Nas últimas décadas, houve um notável avanço do desenvolvimento científico e tecnológico de vida da população, na promoção humana, na integração social e, principalmente, na área da saúde. Questões que passam pela teorização, pesquisa e debates na comunidade científica. À medida que estas se aprofundem cabe verificar o ajuste da Educação Física, nas intervenções bacharelado e licenciatura, às novas propostas. Cada vez mais se impõe a ideia de que a saúde, juntamente com a educação, constitui arma poderosa para modelar o futuro e desempenhar um papel dinâmico e construtivo, favoráveis à sociedade. A teoria da educação será norteada em pressupostos que remetam a estratégia ensino/aprendizagem em função da qualidade de vida do cidadão em seus diversos ambientes. Procura desenvolver as habilidades voltadas ao profissional docente que atua na educação física básica e superior. Sua reflexão sobre o processo ensino/aprendizagem, cuja formação passe pela solidez da crítica e na contextualização articula entre teoria e prática. A teoria da administração e do marketing será focada nas boas práticas de gestão das organizações sociais empreendedoras, com e sem fins lucrativos, e nas pessoas físicas nos contextos da educação física, esporte, lazer e na indústria do entretenimento.