Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural Grupo de Pesquisa uri icon

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descrição

  • O objetivo do grupo de pesquisa é de debater e divulgar uma leitura atenta e refletida acerca da teoria histórico-cultural. Nesse sentido, desde 1997, oferece cursos de extensão universitária, que participam professores das redes públicas e particulares de ensino, assim como alunos de graduação e pós-graduação do UNESP e de outras instituições superiores de ensino. O Grupo de Pesquisa participa anualmente da organização e realização da Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, já na nona edição, em mesas redondas, minicursos, tendo colaborado na organização dos dois livros resultantes deste evento. Seus membros têm ainda atendido numerosos convites para participar de debates, cursos de formação permanente de professores e, nessas oportunidades, introduzem as contribuições das novas leituras da teoria histórico-cultural, elemento essencial para posteriores reflexões e escolhas metodológicas para os educadores, pois ao tocar em questões como o papel da educação no desenvolvimento humano, o processo de conhecimento, o papel do educador e da atividade no processo de conhecer do sujeito, constitui instrumento para a reflexão e ação, não utilizado pelo educador anteriormente e que são condição para o trabalho educativo de qualidade. Outro elemento importante tem sido as orientações de trabalhos monográficos de conclusão de curso, orientações de trabalho de iniciação científica, dissertações de mestrado e ainda nas participações em exames gerais de qualificação de dissertações e teses assim como nos exames de defesa de teses e dissertações. Além disso, as participações em congressos e as publicações têm contribuído para a constituição do grupo como uma referência de estudo da teoria. O grupo também tem expressiva presença nos projetos do Núcleo de Ensino da UNESP, bem como no PIBID/CAPES, ambos voltados à formação do professor e à educação básica.

Data arquivamento

  • 1997