Esse grupo de estudos em semiótica tem desenvolvido reflexões teóricas e análises sobre a construção dos sentidos dos textos, especialmente os midiáticos e os literários, além de oferecer contribuições teórico-metodológicas para o ensino da leitura e produção de texto. Os resultados da pesquisa têm sido apresentados em congressos nacionais e internacionais e têm sido publicados em periódicos científicos. Os participantes do grupo organizaram também Cursos de Extensão de introdução à semiótica e sua aplicação ao ensino e oficinas (UFRJ, UFJF e CEFET-RJ). Desenvolvem, atualmente, diversos projetos de pesquisa, tais como "A veridicção discursiva em crise: uma análise semiótica" (UFRJ), "Novas escritas teatrais em leituras semióticas", (UFJF) e "Como o texto diz o que diz? Contribuições para o ensino de argumentação" (CEFET-RJ) e "Formação leitora para professores de ensino fundamental II: contribuições da Semiótica francesa na leitura de gêneros discursivos" (UFMS), entre outros.