Crítica de Arte
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
A Construção do Protagonismo Feminino no Cinema Pernambucano na Contemporaneidade. Uma análise sobre o Édipo, a perversão e a prostituição na construção do imaginário sobre a mulher pernambucana.
-
A CRÍTICA DIDÁTICA: o modelo reflexivo de Antônio Bento, Flávio de Aquino, Mário Barata e Quirino Campofiorito (1950 a 1959)
-
A identidade miscigenada em Tenda dos milagres, de Jorge Amado
-
A MORTE NO IMAGINÁRIO FÍLMICO: Um estudo sobre o cinema de Tim Burton
-
A pintura e a renovação da crítica na arte contemporânea
-
A primeira recepção da Minimal Art no Brasil, em 1965: uma tensão interpretativa
-
A relação arte e arquitetura na contemporaneidade
-
A representação visual do Pincel Atômico em Goiás na década de 1980
-
A Revista Orpheu: contexto modernista Portugal-Brasil
-
A Semana de Arte Moderna de 1922 - cem anos depois
-
A UTOPIA NA DISTOPIA: A BEATLEMANIA ENTRE FLORES E CANHÕES.
-
André Luís Castilho Pitol
-
Antonio Dias: 1960/1970
-
Arte política ou Arte e Política: uma análise desta disjunção em Rancière
-
As Sextinas para Van Gogh de Geraldino Brasil,
-
Bernard Berenson, Lionello Venturi e a crítica de arte italiana: uma introdução ao epistolário (1907-1957)
-
Between Images and Texts: Vilém Flusser at the Intersection of Art and the Post-Historic Crisis
-
Calvin da Silva Cousin
-
Carolina Vieira do Nascimento
-
Cinema e Xamanismo: por um cinema que sonha
-
Cinema experimental brasileiro: Poesia, ousadia e desconstrução em Limite, O bandido da luz vermelha e Cosmococas
-
Criar é criar a si mesmo: uma cartografia provisória aos primeiros dez anos da trajetória artística de Rubiane Maia
-
Danilo Lorena Garcia
-
DIMENSÕES ARTÍSTICAS E DOCUMENTAIS DA OBRA DE ARTE
-
DORMINHOCOS / Sleepers
-
Dra. Icleia Maria Borsa Cattani
-
Ensaio
-
Entre Almeida Junior e Almeida Junior: a crítica de arte de Mário de Andrade
-
Estranhando o óbvio, perscrutando os clichês: o vai e vem curatorial de Raphael Fonseca ao redor dos nós que apertam nosso tempo de sossego
-
Exposição Ficcionada: entre a Invenção de Morel e o Inhotim
-
Exposição Vaivém (2019-2020), com curadoria de Raphael Fonseca
-
Fábio Ozias Zuker
-
Gaiolas e asas
-
Gilmar Adolfo Hermes
-
Graciliano Ramos e Sebastião Salgado: significação, intensidade e tensão numa poética do fragmentário.
-
Grafite no Brasil: ações com temáticas sociais e políticas
-
Hilda Hilst e Clarice Lispector: o desamparo do verbo
-
Insistência: Caminhar na marca do próprio gesto.
-
Intelectual e Artista no Estado Novo: Mario Pedrosa e Cândido Portinari
-
Interlocuções entre arte e arquitetura na produção da Escola Pernambucana 1950-1980
-
Istefânia Marcarini Rubino
-
Itinerários: Jorge de Lima poeta e pintor
-
Juarez Marialva Tito Martins Paraiso
-
Leonilson, 1980-1990
-
Livro Do Observador: o Papel do Espectador na Arte Contemporânea
-
Luciana Marcelino
-
Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
-
Maria Helena Matue Ochi Flexor
-
MATISSE E A SENSIBILIDADE MODERNA
-
Montez Magno e o corpo heterogeneo
-
Na rede das apropriações: produção artística de resistência à iconomania
-
Não cairás no cubismo. Mário de Andrade e as artes visuais
-
O MAM-RJ e a construção discursiva do pós-incêndio
-
O manto Tupinambá como matéria e símbolo. Algumas anotações
-
Obras contemporâneas: intervenções da fotografia em espaços urbanos
-
Palavras fora de lugar - Leonilson e a inserção de palavras nas artes visuais
-
Percursos urbanos: novos olhares na arte contemporânea.
-
Profª. Drª. Maria do Carmo de Siqueira Nino
-
Quirino Campofiorito e Mário Pedrosa: entre a figuração e a abstração. A crítica de arte e o surgimento da arte abstrata no Brasil (1940 a 1960)
-
Rachel Cecília de Oliveira Costa
-
Representações da singularidade estética dos santeiros em Goiás a partir de Veiga Valle ( 1810- 1910)
-
Riposatevi
-
Rumores de críticas de arte menores
-
Rumores de uma subjetividade artista: Rubiane Maia à luz de biografemas
-
Schenberg e Mira Schendel: Intuições Criativas
-
Se não a cura, o alívio
-
sem título
-
Shift
-
Silvana Meirielle Cardoso
-
Subjetivações à flor da pele: rumores de uma clínica de si em 'O Jardim' (2015) de Rubiane Maia
-
Sônia Salzstein Goldberg
-
Tales Frey Dias
-
Wally Salomão, algaravias do pós-tudo
-
William Golino de Freitas
-
Zona Cinza: como perceber a catástrofe?