área de pesquisa
- A AÇÃO PEDAGÓGICA CRÍTICA E FORMAÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO
- A concepção de ser humano na obra de Pierre Bourdieu
- A condição infantil e o papel do educador em John Dewey
- A condição infantil em Sigmundo Freud e sua dimensão ético-formativa
- A PROPOSTA EDUCATIVA DA MODERNIDADE: uma tarefa inconclusa
- A serenidade como traço determinante da formação na era da técnica
- A sociopoética como abordagem de pesquisa e ensino decolonial, contracolonial e libertadora
- A teia da formação humana: a experiência de trabalho nas telecomunicações
- A universidade na disputa entre saber gerenciado e conhecimento formativo: o caso da reforma universitária alemã
- Ascese do amor e fragilidade da formação humana n?O banquete, de Platão
- Autoridade da ciência e crítica à tradição: A educação pública em John Dewey
- Autorität der Wissenschaft und Kritik der Tradition Die öffentliche Erziehung bei John Dewey
- Conservadorismo moral, indeterminação da condição humana e ética democrática
- Construtivismo: Uma Contribuição para a Racionalização da Educação?
- Consumo e produção sustentável na educação básica: reflexões entre a Agenda 2030 e a Base Nacional Curricular
- Crise na Educação Contemporânea: da Aprendizagem à Formação
- Da essência da técnica ao pensamento meditativo: caminhos para a formação humana em Heidegger
- DE CRIANÇAS ÓRFÃS E DESERDADAS A PROEXISTENTES: UMA HERMENÊUTICA DA LIBERTAÇÃO DA INFÂNCIA LATINO-AMERICANA
- DESAMPARO HUMANO E SOLIDARIEDADE FORMATIVA: CRÍTICA À PERVERSIDADE NEOLIBERAL
- Desescolarização e abandono do mundo
- Discernimento médico e práxis dialógica: O tratamento como cura de si mesmo
- Educación pública en tiempos pandémico-neoliberales: el papel intelectual-formativo del director escolar
- Educação e psicanálise
- Educação, escola e esfera pública em Jürgen Oelkers
- Eliodória de Fátima Eleutério Ventura
- Elton Vinicius Sadao Tada
- Filosofia da educação e pesquisa educacional: fragilidade teórica na investigação educacional
- Formação humana como exercício de si em Michel Foucault
- George França dos Santos
- Heidegger e a História das Palavras: O Aspecto Formativo da Destruição da Tradição
- Ideia de educação pública e cultivo das capacidades humanas
- Joyce Mirella Lacki Ribeiro
- Marcos Antonio Silva Costa
- Medical discernment and dialogical praxis: treatment as healing oneself
- O corpo na filosofia afrodescendente: implicações possíveis para um novo currículo escolar
- O desafio da formação profissional ampliada em saúde: alguns aportes hermenêuticos
- O diálogo como princípio pedagógico
- O enfoque das capacidades e a educação para a dignidade humana
- O ensino como atividade mediadora no processo de apropriação de conceitos
- O Ensino de Filosofia através de Conteúdos: uma Abordagem da Filosofia da Educação
- Platão Educador: Filosofia e Método no Político" de Platão
- Por uma pedagogia do ser-no-mundo: Seria o caso de uma Daseinspedagogia?
- Prof. Dra. Maria Luísa Amorim Costa Bissoto.
- Revalorando o papel do educador na educação de jovens e adultos
- Ruslane Bião de Oliveira
- Teorias da democracia em John Dewey: exigências formativas da cooperação social
- Valdenésio Aduci Mendes
- Vontade e formação em Friedrisch Nietzsche