e os multiletramentos nas práticas de leitura com obras literárias digitais infantis
-
A palavra na palavra: Para uma concepção semiótica no filme O Contador de Histórias
-
A Televisão como "Tradutora": Veredas do Grande Sertão na Rede Globo
-
A voz do afrodescendente quilombola: cultura, identidade e ethos discursivo como imagem de si
-
Acessibilidade aos gêneros do discurso visuoverbais na escola: o processo dialógico da audiodescrição e o livro didático de língua portuguesa
-
Acessibilidade aos gêneros do discurso visuoverbais na escola: o processo dialógico da audiodescrição e o livro didãtico de língua portuguesa
-
Acre prisons: remission of penalty for reading as a perspective for a desirable citizenship
-
Adversidade e resiliência em metáforas sistemáticas na fala de indígenas Pitaguary
-
Ana Luiza Marcondes Garcia
-
Analise das Estrategias Discursivas em textos do Informativo Diario de uma Organização Bancaria
-
Andréa Eloína Oliveira Rios
-
ANÁLISE DIALÓGICA DA ATIVIDADE LINGUAGEIRA DE PROFESSORES FORMADORES DE LÍNGUAS INGLESA E ESPANHOLA: IMPLICAÇÕES DAS ABORDAGENS CLÍNICA E ERGONÔMICA DA ATIVIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL
-
Análise do discurso institucionalizada da escola e do professor: uma dialética entre normas, saberes e atividade formadora
-
Análise do projeto autoral da aula de português: um tema em três gêneros
-
APPLICATION AND EXPERIMENTATION OF ARTISTIC-MUSIC LANGUAGE AS ALTERNATIVE THERAPEUTIC PROCEDURE FOR INDIVIDUALS DIAGNOSED WITH ALZHEIMER'S PATHOLOGICAL CONDITION
-
APROXIMAÇÕES E AFASTAMENTOS PELO ALUNO DA EJA EAD NOS GÊNEROS DIGITAIS DISCURSIVOS COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO
-
Aquisição da linguagem escrita a partir do gênero diário
-
Aquisição da linguagem oral em crianças com a sindrorme congênita do Zika virus
-
Aquisição do Portugues como segunda língua para surdos: história de entraves e conquistas no Brasil.
-
Argumentação na língua e blocos semânticos: relações de sentido em postagem do Facebook
-
As estratégias de ensino da linguagem escrita como objeto de análise no ensino fundamental
-
As forças centrípetas e centrífugas atuantes em textos jornalísticos: das variedades de gênero à variação linguística
-
As relações de sentido em anúncios publicitários: teoria da argumentação na língua e a construção de blocos semânticos
-
As relações entre oralidade e escrita nas redações de alunos do ensino fundamental
-
As representações da escrita e do ensino da escrita na perspectiva dos relatos de vida do professor
-
Assimetria e encenação do discurso no Twitter
-
Autoconfrontation et formation des enseignants
-
Autoconfrontação Simples (ACS): um instrumento a serviço da formação profissional de futuros professores de francês como língua estrangeira (FLE)
-
Autonomia na aprendizagem de Língua Instrumental em sala de aula de grande porte: o estudo dirigido eletrônico para estudantes de informática.
-
Avaliação no Ensino de Línguas Estrangeiras: análise bibliométrica de artigos publicados em periódicos nacionais (1985 a 2018)
-
AVENTURA COMUNICACIONAL: REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS E CULTURAIS COMO IMAGEM DE SI CORPORIFICADAS NO DISCURSO DA FESTA NACIONAL DA UVA
-
Ação Crítico-Formativa no Contexto de Formação de Formadores de Língua Portuguesa
-
Caleidoscópio de influências: representação identitária e o ethos na dança do ventre no Brasil
-
Carolina Coelho Aragon
-
CARTAS PESSOAIS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DISCURSIVA EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Clarissa Costa e Silva
-
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DISCURSO NO FACEBOOK DA PEDIGREE: A MISE EN SCÈNE DO ATO DE LINGUAGEM
-
Comunicação, cultura e identidade nas organizações: ethos como imagem de si no discurso de uma instituição de ensino da Rede Federal no Facebook
-
Concepções de letramentos no discurso de professores
-
Conhecimento prévio como elemento mobilizador dos letramentos críticos no ensino de física.
-
Contratos (i)mediados: encenação e polarização política nas redes sociais
-
Coworking "is not a place, it's a people": um olhar comunicacional à produção de saberes no Brasil e na França
-
CULTURA ORGANIZACIONAL E OS VALORES CORPORATIVOS: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO NA CONSTRUÇÃO DE TRAÇOS IDENTITÁRIOS
-
Cultura, identidade e comunicação organizacional: imagens de si no discurso de uma instituição de ensino no Facebook
-
Das manifestações discursivas multissemióticas ao multiletramento: procedimentos didático-pedagógicos
-
Der deutsche Einfluss in der brasilianischen Grammatikographie
-
Desvendando tramas e entrelaces do emergir da comunicação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika vírus em Recife
-
Dialogismo e representações sociais em discursos sobre a redação do Enem
-
DISCURSO POLÍTICO EM CENA: ETHOS E IMAGENS DE SI NA CAMPANHA ELEITORAL E NO EXERCÍCIO DA GOVERNANÇA DO RS
-
Discurso Político: a constituição do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva como sujeito discursivo.
-
DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE/DA(S) LETRAS: CONTRADIÇÕES E INTER-RELAÇÕES
-
DO PRESENCIAL AO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ETHOS REVELADO PELO PROFESSOR EM ATIVIDADE REMOTA
-
Dos enigmas de "Hefesto": Cultura, comunicação e trabalho na perspectiva dos discursos organizacionais
-
Dos gêneros de interação verbal à variação de estilo em textos jornalísticos: linguagem, cultura e identidade
-
Douglas Vinícius Souza Silva
-
Educação bilingue para surdos: inquietações sobre a inquietações sobre a aquisição da escrita em língua portuguesa escrita
-
Educação Linguística e projetos de letramento: as condições de produção do gênero artigo de opinião na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
-
Ela, empregada doméstica: a linguagem no trabalho invisível
-
Eliane Pereira da Silveira
-
Encenação e ubiquidade em discursos no Twitter: procedimentos de análise
-
Encenação e ubiquidade no Twitter: a intolerância dos discursos sobre Marielle Franco
-
Ensaio para uma pesquisa ergológica: experiência e educação na escola
-
Entre a multimodalidade e a diversidade discursiva: a promoção do multiletramento
-
Entre democracia e ditadura: o poder argumentativo da língua no discurso político de Fernando Haddad
-
Entre ficção e realidade: cenografia e ethos crítico em uma capa do Jornal Extra
-
Entre la Literacidad Critica y Criticidad. Al Borde del Caos y la Complejidad
-
Entrelaçamento da oralidade e da escrita em textos narrativos e argumentativos de estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental
-
Enunciados aderentes: a bandeira do Brasil como ethos de apoio ao bolsonarismo nas eleições de 2022
-
ERGOLINGUÍSTICA E TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: APORTE METODOLÓGICO PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO FORMATO DE ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DA COVID-19
-
Erros de Interferência do Alemão Língua Materna na Produção Escrita em Português Língua Estrangeira: Análise de Corpus do Celpe-Bras
-
Estereótipos e construção de identidade: uma análise discursiva sobre mitos de escolha de carreira profissional
-
Estratégias argumentativas em tempos de pandemia: a construção de sentidos em capas da revista Veja
-
Fernando da Conceição Sodré
-
Flávia Luciana Campos Dutra Andrade
-
FORMAÇÃO DE FORMADORES EM CONTEXTO PANDÊMICO: RESSIGNIFICAÇÃO DE VELHAS PRÁTICAS NA BUSCA DE UMA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
-
Fórmula discursiva Piso: cristalização no discurso político
-
GESTÃO E USO DE SI DO EGRESSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO: CENOGRAFIA E ETHOS CONSTRUÍDOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E NA CONCRETUDE DA ATIVIDADE LABORAL
-
Grassinete Carioca de Albuquerque
-
GÊNERO DIGITAL MEME COMO FERRAMENTA MULTIMODAL DE ENSINO
-
Gêneros discursivos multimodais: multiletramentos em práticas leitoras
-
Hipergêneros digitais multimodais: proposta de multiletramento no ensino da Língua Materna
-
HORIZONTE DIALÉTICO DA TEORIA CRÍTICA: DA SUA GÊNESE ÀS DIFERENTES VOZES QUE AMPLIFICAM SUA POTÊNCIA RUMOA UMA CIÊNCIA DECOLONIAL
-
Imagens de si no discurso sobre o trabalho doméstico: entre o prescrito e o real na atividade
-
Interação verbal e ethos discursivo na obra Fahrenheit 451
-
Isabella Silva dos Santos
-
Josilene Domingues Santos Pereira
-
KINDLE DIRECT PUBLISHING AND SELF-PUBLISHING AS A MECHANISM FOR RECOGNIZING THE WRITINGS OF YOUNG AUTHORS
-
Letramento nos Andes: um estudo etnografico acerca da introducao da linguegem escrita nas comunidades indigenas de Coriviri e Machacoya na Regiao do Ayllu Pacajes no altiplano boliviano
-
LETRAMENTOS DOCENTES PARA O LOCAL DE TRABALHO: APORTES PARA O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA BNCC
-
Libras e Língua Portuguesa: línguas que se entrelaçam na educação bilíngue para surdos.
-
LINGUAGEM E TRABALHO: REGISTROS DE ESTUDOS PIONEIROS E INICIAIS NO ESTADO DA BAHIA (2005-2021)
-
Linguagem em situação de trabalho: cenografia e ethos discursivo em campanhas de vestibular de IES no RSios de instituições de ensino superior
-
Literatura e identidades nacionais em didáticas escolares e digitais do Youtube
-
Livro e emoção
-
Manifestações de responsividade na sala de aula: uma análise dos enunciados replicantes nas aulas de produção textual
-
Manual de alfabeticao de adultos de Taruma/SP: com fundamentos linguisticas em Paulo Freire e Emelia Ferreiro
-
Maria Alice Gonçalves Antunes
-
Maria Elisabete Viana da Silva
-
Maria Pia Mendoza-Sassi
-
Maria Valésia Silva da Silva
-
Marileide Dias Esqueda
-
Memes na Comunicação Organizacional: discurso e imagens de si de uma instituição pública de ensino no Facebook
-
Memória e cotidiano no ensino de física: um enfoque nos letramentos críticos
-
Modelo de monitoramento do S. Krashen como base teórica do método da abordagem natural
-
Movimentos reflexivos de docentes da educação básica em relatos de prática da Olimpíada de Língua Portuguesa
-
MULHERES EMPREENDEDORAS EM PARQUES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE IMAGENS DE SI NA ESPANHA E NO BRASIL
-
Multiletramentos e multimodalidade: o design de significados em livros didáticos de Língua Portuguesa e Inglesa
-
Multiletramentos e multimodalidade: o design de significados em um livro didático de língua portuguesa
-
Narrativas digitais no Ensino de Língua Portuguesa
-
Nat Natura: cenografia e ethos em perspectiva ergológica na comunicação organizacional
-
Negation and Denial: A study in The theory of Speech acts
-
NOS CAMINHOS DO DIGITAL, FORMAÇÕES DISCURSIVAS E(M) TECNODISCURSOS: UMA ANÁLISE DE POSTAGENS NO TWITTER SOBRE A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO
-
O aspecto negativo na semântica argumentativa: análise do gênero meme e construção de blocos semânticos
-
O ato nostálgico da linguagem: de Fernando Pessoa ao Fado da loucura
-
O bilinguismo como condição de escrita: questões de identidade e de língua em Lettres parisiennes, de Leïla Sebbar e Nancy Huston
-
O Brasil e a polarização política no contexto da COVID-19
-
O cantar e o poetizar do rio Uruguai: o ethos discursivo personificado em poemas e canções são-borjenses
-
O castelo, de Kafka: um não lugar discursivo
-
O discurso em notícias falsas sobre universidades brasileiras: uma perspectiva semiolinguística
-
O discurso jurídico na prática autocompositiva da mediação na perspectiva dos atores sociais envolvidos no procedimento
-
O discurso na comunicação institucional de uma indústria moveleira na serra gaúcha: manifestações culturais, cenografia e ethos
-
O discurso político midiático sob a lente da Semiolinguística: análise de um vídeo do Presidente Jair Bolsonaro no YouTube
-
O espetáculo da palavra televisionada: a entrevista como imagem de si nas eleições presidenciais de 2018
-
O homem do subsolo diante do espelho: o irônico diáologo do
-
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA/LIBRAS: UMA ANÁLISE SOB A NOÇÃO DE RESPONSIVIDADE BAKHTINIANA
-
O papel encapsulador das expressões referenciais metafóricas e/ou metonímicas
-
O protagonismo discursivo dos discentes e suas ressonâncias no percurso acadêmico do aluno do ensino médio regular
-
O rei e o bobo da corte: cenografia, ethos e arquétipos no discurso presidencial
-
O tradutor Paulo Rónai: o desejo da tradução e do traduzir
-
Os quadrinhos no livro didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental
-
Os sentidos no texto: a importância dos fatores de textualidade na construção textual
-
Pajubá: manifestação do ethos na polarização discursiva
-
Para uma arquitetura da aula: desvelando o discurso didático
-
PERCURSOS FORMATIVOS DA ETNOGRAFIA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO: RESSONÂNCIAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
-
Poesia na Escola: Presença/Ausência.
-
POR UMA PEDAGOGIA CRÍTICA MULTILETRADA: componentes de integração no ensino de língua inglesa para brasileiros
-
Processos dialógicos de construção de identidade docente no PIBID e RP em Língua Portuguesa
-
Professoralidades e letramentos docentes de alfabetizadoras do Pacto-Bahia em discursos: entre significados e (re)significações?,
-
Prática pedagógica interdisciplinar para (multi)letramento
-
PRÁTICAS DE LINGUAGEM COMO, NO E SOBRE O TRABALHO: por um ergoengajamento na gestão de Escola Pública
-
Práticas discursivas em contextos sociais: linguagem e trabalho em uma associação de catadores de materiais recicláveis
-
Práticas discursivas intersemióticas: dos tópicos semantizadores à construção de sentidos em textos multimodais de gêneros digitais
-
Práticas discursivas na Festa Nacional da Uva: representações identitárias e culturais como imagem de si
-
PRÁTICAS DISCURSIVAS, MULHERES E MEMÓRIAS: IDENTIDADE E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM NOVA PRATA
-
QUANDO O MUNDO SENTA NO SOFÁ DE CASA E CABE NA PALMA DA MÃO: ANÁLISE DOS POSTS FEITOS NO TWITTER DURANTE A EXIBIÇÃO DA TELENOVELA #AFORÇADOQUERER PELA PERSPECTIVA DA SEMIOLINGUÍSTICA
-
Rafael Augusto Gonçalves Rocha
-
Re ( construindo ) percursos no processo de leitura em Língua portuguesa por surdos do Ensino Fundamental: do problema ao encaminhamento de soluções
-
REFLEXÕES SOBRE O LUGAR DADO PELA LINGUAGEM AO 'SUJEITO- EMPRESA'
-
Representações culturais em Modern Family: um estudo com futuros professores de língua inglesa sob o prisma da Interculturalidade.
-
Representações didático-discursivas dos sujeitos inseridos no processo de escolarização na modalidade EJA EAD: um olhar para o SESI – Unidade Sudoeste – como locus da pesquisa
-
Representações socioidentitárias dos usuários de crack: o discurso discriminatório na mídia jornalística do grupo RBS
-
Revisitando a categoria aspecto na língua portuguesa
-
Semântica argumentativa e relações de sentido: o valor argumentativo da expressão Â-cidadão de bemÂ-
-
Sentidos e significados atribuídos à presença do estagiário de Pedagogia em uma sala de aula inclusiva da rede pública
-
Ser grande ou ser rei? O discurso publicitário à luz da Semântica Argumentativa
-
Simulacros organizacionais: cultura e identidade como imagem de si corporificada no discurso institucional
-
Suzana Jordão da Costa
-
Tecituras na atividade docente: no fio da meada o ethos emana as renormalizações e dramáticas do corpo-si
-
TEORIA DOS BLOCOS SEMÂNTICOS E ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA PARA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO EM REPORTAGEM JORNALÍSTICA: COMPREENSÃO LEITORA DO TÍTULO METAFÓRICO AO TEXTO
-
Teoria dos Blocos Semânticos: relações de sentido em uma propaganda sobre ?fake news?
-
Textos e imagens em cena: o sentido nos gêneros multimodais
-
Um olhar para a gramática normtiva em uma perspectiva dialógica
-
Uma cenografia parasita: estratégias do Jornal da Cidade Online para a corrosão do gênero jornalístico no Brasil
-
Usos do livro didático de português no ensino médio e (m) gestos profissionais docentes
-
Validação de um protocolo de estimulação (meta)fonológica e fonografêmica para o desenvolvimento da escrita em crianças alfabetizandas
-
Vilmar do Nascimento Rocha
-
Vivências de professores formadores para a Educação Profissional e formação crítico-reflexiva em EaD: um estudo de caso