O GEMAZ foi criado por um grupo de professores, alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI/ UFPA) interessados em discutir sobre idéias relativas à Educação Matemática e Cultura Amazônica, sugeridas no ano de 2005. Tem como objetivo a discussão teórica sobre os assuntos pertinentes a temática em questão, ações interativas com outros grupos de pesquisa, atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir de projetos desenvolvidos pela equipe. O compromisso maior é aprofundar as discussões e construir idéias e ações no diálogo entre Educação Matemática e Cultura Amazônica. Possui parceria com o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) - UFRN, materializadas nas discussões de teses e dissertações, bem como seminários de pesquisas. Proj. em andamento: 1. Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha (OBEDUC/CAPES); 2. Avaliação e Ens. na Ed. Básica em Port. e no Brasil (coop. internac. FCT/CAPES); Proj. concluído: Imagens Amazônicas (CNPq)