área de pesquisa
- A inclusão da cultura africana no ensino brasileiro
- Alice Botelho Peixoto
- Anderson Hakenhoar de Matos
- Diálogos com a Literatura Portuguesa
- EDUCAÇÃO LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO: Uma proposta para formação do leitor
- Edvânio Caetano da Silva
- Eliaquim José Teixeira Santos
- Grupo de Pesquisa em Semiolinguística: Leitura, fruição e ensino (GPS-LEIFEN/UFF)
- IMPÉRIO, NAÇÃO E SOCIEDADE: O ROMANCE HISTÓRICO PÓS-COLONIAL EM LÍNGUA PORTUGUESA (JOÃO UBALDO RIBEIRO, UNGULANI BA KA KHOSA E AGUSTINA BESSA-LUÍS)
- Insurgências e irrupções: sobre corpos vivos e re-existência em 'Nós choramos pelo Cão Tinhoso'
- Karine Teresa dos Santos Silva
- Maria Teresa Ginde de Oliveira
- Márcia Regina Rodrigues
- Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África
- Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades - NAFRICAB
- O narrador múltiplo na obra de Pepetela
- O narrador póstumo Germano Almeida, Mia Couto e Agualuza
- Pedras de Calcutá: uma abordagem do grotesco na obra de Caio Fernando Abreu
- Poesia Romântica Brasileira Revisitada
- Questões históricas e compreensão da literatura e cultura brasileira
- Rachelina Sinfrônio de Lacerda
- Sagas familiares e narrativas de fundação engajadas de Erico Verissimo e Pepetela
- Sertão e Savana : forma literária e processo histórico em contos de Bernardo Élis e de Mia Couto
- Sérgio Roberto Gomide Filho
- TEXTOS LITERÁRIOS E OS MÚLTIPLOS CÓDIGOS ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO LEITORA
- Tradição e modernidade em Sousândrade